Nome: | Teresa Maria da Costa Cardoso |
Sigla: | TMCC |
Estado: | Ativo |
R-000-S3F | |
0000-0003-2451-4260 |
|
Posição atual: Professora Associada convidada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS). Investigadora no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (FMUP) nas áreas de “Estudos de Síntese” e “Cuidados Intensivos”. Investigadora na Unidade Multidisciplinar Biomédica (ICBAS). Membro fundador do grupo de estudos em “Cuidados Intensivos” do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto). Médica especialista em Medicina Interna e Medicina Intensiva, com Competência em Emergência Médica a desempenhar atividade clínica na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) do Hospital de Santo António/CHUPorto.
Formação Académica: Licenciatura em Medicina pelo ICBAS. Grau de Doutor em Investigação Clínica e Serviços de Saúde pela FMUP com a tese: “Healthcare-associated infections: classification, epidemiology and treatment”.
Principais interesses de investigação/competências: Investigação clínica em infeção e sepsis, síndrome pós-internamento em cuidados intensivos, outcomes em cuidados intensivos e emergência.
Principais Atividades Desenvolvidas: participou em mais de 10 projetos de investigação multicêntricos internacionais, como coordenadora de projeto, coordenadora nacional ou investigadora; cinco de âmbito nacional como coordenadora ou investigadora e mais de 10 projetos locais. Orientadora de 8 trabalhos de investigação científica (PhD; Mestrado). É autora/co-autora de mais de 30 artigos científicos publicados em revistas indexadas e de 12 capítulos de livro. Revisora convidada em 9 revistas internacionais e uma nacional indexadas, da área de conhecimento médico.
Outras informações relevantes: Membro do Grupo Local da Comissão de Controle de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos no CHUPorto. Docente convidada no mestrado integrado em Medicina Dentária. Membro de vários júris de avaliação da Unidade Curricular Dissertação/Projeto/Relatório de Estágio para conclusão do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS – UP. Prémios a destacar: em Epidemiologia Clínica da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa/MSD com o trabalho “Epidemiology of Community-Acquired Sepsis admitted in Intensive Care: a large multi-center prospective cohort study” e Prémio Sollari Allegro com o trabalho “The impact of healthcare-associated infection on mortality: failure in clinical recognition is related with inadequate antibiotic therapy”.