Economia Política I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MFPE |
24 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Depois de concluírem a unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer e diferenciar as principais tradições teóricas da Economia Política, desde a Antiguidade até à atualidade;
- Explicar os problemas centrais da disciplina, como a coordenação económica, a distribuição dos recursos ou o papel do Estado, identificando a evolução histórica e diversidade das abordagens relevantes;
- Construir e avaliar argumentos à luz dos quadros teóricos e metodológicos da Economia Política;
- Comparar sistemas económicos e regimes políticos com base em critérios institucionais, de desempenho e de distribuição de poder, articulando evidência histórica e teoria;
- Analisar criticamente o Estado Moderno como agente económico e político, discutindo origens, funções e variações institucionais.
Resultados de aprendizagem e competências
Em consonância com os objetivos de aprendizagem, a unidade curricular estrutura-se em duas partes. A primeira introduz os fundamentos da argumentação científica e os conceitos-chaves da Economia enquanto fenómeno social e enquanto ciência. A segunda percorre historicamente a Economia Política e aprofunda a análise de sistemas económicos, do Estado e dos regimes políticos.
Nesta unidade curricular, os estudantes:
– adquirem competências de construção e avaliação de argumentos;
– desenvolvem a capacidade de explicar e aplicar conceitos económicos fundamentais aos temas de Economia Política abordados;
– reconhecem a pluralidade da Economia Política e a evolução histórica das suas abordagens;
– comparam criticamente variedades de socialismo e de capitalismo, bem como diferentes regimes políticos;
– analisam o Estado Moderno sob diversas perspetivas teóricas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
Parte I: Prolegómenos
1. Argumentação
2. Introdução à Economia
Parte II: Economia Política
1. História da Economia Política
2. Economia Política Comparada
3. O Estado Moderno
4. Os Regimes Políticos
Bibliografia Obrigatória
Menz, G.; Comparative Political Economy: contours of a subfield, Oxford University Press, 2017. ISBN: 9780199579990
Wittman, D.; Weingast, B. (eds.); The Oxford Handbook of Political Economy, Oxford University Press, 2008. ISBN: 9780199548477
Bibliografia Complementar
Hall, P.; Soskice, D. (eds.); Varieties of Capitalism: The Institutional Foundations of Comparative Advantage, Oxford University Press, 2001. ISBN: 9780199247752
Kornai, J.; The Socialist System: The Political Economy of Communism, Princeton University Press, 1992. ISBN: 9780691003931
Samuelson, P.; Nordhaus, W.; Economics, McGraw Hill, 2010. ISBN: 9780073511290
Sinnott-Armstrong, W.; Fogelin, R.; Understanding Arguments: An Introduction to Informal Logic, Cengage, 2015. ISBN: 9781285197364
Stasavage, D.; The Decline and Rise of Democracy: A Global History from Antiquity to Today, Princeton University Press, 2020. ISBN: 9780691228976
Tilly, C.; Coercion, Capital and European States, A.D. 990 - 1992, Wiley-Blackwell, 1993. ISBN: 9781557863683
Observações Bibliográficas
Durante o semestre serão disponibilizados materiais de estudo de leitura obrigatória.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino articula exposição de conteúdos com momentos de discussão orientada, recorrendo a debates sobre textos e estudos de caso. Em aula, realizam-se trabalhos de reflexão individuais e em pequeno grupo, apoiados por ferramentas de inteligência artificial generativa para pesquisa e revisão crítica. Questionários formativos antes e após cada tópico permitem diagnosticar conhecimentos, consolidar aprendizagens e ajustar o ritmo das sessões.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
50,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
41,00 |
| Trabalho de investigação |
61,00 |
| Trabalho escrito |
60,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
Na Época Normal, a classificação final resulta da média ponderada da classificação dos seguintes elementos:
- trabalho individual de investigação (30%),
- trabalho individual de avaliação de pares (20%)
- prova escrita (50%).
Na Época de Recurso, a classificação final corresponde ao valor mais elevado entre:
- a classificação de uma prova escrita (100%),
- a média ponderada das classificações dos trabalhos realizados e avaliados na Época Normal (30% + 20%) e a de uma prova escrita (50%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação em Época Especial processa-se nos termos previstos para a Época de Recurso.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação processa-se nos termos previstos para a Época de Recurso.
Observações
Nesta unidade curricular contribui para os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):
ODS1 - Erradicar a Pobreza
ODS4 - Educação de Qualidade
ODS8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico
ODS9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas
ODS10 - Reduzir as Desigualdades
ODS11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS12 - Produção e Consumo Sustentáveis
ODS13 - Ação Climática
ODS16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
ODS17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos