Clássicos da Filosofia Política
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1 - Investigar aprofundadamente textos clássicos da Filosofia Política ocidental.
2 - Reflectir sobre problemas, conceitos e argumentos relevantes nessas obras.
3 - Contextualizar devidamente as obras estudadas no âmbito, em geral, da evolução da filosofia política ocidental e, em particular, dos períodos respectivos em que se inserem.
4 - Investigar a relação entre a história política factual e a teorização filosófico-política.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
1 - Mostrar um conhecimento aprofundado de quatro textos clássicos da Filosofia Política ocidental, cada qual correspondendo a uma das quatro categorias epocais em que se acha dividido o programa.
2 - Mostrar saber investigar e reflectir sobre problemas, conceitos e argumentos relevantes nessas obras.
3 - Mostrar saber investigar a relação entre a história política factual e a teorização filosófico-política.
4 - Mostrar saber interrelacionar problemas e filosofias políticas das diferentes épocas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução geral à filosofia política ocidental e a sua evolução.
I. A época da filosofia política ocidental antiga e medieval.
II. A época da filosofia política ocidental renascimental e protomoderna.
III. A época da filosofia política ocidental setecentista.
IV. A época da filosofia política ocidental oitocentista.
Conclusão.
Clássicos da Filosofia Política:
I.
Platão, República.
Aristóteles, Política.
Agostinho de Hipona, A Cidade de Deus.
Tomás de Aquino, Do reino.
II.
Maquiavel, O Príncipe.
La Boétie, Da Servidão Voluntária.
Hobbes, Leviatã.
Espinosa, Tratado Teológico-Político.
III.
Mandeville, A Fábula das Abelhas.
Montesquieu, Do Espírito das Leis.
Rousseau, Do Contrato Social.
Burke, Reflexões sobre a Revolução em França.
IV.
Hegel, Princípios da Filosofia do direito.
Tocqueville, Da Democracia na América.
Marx, O Capital.
Stuart Mill, Da Liberdade.
Bibliografia Obrigatória
Platão;
A^república. ISBN: 972-31-0509-8
Aristóteles;
Política. ISBN: 972-699-561-2
Agostinho;
A^cidade de Deus. ISBN: 972-31-0543-8 972-31-0897-6 972-31-0898-4
Tomás de Aquino;
La^royauté au roi de Chypre. ISBN: 978-2-7116-2713-4
Nicolau Maquiavel;
O^príncipe. ISBN: 972-665-272-4
Étienne de La Boétie;
Discours de la servitude volontaire
Thomas Hobbes;
Leviatã. ISBN: 972-27-0708-6
Bento de Espinosa;
Tratado teológico-político. ISBN: 972-27-1336-1
Bernard Mandeville;
The fable of the bees, or private vices, publick benefits. ISBN: 0-86597-072-6
Montesquieu;
Do espírito das leis. ISBN: 978-972-44-1564-2
Jean-Jacques Rousseau;
Do contrato social. ISBN: 85-13-00218-6
Edmund Burke;
Reflections on the revolution in France and on the proceedings in certain societies relative to that. ISBN: 0-140-43204-3
Friedrich Hegel;
Princípios da filosofia do direito
Alexis de Tocqueville;
Da democracia na América. ISBN: 972-8500-46-7
Karl Marx;
O capital
John Stuart Mill;
Ensaio sobre a liberdade
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Sessões de seminário consistindo em lições, com análise e discussão crítica (com os estudantes) das obras escolhidas, bem como de outro material relevante. Prevê-se a possibilidade, em algumas sessões, de convidados leccionarem sobre tópicos específicos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
80,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
121,00 |
| Frequência das aulas |
41,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- Assiduidade: presença em 75% das sessões previstas (com excepção para os casos previstos na lei e estudantes que obtiveram frequência em ano letivo anterior).
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho escrito (80%) + apresentação/discussão do trabalho escrito (20%).
Melhoria de classificação
Submissão de um novo trabalho escrito.