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Economia Política I

Código: MFPE003     Sigla: EP_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Filosofia, Política e Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFPE 24 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Diogo Campos Monteiro de Melo Lourenço Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Diogo Campos Monteiro de Melo Lourenço 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Diogo Campos Monteiro de Melo Lourenço 0,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-09-04.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Bibliografia Complementar, Programa, Observações, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Depois de concluírem a unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

- Reconhecer e diferenciar as principais tradições teóricas da Economia Política, desde a Antiguidade até à atualidade;
- Explicar os problemas centrais da disciplina, como a coordenação económica, a distribuição dos recursos ou o papel do Estado, identificando a evolução histórica e diversidade das abordagens relevantes;
- Construir e avaliar argumentos à luz dos quadros teóricos e metodológicos da Economia Política;
- Comparar sistemas económicos e regimes políticos com base em critérios institucionais, de desempenho e de distribuição de poder, articulando evidência histórica e teoria;
- Analisar criticamente o Estado Moderno como agente económico e político, discutindo origens, funções e variações institucionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Em consonância com os objetivos de aprendizagem, a unidade curricular estrutura-se em duas partes. A primeira introduz os fundamentos da argumentação científica e os conceitos-chaves da Economia enquanto fenómeno social e enquanto ciência. A segunda percorre historicamente a Economia Política e aprofunda a análise de sistemas económicos, do Estado e dos regimes políticos.

Nesta unidade curricular, os estudantes:
– adquirem competências de construção e avaliação de argumentos;
– desenvolvem a capacidade de explicar e aplicar conceitos económicos fundamentais aos temas de Economia Política abordados;
– reconhecem a pluralidade da Economia Política e a evolução histórica das suas abordagens;
– comparam criticamente variedades de socialismo e de capitalismo, bem como diferentes regimes políticos;
– analisam o Estado Moderno sob diversas perspetivas teóricas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

Parte I: Prolegómenos

1. Argumentação
2. Introdução à Economia

Parte II: Economia Política

1. História da Economia Política
2. Economia Política Comparada
3. O Estado Moderno
4. Os Regimes Políticos

Bibliografia Obrigatória

Menz, G.; Comparative Political Economy: contours of a subfield, Oxford University Press, 2017. ISBN: 9780199579990
Wittman, D.; Weingast, B. (eds.); The Oxford Handbook of Political Economy, Oxford University Press, 2008. ISBN: 9780199548477

Bibliografia Complementar

Hall, P.; Soskice, D. (eds.); Varieties of Capitalism: The Institutional Foundations of Comparative Advantage, Oxford University Press, 2001. ISBN: 9780199247752
Kornai, J.; The Socialist System: The Political Economy of Communism, Princeton University Press, 1992. ISBN: 9780691003931
Samuelson, P.; Nordhaus, W.; Economics, McGraw Hill, 2010. ISBN: 9780073511290
Sinnott-Armstrong, W.; Fogelin, R.; Understanding Arguments: An Introduction to Informal Logic, Cengage, 2015. ISBN: 9781285197364
Stasavage, D.; The Decline and Rise of Democracy: A Global History from Antiquity to Today, Princeton University Press, 2020. ISBN: 9780691228976
Tilly, C.; Coercion, Capital and European States, A.D. 990 - 1992, Wiley-Blackwell, 1993. ISBN: 9781557863683

Observações Bibliográficas

Durante o semestre serão disponibilizados materiais de estudo de leitura obrigatória.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino articula exposição de conteúdos com momentos de discussão orientada, recorrendo a debates sobre textos e estudos de caso. Em aula, realizam-se trabalhos de reflexão individuais e em pequeno grupo, apoiados por ferramentas de inteligência artificial generativa para pesquisa e revisão crítica. Questionários formativos antes e após cada tópico permitem diagnosticar conhecimentos, consolidar aprendizagens e ajustar o ritmo das sessões.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 61,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na Época Normal, a classificação final resulta da média ponderada da classificação dos seguintes elementos:

- trabalho individual de investigação (30%),
- trabalho individual de avaliação de pares (20%)
- prova escrita (50%).

Na Época de Recurso, a classificação final corresponde ao valor mais elevado entre: 

- a classificação de uma prova escrita (100%),
- a média ponderada das classificações dos trabalhos realizados e avaliados na Época Normal (30% + 20%) e a de uma prova escrita (50%).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação em Época Especial processa-se nos termos previstos para a Época de Recurso.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação processa-se nos termos previstos para a Época de Recurso.

Observações

Nesta unidade curricular contribui para os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS1 - Erradicar a Pobreza
ODS4 - Educação de Qualidade
ODS8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico
ODS9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas
ODS10 - Reduzir as Desigualdades
ODS11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS12 - Produção e Consumo Sustentáveis
ODS13 - Ação Climática
ODS16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
ODS17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos
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