Comunicação Organizacional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
12 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
2 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecer o campo de estudos sobre Comunicação Estratégica e Organizacional
- Observar o funcionamento das Organizações e compreender o papel estratégico da comunicação
- Conhecer a natureza, estrutura e tipos de Comunicação Organizacional
- Identificar os diferentes públicos de uma Organização
- Atuar no desenvolvimento de ações de comunicação para os diferentes stakeholders
- Identificar as implicações éticas e os códigos inerentes ao desempenho da atividade profissional
- Desenvolver planos de comunicação e promover a sua aplicação nas Organizações
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecimento e aplicação dos conceitos subjacentes à Comunicação Organizacional
- Compreensão da importância da comunicação no sucesso das Organizações
- Capacidade de comunicar de acordo com os diferentes tipos de públicos das Organizações
- Identificação dos desafios que as Organizações enfrentam e do papel estratégico da comunicação
- Capacidade de desenvolver planos de comunicação e promover a sua aplicação nas Organizações
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução à Comunicação Estratégica e Organizacional
1.1. O conceito de Organização e os estudos sobre Comunicação Estratégica e Organizacional
1.2. As tipologias e objetivos estratégicos das Organizações
1.3. A identidade, cultura e clima organizacional
1.4. Os stakeholders e o posicionamento estratégico das Organizações na sociedade
2. A atuação dos profissionais no campo da Comunicação Organizacional
2.1. A comunicação nas Organizações para difentes públicos e através de múltiplos canais
2.2. A construção de uma estratégia de comunicação que considere a identidade organizacional
2.3. A importância da investigação no planeamento da comunicação
2.4. O desenvolvimento de um plano de comunicação para as Organizações
3. A digitalização e a Comunicação Estratégica e Organizacional
3.1. As mudanças nas Organizações promovidas pela digitalização
3.2. A comunicação das Organizações e as oportunidades do ecossistema digital
3.3. Os novos desafios éticos que se colocam à comunicação Organizacional
3.4. A relevância da responsabilidade social no contexto da Comunicação das Organizações
Bibliografia Obrigatória
Ana Melo;
Organisational and strategic communication research. ISBN: 978-989-8600-36-3
Gisela Gonçalves;
Organisational and strategic communication research. ISBN: 978-989-654-115-6
Hana S. Noor Al-Deen;
Social media and strategic communications. ISBN: 978-1-137-28704-5
Teresa Ruão;
Comunicação organizacional e relações públicas. ISBN: 978-989-8600-14-1
Teresa Ruão;
A^comunicação organizacional e os desafios tecnológicos. ISBN: 978-989-8600-70-7
W. Timothy Coombs;
Strategic communication, social media and democracy. ISBN: 978-1-138-84116-1
Bibliografia Complementar
Alderfer, C.; The Practice of Organizational Diagnosis: theory and methods, Oxford University Press., 2011
Gonçalves, G.; Somerville, I. & Melo, A.; Organisational and Strategic Communication Research: European Perspectives, LabCom Books, 2013
Figueira, J. ; A Reputação das Organizações e os Media — Os casos BES e Novo Banco, LabCom Books, 2017
Hatch, M.; Organization Theory. Modern, Symbolic and Postmodern Perspectives., Oxford, 2018
Ruiz-Mora, I., Gonçalves, G. & Somerville, I.; Organizational and Strategic Communication Research: Global Trends, LabCom Books, 2019
Silva. S. ; Comunicar a Responsabilidade Social: Um Modelo de Atuação para as Universidades Públicas Portuguesas, LabCom Books, 2022
Observações Bibliográficas
As referências bibliográficas apresentadas são as principais para a unidade curricular, cabendo ao professor, em cada momento, indicar as leituras obrigatórias, bem como indicar outros textos que se considerem relevantes para a aprendizagem dos estudantes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino assenta em sessões de cariz teórico-prático, no qual se pretende a apresentação e discussão dos conceitos da Comunicação Organizacional. Nesse sentido, a exposição dos conteúdos teóricos será complementada com a leitura, análise e discussão de textos. A componente prática será assegurada através da análise e discussão de casos práticos nas aulas. No contexto da vertente prática serão também promovidas aulas abertas com o objetivo de aproximar os estudantes do trabalho desenvolvido por profissionais da área da Comunicação Organizacional. A consolidação dos conhecimentos adquiridos culmina com a realização de um trabalho individual e de um trabalho/projeto de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
15,00 |
| Trabalho escrito |
45,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
41,00 |
| Trabalho de investigação |
61,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- Assiduidade e participação nas aulas: 15% (3 val.)
- Elaboração de trabalho individual: 45% (9 val.)
- Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo: 40% (8 val.)
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação distribuída sem exame final pode assumir a forma de testes (escritos ou orais), de relatórios, trabalhos, projetos ou trabalhos laboratoriais, individuais ou de grupo, e participação nas aulas, sempre no respeito pela lei e pelos parâmetros considerados adequados à integridade académica. No caso particular da UC de Comunicação Organizacional as componentes de avaliação serão as seguintes:
- Assiduidade e participação nas aulas: 15% (3 val.)
- Trabalho individual: 45% (9 val.)
- Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo: 40% (8 val.)
Elaboração de trabalho individual (45%):
- Consiste na análise de um caso de estudo, identificando a importância dos processos de comunicação na (re)construção da reputação de uma Organização.
Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo (40%):
- Consiste no desenvolvimento de um plano de comunicação orientado para a responsabilidade social e que esteja alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Da proposta devem fazer obrigatoriamente parte os seguintes elementos: definição do público-alvo; delimitação dos objetivos de comunicação; definição das mensagens; selecção do mix de comunicação para divulgação (online e offline); definição das ações de relacionamento/comunicação com os públicos; criação de um plano de ação; definição dos custos do plano e elaboração de um orçamento; criação de um cronograma; avaliação dos resultados.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
Observações
* Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no ano lectivo anterior, e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), devem realizar um trabalho de investigação, no ano lectivo 2022-2023. Em relação ao trabalho, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.