Lógica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
57 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A lógica é o estudo sistemático da inferência válida. Nesta unidade curricular faz-se uma introdução a esse estudo, que inclui a lógica proposicional e a lógica de predicados. Pretende-se que os estudantes dominem alguns dos conceitos essenciais da lógica, bem como certos métodos formais para representar e avaliar argumentos e raciocínios, com vista à sua posterior aplicação na estruturação de linguagens de indexação, na análise de sistemas de informação e na recuperação de informação.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a conclusão bem-sucedida desta unidade curricular, os estudantes vão:
- Determinar a estrutura lógica dos argumentos em linguagem natural identificando premissas e conclusões.
- Entender conceitos básicos de lógica, tais como: argumento, premissa, conclusão, proposição, forma lógica, função de verdade, validade, correção/solidez, contraexemplo, tautologia, contradição, contingência, equivalência, consistência, dedução, indução, consequência lógica.
- Traduzir argumentos da linguagem natural para a linguagem da Lógica Proposicional e da Lógica de Predicados.
- Determinar a validade dos argumentos utilizando (i) tabelas de verdade, (ii) derivações/dedução natural, e/ou (iii) árvores.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n/a
Programa
1. Introdução à lógica
1.1 O que é a lógica?
1.2 Argumentos e proposições
1.3 Validade e correção/solidez
1.4 Dedução vs. indução
2. Lógica proposicional (LP)
2.1 Linguagem da LP
2.2 Semântica da LP
2.3 Tabelas de verdade
2.4 Inferências válidas e derivações em LP
2.5 Método das árvores para LP
3. Lógica de predicados (LPred)
3.1 Referência e predicação
3.2 Linguagem da LPred
3.3 Semântica da LPred
3.4 Métodos de decisão em LPred
Bibliografia Obrigatória
Guttenplan , Samuel;
The languages of logic : an introduction to formal logic. ISBN: 1-55786-988-X
Newton-Smith , William Herbert;
Lógica : um curso introdutório. ISBN: 972-662-609-9
Forbes , Graeme;
Modern Logic : a text in elementary symbolic logic. ISBN: 0-19-508029-7
Nicholas Smith; Logic: The Laws of Truth, Princeton University Press, 2012
Bibliografia Complementar
Murcho , Desidério;
Lógica elementar : raciocínio, linguagem e realidade. ISBN: 978-972-44-2106-3
Beall, Jc; Logic: the basics, Routledge, 2010
Peter Smith; An Introduction to Formal Logic, Cambridge University Press, 2020
Tim Button & P.D.Magnus; forall x: An Introduction to Formal Logic, https://forallx.openlogicproject.org/, 2021
Russell Marcus; Introduction to Formal Logic, Oxford University Press, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas. Aulas expositivas e discussão em turma de casos e exemplos especialmente relevantes; realização de exercícios com análise e/ou comparação dos resultados obtidos. A participação dos estudantes é requerida na discussão de exemplos e na resolução de exercícios.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Epistemologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
121,00 |
| Frequência das aulas |
41,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída durante o semestre:
- Três testes escritos presenciais (20% + 40% + 40%).
Avaliação de recurso: Os estudantes que não efetuarem a avaliação do semestre, ou que tenham nela uma classificação negativa, podem ainda realizar um exame de recurso.
Provas e trabalhos especiais
Realização de testes/exame separados/com mais tempo/com suportes digitais, conforme necessidades da/o estudante.
Trabalho de estágio/projeto
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização do teste escrito com separadamente/mais tempo/com suporte digital, conforme necessidades da/o estudante.
Melhoria de classificação
Melhoria de nota através da realização integral do exame na época de recurso.
Observações
n/a