Economia e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MFPE |
21 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
— Compreender e distinguir os conceitos de Crescimento Económico, Desenvolvimento Económico e Desenvolvimento Sustentável.
— Identificar as principais medidas e indicadores de Crescimento Económico, Desenvolvimento Económico e Desenvolvimento Sustentável.
— Identificar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os principais desafios associados à sua implementação em Portugal e no Mundo.
— Avaliar criticamente e comentar casos específicos e problemas de desenvolvimento sustentável.
— Analisar criticamente políticas de desenvolvimento sustentável e contribuir para a sua formulação.
Resultados de aprendizagem e competências
O ponto 1 dos conteúdos programáticos permite tomar conhecimento e distinguir os conceitos e medidas de Crescimento Económico, Desenvolvimento Económico e Desenvolvimento Sustentável.
O ponto 2 visa o desenvolvimento de um conhecimento aprofundado sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, assim como os desafios e problemáticas associados à sua implementação.
O ponto 3 permite conhecer as principais teorias e políticas de desenvolvimento, promovendo um debate sobre o papel individual e coletivo com vista a um futuro mais sustentável.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Crescimento Económico, Desenvolvimento Económico e Desenvolvimento Sustentável – Conceitos e Medidas
2. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
2.1. Enquadramento
2.2. Pobreza
2.3. Desigualdade
2.4. Recursos Naturais e Alterações Climáticas
2.5. Cidades Inteligentes e Sustentáveis
2.5. Educação, Saúde e Discriminação de género
2.6. Instituições
3. Teorias e políticas do desenvolvimento
Bibliografia Obrigatória
Lélé, S.M.; Sustainable development: A critical review, World Development, 19 (6): 607-621., 1991
Sachs, J.; The age of sustainable development, Columbia University Press, 2015
Sen, A. K.; Development as Freedom, Oxford University Press, 1999
Stern, N.; The Economics of Climate Change, American Economic Review, 98 (2): 1–37, 2008
Thirlwall, A. P.; Economics of Development: theory and evidence, Palgrave Macmillan, 2011
Todaro, M. & S. C. Smith; Economic Development, Pearson, 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são de carácter teórico-prático e envolvem tanto a exposição e discussão dos temas programáticos, como a orientação, acompanhamento e desenvolvimento de exercícios práticos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
| Teste |
50,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
10,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese |
60,00 |
| Frequência das aulas |
40,00 |
| Trabalho de investigação |
61,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação distribuída apresenta as seguintes componentes:
(i) debate (20%) e relatório escrito (20%) sobre um tópico em análise;
(ii) resolução de exercícios práticos em aula (10%);
(iii) exame de época normal (50%).
Classificação final = Max (20% debate + 20% relatório escrito + 10% exercícios em aula + 50% classificação do exame em época normal; classificação do exame em época normal)
A aprovação exige uma média superior ou igual 9,5 valores e uma classificação não inferior a 6,0 no exame final.
Em alternativa, o estudante pode submeter-se a exame na época normal ou na época de recurso.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplica-se o regulamento de avaliação.
Melhoria de classificação
Aplica-se o regulamento de avaliação.
Observações
Não se aplica.