Metodologias de investigação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estatística |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 13-09-2021 a 06-02-2022)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEAC |
9 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
0,71 |
Irene Maria Palmares Dias Carvalho |
|
0,21 |
Pedro Nuno Ferreira Pinto de Oliveira |
|
0,357 |
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,143 |
Teorico-Prática |
Totais |
1 |
2,43 |
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,714 |
Irene Maria Palmares Dias Carvalho |
|
0,43 |
Pedro Nuno Ferreira Pinto de Oliveira |
|
1,286 |
Seminário |
Totais |
1 |
0,71 |
Irene Maria Palmares Dias Carvalho |
|
0,21 |
Pedro Nuno Ferreira Pinto de Oliveira |
|
0,286 |
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,214 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta Unidade Curricular pretende responder aos objetivos propostos de desenhar um estudo e compreender e ser capaz de construir modelos estatísticos mais complexos através da construção e discussão de diversos modelos, nomeadamente pela compreensão das virtualidades e limitações de cada abordagem estatística.
Resultados de aprendizagem e competências
A disciplina visa contribuir para a construção de uma visão geral e integrada de Metodologias de Investigação em ensino académico e clínico:
- Conhecer, compreender e aplicar conceitos, métodos, aplicações e tópicos em Estatística relevantes em investigação em ensino académico e clínico.
- Desenvolver, no domínio da Estatística, competências analíticas de comunicação e aprendizagem apropriadas ao exercício da profissão.
• Desenvolver capacidades, em especial na leitura crítica de literatura em investigação em ensino académico e clínico.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Conceptualização de um estudo científico
- Pesquisa e gestão bibliográfica
- Objetivos, hipóteses, variáveis e amostras
- Estatística Descritiva
- Inferência Estatística
- Regressão Linear Simples e Correlação
- Análise qualitativa: técnicas de recolha de dados (entrevista e observação) e técnicas de análise qualitativa (análise de conteúdo e afins)
Bibliografia Obrigatória
Altman DG. ; Pratical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall, 1991
Field, A. ; Discovering statistics using SPSS: (and sex, drugs and rock ‘n’ roll). , 2nd Edition, Sage Publications., 2005
Fredman, D., Pisani, R., Purves, R. ; Statistics, 4th Editions, W.W. Norton., 1999
Moore, D.S.; The Basic Practice of Statistics, , W.H. Freedman and Company., 1995
Pagano, M., Gauvreau, K. ; Principles of Biostatistics. , Duxbury., 1993
Pereira. A. ; SPSS – Guia Prático de Utilização. Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia, , Edições Sílabo., 2003
Pestana, A., Gageiro, J. ; Análise de Dados para as Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS, , Edições Sílabo., 2003
Sharma, S. ; Applied Multivaraite Techniques,, John Wiley and Sons. , 1996
Bibliografia Complementar
Christensen, R. ; Analysis of variance, design and regression. , Chapman and Hall , 1996
Kline, P.; An Easy Guide to Factor Analysis, , Routledge, 1994
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aprendizagem auto dirigida
- Metodologia expositiva colaborativa e ativa
- Aprendizagem aplicada (resolução de exercícios)
Estima-se um total de 162 horas de trabalho do estudante, das quais 50 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:
Sessões teóricas semanais num total de 10h;
Sessões teórico-práticas semanais num total de 34h;
Sessões de seminários num total de 6h.
Avaliação distribuída com exame final.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
30,00 |
Exame |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
112,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade de 75%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final (exame escrito (70%) e trabalho de grupo (30%)).