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Comunicação Organizacional

Código: CINF053     Sigla: CO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 19 Plano Oficial em vigor (2022) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo José Pinheiro Fernandes Morais Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Ricardo José Pinheiro Fernandes Morais 1,00
Sónia Cristina Melo Da Silva 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Conhecer o campo de estudos sobre Comunicação Estratégica e Organizacional
- Observar o funcionamento das Organizações e compreender o papel estratégico da comunicação
- Conhecer a natureza, estrutura e tipos de Comunicação Organizacional
- Identificar os diferentes públicos de uma Organização
- Atuar no desenvolvimento de ações de comunicação para os diferentes stakeholders
- Identificar as implicações éticas e os códigos inerentes ao desempenho da atividade profissional
- Desenvolver planos de comunicação e promover a sua aplicação nas Organizações

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecimento e aplicação dos conceitos subjacentes à Comunicação Organizacional
- Compreensão da importância da comunicação no sucesso das Organizações
- Capacidade de comunicar de acordo com os diferentes tipos de públicos das Organizações
- Identificação dos desafios que as Organizações enfrentam e do papel estratégico da comunicação
- Capacidade de desenvolver planos de comunicação e promover a sua aplicação nas Organizações

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Comunicação Estratégica e Organizacional
1.1. O conceito de Organização e os estudos sobre Comunicação Estratégica e Organizacional
1.2. As tipologias e objetivos estratégicos das Organizações
1.3. A identidade, cultura e clima organizacional
1.4. Os stakeholders e o posicionamento estratégico das Organizações na sociedade

2. A atuação dos profissionais no campo da Comunicação Organizacional
2.1. A comunicação nas Organizações para difentes públicos e através de múltiplos canais
2.2. A construção de uma estratégia de comunicação que considere a identidade organizacional
2.3. A importância da investigação no planeamento da comunicação
2.4. O desenvolvimento de um plano de comunicação para as Organizações

3. A digitalização e a Comunicação Estratégica e Organizacional
3.1. As mudanças nas Organizações promovidas pela digitalização
3.2. A comunicação das Organizações e as oportunidades do ecossistema digital
3.3. Os novos desafios éticos que se colocam à comunicação Organizacional
3.4. A relevância da responsabilidade social no contexto da Comunicação das Organizações

Bibliografia Obrigatória

Ana Melo; Organisational and strategic communication research. ISBN: 978-989-8600-36-3
Gisela Gonçalves; Organisational and strategic communication research. ISBN: 978-989-654-115-6
Hana S. Noor Al-Deen; Social media and strategic communications. ISBN: 978-1-137-28704-5
Teresa Ruão; Comunicação organizacional e relações públicas. ISBN: 978-989-8600-14-1
Teresa Ruão; A^comunicação organizacional e os desafios tecnológicos. ISBN: 978-989-8600-70-7
W. Timothy Coombs; Strategic communication, social media and democracy. ISBN: 978-1-138-84116-1

Bibliografia Complementar

Alderfer, C.; The Practice of Organizational Diagnosis: theory and methods, Oxford University Press., 2011
Gonçalves, G.; Somerville, I. & Melo, A.; Organisational and Strategic Communication Research: European Perspectives, LabCom Books, 2013
Figueira, J. ; A Reputação das Organizações e os Media — Os casos BES e Novo Banco, LabCom Books, 2017
Hatch, M.; Organization Theory. Modern, Symbolic and Postmodern Perspectives., Oxford, 2018
Ruiz-Mora, I., Gonçalves, G. & Somerville, I.; Organizational and Strategic Communication Research: Global Trends, LabCom Books, 2019
Silva. S. ; Comunicar a Responsabilidade Social: Um Modelo de Atuação para as Universidades Públicas Portuguesas, LabCom Books, 2022

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas apresentadas são as principais para a unidade curricular, cabendo ao professor, em cada momento, indicar as leituras obrigatórias, bem como indicar outros textos que se considerem relevantes para a aprendizagem dos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino assenta em sessões de cariz teórico-prático, no qual se pretende a apresentação e discussão dos conceitos da Comunicação Organizacional. Nesse sentido, a exposição dos conteúdos teóricos será complementada com a leitura, análise e discussão de textos. A componente prática será assegurada através da análise e discussão de casos práticos nas aulas. No contexto da vertente prática serão também promovidas aulas abertas com o objetivo de aproximar os estudantes do trabalho desenvolvido por profissionais da área da Comunicação Organizacional. A consolidação dos conhecimentos adquiridos culmina com a realização de um trabalho individual e de um trabalho/projeto de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 45,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 61,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- Assiduidade e participação nas aulas: 15% (3 val.)
- Elaboração de trabalho individual: 45% (9 val.)
- Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo: 40% (8 val.)

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída sem exame final pode assumir a forma de testes (escritos ou orais), de relatórios, trabalhos, projetos ou trabalhos laboratoriais, individuais ou de grupo, e participação nas aulas, sempre no respeito pela lei e pelos parâmetros considerados adequados à integridade académica. No caso particular da UC de Comunicação Organizacional as componentes de avaliação serão as seguintes:
- Assiduidade e participação nas aulas: 15% (3 val.)
- Trabalho individual: 45% (9 val.)
- Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo: 40% (8 val.)

Elaboração de trabalho individual (45%):
- Consiste na análise de um caso de estudo, identificando a importância dos processos de comunicação na (re)construção da reputação de uma Organização.

Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo (40%):
- Consiste no desenvolvimento de um projeto de comunicação organizacional. Da proposta devem fazer obrigatoriamente parte os seguintes elementos: definição do público-alvo; delimitação dos objetivos de comunicação; definição das mensagens; selecção do mix de comunicação para divulgação (online e offline); definição das ações de relacionamento/comunicação com os públicos; criação de um plano de ação; definição dos custos do plano e elaboração de um orçamento; criação de um cronograma; avaliação dos resultados.

 

Provas e trabalhos especiais


De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura). A avaliação especial para todos os casos, implica a realização de um trabalho de investigação, que corresponde a 100% da avaliação. *


Avaliação especial (TE, DA, ...)


De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura). A avaliação especial para todos os casos, implica a realização de um trabalho de investigação, que corresponde a 100% da avaliação. *


Melhoria de classificação


De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura). A melhoria de classificação apenas é possível no ano letivo seguinte *


Observações

* Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no ano lectivo anterior, e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), devem realizar um trabalho de investigação. Em relação ao trabalho, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.
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