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História da Cultura

Código: CINF015     Sigla: HCUL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 51 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cândida Fernanda Antunes Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Carla Maria Sequeira Ferreira 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tendo uma vocação interdisciplinar e promovendo a reflexão sobre o passado e o presente, a UC de História da Cultura visa dotar os estudantes de conhecimentos sobre a cultura numa perspetiva diacrónica, estimulando a reflexão sobre conceitos atinentes à história cultural. Pretende que os estudantes desenvolvam aptidões que envolvam o sentido crítico e a capacidade de relacionamento entre épocas passadas e o presente, de forma a promover a aquisição de competências que permitam identificar um problema, debater criticamente um tema e aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC visa dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam identificar as diferentes épocas da cultura ocidental até à contemporaneidade, dominar conceitos que lhe são próprios e estabelecer nexos entre eles. Pretende ainda orientar estratégias autónomas de aprendizagem e desenvolver capacidades de interpretação e análise crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1. 

  1. O monaquismo: das origens orientais até à regra de S. Bento
  2. A Regra de S. Bento como matriz cultural da Europa
  3. A educação na Alta Idade Média
  4. O “Renascimento Carolíngio”
  5. Mudanças na cultura e no ensino da Europa ocidental nos séculos XI e XII
  6. A criação das universidades medievais
  7. O Humanismo e o renascimento da Antiguidade
  8.  Transformações religiosas
  9.  “Revolução Científica”
  10. O Iluminismo
  11. O(s) Romantismo(s)
  12. Cultura e sociabilidade burguesas
  13. Modernismo e vanguardas no início do século XX
  14. Transformações culturais no período de entre guerras
  15. Cultura de massas

Bibliografia Obrigatória

Baumer, F. L. ; O Pensamento Europeu Moderno, Edições 70, 1990
Beaune, C.; Éducation et cultures du début du XIIe siècle au milieu du XVe siècle, SEDES, 1999
Blanning, T. C. W. ; The Culture of Power and the Power of Culture: Old Regime Europe 1660-1789, Oxford University Press, 2002
Bronowski, J.; Mazlish, B. ; A Tradição Intelectual do Ocidente, Edições 70, 2002
Brown, M. (ed.) ; Romanticism, Cambridge University Press., 2000
Burke, P. ; Popular Culture in Early Modern Europe, Temple Smith, 1978
Colish, M. L.; Medieval Foundations of the Western Intellectual Transition. 400-1400, Yale University Press, 2002
Eire, C. M. N. ; Reformations. The Early Modern World, 1450-1650, Yale University Press, 2002
Grafton, A.; Inky Fingers. The Making of Books in Early Modern Europe. , The Belknap Press of Harvard University Press, 2020
Price, B. B.; Introdução ao Pensamento Medieval, Ed. ASA, 1996
Rioux, J.-P. ; Le temps des masses: le vingtième siècle, Seuil, 1998
Russ, J. ; A Aventura do Pensamento Europeu. Uma história das ideias ocidentais, Terramar, 1997

Observações Bibliográficas

Será indicada bibliografia específica nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm natureza teórico-prática e serão lecionadas articulando a vertente expositiva (transmissão de conhecimentos para apreensão pelos estudantes) com sessões de debate de bibliografia e documentos de diversas tipologias. Essas discussões pretendem contribuir para o desenvolvimento de competências argumentativas pelos discentes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença a 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame - 100%

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações podem ser realizadas nas épocas estabelecidas pelo artigo 14.º, n.º 2 b) do Regulamento de Avaliação.
A metodologia e critérios de avaliação são os mesmos para todos os estudantes.

Melhoria de classificação

De acordo com Regulamento de Avaliação em vigor

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