Você está em: Início » Notícias » 2nd Dermis: Cientistas testam tratamento inovador na dermatite atópica

Notícias gerais

2nd Dermis: Cientistas testam tratamento inovador na dermatite atópica

alterar visualização

PARTICIPE!

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) iniciou um projeto inovador, intitulado 2nd Dermis, que pretende avaliar a eficácia no tratamento da dermatite atópica de peças de vestuário interior, impregnadas com quitosano. Os investigadores da FMUP procuram incluir cerca de duas centenas de pacientes com dermatite atópica, que queiram colaborar no ensaio clínico. Numa primeira fase, os participantes deverão ter 12 anos ou mais, mas espera-se que o estudo seja alargado a crianças a partir dos cinco anos. "A colaboração no projeto não implica a toma de qualquer medicamento", lembra Cristina Lopes, responsável pelo estudo. "Basta usarem as peças de vestuário todas as noites, durante dois meses", reitera a investigadora, acrescentando que participar num estudo destes é "uma oportunidade rara de contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde". Os participantes serão avaliados por um profissional de saúde no início e no fim do estudo, devendo responder a um questionário relativo à qualidade de vida e efetuar uma análise de sangue. Os sintomas apresentados pelos pacientes serão avaliados antes e depois do uso das peças de vestuário. Esses dados serão depois comparados e a eficácia das peças de vestuário aferida. Os participantes ficarão com o registo clínico completo, para o fornecerem aos seus médicos assistentes. A ideia de criar roupa que pudesse tratar a dermatite atópica surgiu no seguimento de um projeto que envolveu o Serviço e Laboratório de Imunologia da FMUP e vários outros centros de investigação (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e Faculdade de Farmácia da U.Porto). Nesse projeto, criou-se um tecido de algodão orgânico especial, impregnado com quitosano, que mostrou reduzir in vitro a proliferação de bactérias provenientes da pele de doentes com dermatite atópica. O quitosano é um componente natural antimicrobiano e cicatrizante, utilizado noutros campos da medicina, como tratamentos de queimaduras e feridas cirúrgicas. Os têxteis biofuncionais são uma área inovadora e promissora da Medicina. "Se for comprovado o efeito benéfico dos têxteis impregnados com quitosano, os doentes beneficiarão de uma forma simples de tratamento complementar" realça a investigadora da FMUP. Realizado por uma empresa de têxteis de Guimarães com grande atividade no desenvolvimento tecnológico dos seus materiais, o vestuário é suave, confortável e mantém as suas propriedades mesmo após 30 lavagens. A dermatite atópica é uma doença cutânea inflamatória crónica, caracterizada pelo aparecimento de manchas e lesões na pele associadas a muito prurido. Afetando sobretudo as crianças (estima-se que cerca de 10% das crianças com 6-7 anos e 5% com 13-14 anos sofrem da doença em Portugal), a doença assume contornos mais graves na idade adulta, tendo um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias. Inscrições online | Inscrições via Telefone - Instituto CUF Porto (220 033 500). Para outras informações, por favor, envie um e-mail para dermatite.atopica@gmail.com.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-04-25 às 07:11:42
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital