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Economia e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Código: MFPE006     Sigla: EODS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Filosofia, Política e Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFPE 21 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Isabel Gonçalves da Mota Campos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Maria Isabel Gonçalves da Mota Campos 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Maria Isabel Gonçalves da Mota Campos 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

— Compreender e distinguir os conceitos de Crescimento Económico, Desenvolvimento Económico e Desenvolvimento Sustentável.
— Identificar as principais medidas e indicadores de Crescimento Económico, Desenvolvimento Económico e Desenvolvimento Sustentável.
— Identificar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os principais desafios associados à sua implementação em Portugal e no Mundo.
— Avaliar criticamente e comentar casos específicos e problemas de desenvolvimento sustentável.
— Analisar criticamente políticas de desenvolvimento sustentável e contribuir para a sua formulação.

Resultados de aprendizagem e competências

O ponto 1 dos conteúdos programáticos permite tomar conhecimento e distinguir os conceitos e medidas de Crescimento Económico, Desenvolvimento Económico e Desenvolvimento Sustentável.
O ponto 2 visa o desenvolvimento de um conhecimento aprofundado sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, assim como os desafios e problemáticas associados à sua implementação.
O ponto 3 permite conhecer as principais teorias e políticas de desenvolvimento, promovendo um debate sobre o papel individual e coletivo com vista a um futuro mais sustentável.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Crescimento Económico, Desenvolvimento Económico e Desenvolvimento Sustentável – Conceitos e Medidas
2. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
2.1. Enquadramento
2.2. Pobreza
2.3. Desigualdade
2.4. Recursos Naturais e Alterações Climáticas
2.5. Cidades Inteligentes e Sustentáveis
2.5. Educação, Saúde e Discriminação de género
2.6. Instituições
3. Teorias e políticas do desenvolvimento

 

Bibliografia Obrigatória

Lélé, S.M.; Sustainable development: A critical review, World Development, 19 (6): 607-621., 1991
Sachs, J.; The age of sustainable development, Columbia University Press, 2015
Sen, A. K.; Development as Freedom, Oxford University Press, 1999
Stern, N.; The Economics of Climate Change, American Economic Review, 98 (2): 1–37, 2008
Thirlwall, A. P.; Economics of Development: theory and evidence, Palgrave Macmillan, 2011
Todaro, M. & S. C. Smith; Economic Development, Pearson, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são de carácter teórico-prático e envolvem tanto a exposição e discussão dos temas programáticos, como a orientação, acompanhamento e desenvolvimento de exercícios práticos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 60,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho de investigação 61,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída apresenta as seguintes componentes:
(i) debate (20%) e relatório escrito (20%) sobre um tópico em análise;
(ii) resolução de exercícios práticos em aula (10%);
(iii) exame de época normal (50%).
Classificação final = Max (20% debate + 20% relatório escrito + 10% exercícios em aula + 50% classificação do exame em época normal; classificação do exame em época normal)
A aprovação exige uma média superior ou igual 9,5 valores e uma classificação não inferior a 6,0 no exame final.
Em alternativa, o estudante pode submeter-se a exame na época normal ou na época de recurso.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o regulamento de avaliação.

Melhoria de classificação

Aplica-se o regulamento de avaliação.

Observações

Não se aplica.
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