CTT: Ética na era da tecnologia e da informação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Filosofia e ética |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S (edição n.º 1) 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CTT_EETI |
0 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
| M.BIO |
18 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
| MEB |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
| M.EIC |
8 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
| M.EM |
9 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
| M.IA |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
| 2 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
1. Conhecer os conceitos fundamentais da ética ou Filosofia Moral;
2. Compreender a natureza dos desafios colocados à Ética pelas tecnologias e pela informação;
3. Analisar dilemas e desafios éticos em diferentes domínios de ação;
4. Identificar e discutir implicações éticas no uso de tecnologia na melhoria do desempenho do corpo humano;
5. Identificar e discutir implicações éticas da geração, recolha e utilização de informação massiva individual gerada pelo uso de dispositivos eletrónicos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da frequência o estudante deverá:
- Conhecer os conceitos fundamentais da Ética ou Filosofia moral para a discussão de dilemas éticos.
- Compreender a natureza dos desafios colocados à Ética pela tecnificação e informatização da vida e da sociedade.
- Dominar as ferramentas básicas para analisar desafios éticos em questões envolvendo tecnologias e informatização.
- Discutir de forma argumentada casos e dilemas
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Ética ou filosofia moral: os conceitos fundamentais
2. Novidade ou continuidade dos problemas trazidos à ética pela tecnologização e informatização massivas.
3. Razões para agir e dilemas éticos sobre vantagens e riscos das tecnologias e da informatização e suas combinações.
4. Discussão de casos: (1) Recursos de IA; (2) Potenciação da vida humana com dispositivos tecnológicos; (3) Cidadania e dados pessoais; (4) Possibilidades e limitações da liberdade: escolha e controle.
Bibliografia Obrigatória
Bowels, Cennydd; Future Ethics, NowNext Press, London , 2018
Floridi, Luciano (ed.); The Ethics of Information, Oxford University Press, Oxford , 2013
Patrão Neves, M.ª Céu - M.ª Graça Carvalho (eds.); Ética Aplicada: Novas Tecnologias, Ed. 70, Lisboa , 2018
Santos, José Manuel; Introdução à ética, Documenta, Lisboa , 2012
Shafer-Landau, Russ; Living Ethics. An Introduction with Readings, Oxford University Press, Oxford, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
— Aulas teórico-práticas para conhecimento dos conceitos fundamentais da ética relevantes para a compreensão de questões contemporâneas no cruzamento da utilização massiva de tecnologias e de informação, por exemplo no domínio do desempenho biológico, da autonomia de escolha e de ação, dos valores individuais.
— Análise e leitura de textos filosóficos sobre os problemas em discussão.
— Imersão nas discussões éticas através de casos e dilemas.
— Avaliação inclui a participação nas aulas e a realização de teste escrito final.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Teste |
90,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
28,50 |
| Frequência das aulas |
12,00 |
| Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial 10%; Teste 90%.