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Comunicação Organizacional

Código: CINF053     Sigla: CO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 12 Plano Oficial em vigor (2022) 2 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Conhecer o campo de estudos sobre Comunicação Estratégica e Organizacional
- Observar o funcionamento das Organizações e compreender o papel estratégico da comunicação
- Conhecer a natureza, estrutura e tipos de Comunicação Organizacional
- Identificar os diferentes públicos de uma Organização
- Atuar no desenvolvimento de ações de comunicação para os diferentes stakeholders
- Identificar as implicações éticas e os códigos inerentes ao desempenho da atividade profissional
- Desenvolver planos de comunicação e promover a sua aplicação nas Organizações

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecimento e aplicação dos conceitos subjacentes à Comunicação Organizacional
- Compreensão da importância da comunicação no sucesso das Organizações
- Capacidade de comunicar de acordo com os diferentes tipos de públicos das Organizações
- Identificação dos desafios que as Organizações enfrentam e do papel estratégico da comunicação
- Capacidade de desenvolver planos de comunicação e promover a sua aplicação nas Organizações

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Comunicação Estratégica e Organizacional
1.1. O conceito de Organização e os estudos sobre Comunicação Estratégica e Organizacional
1.2. As tipologias e objetivos estratégicos das Organizações
1.3. A identidade, cultura e clima organizacional
1.4. Os stakeholders e o posicionamento estratégico das Organizações na sociedade

2. A atuação dos profissionais no campo da Comunicação Organizacional
2.1. A comunicação nas Organizações para difentes públicos e através de múltiplos canais
2.2. A construção de uma estratégia de comunicação que considere a identidade organizacional
2.3. A importância da investigação no planeamento da comunicação
2.4. O desenvolvimento de um plano de comunicação para as Organizações

3. A digitalização e a Comunicação Estratégica e Organizacional
3.1. As mudanças nas Organizações promovidas pela digitalização
3.2. A comunicação das Organizações e as oportunidades do ecossistema digital
3.3. Os novos desafios éticos que se colocam à comunicação Organizacional
3.4. A relevância da responsabilidade social no contexto da Comunicação das Organizações

Bibliografia Obrigatória

Ana Melo; Organisational and strategic communication research. ISBN: 978-989-8600-36-3
Gisela Gonçalves; Organisational and strategic communication research. ISBN: 978-989-654-115-6
Hana S. Noor Al-Deen; Social media and strategic communications. ISBN: 978-1-137-28704-5
Teresa Ruão; Comunicação organizacional e relações públicas. ISBN: 978-989-8600-14-1
Teresa Ruão; A^comunicação organizacional e os desafios tecnológicos. ISBN: 978-989-8600-70-7
W. Timothy Coombs; Strategic communication, social media and democracy. ISBN: 978-1-138-84116-1

Bibliografia Complementar

Alderfer, C.; The Practice of Organizational Diagnosis: theory and methods, Oxford University Press., 2011
Gonçalves, G.; Somerville, I. & Melo, A.; Organisational and Strategic Communication Research: European Perspectives, LabCom Books, 2013
Figueira, J. ; A Reputação das Organizações e os Media — Os casos BES e Novo Banco, LabCom Books, 2017
Hatch, M.; Organization Theory. Modern, Symbolic and Postmodern Perspectives., Oxford, 2018
Ruiz-Mora, I., Gonçalves, G. & Somerville, I.; Organizational and Strategic Communication Research: Global Trends, LabCom Books, 2019
Silva. S. ; Comunicar a Responsabilidade Social: Um Modelo de Atuação para as Universidades Públicas Portuguesas, LabCom Books, 2022

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas apresentadas são as principais para a unidade curricular, cabendo ao professor, em cada momento, indicar as leituras obrigatórias, bem como indicar outros textos que se considerem relevantes para a aprendizagem dos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino assenta em sessões de cariz teórico-prático, no qual se pretende a apresentação e discussão dos conceitos da Comunicação Organizacional. Nesse sentido, a exposição dos conteúdos teóricos será complementada com a leitura, análise e discussão de textos. A componente prática será assegurada através da análise e discussão de casos práticos nas aulas. No contexto da vertente prática serão também promovidas aulas abertas com o objetivo de aproximar os estudantes do trabalho desenvolvido por profissionais da área da Comunicação Organizacional. A consolidação dos conhecimentos adquiridos culmina com a realização de um trabalho individual e de um trabalho/projeto de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 45,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 61,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- Assiduidade e participação nas aulas: 15% (3 val.)
- Elaboração de trabalho individual: 45% (9 val.)
- Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo: 40% (8 val.)

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída sem exame final pode assumir a forma de testes (escritos ou orais), de relatórios, trabalhos, projetos ou trabalhos laboratoriais, individuais ou de grupo, e participação nas aulas, sempre no respeito pela lei e pelos parâmetros considerados adequados à integridade académica. No caso particular da UC de Comunicação Organizacional as componentes de avaliação serão as seguintes:
- Assiduidade e participação nas aulas: 15% (3 val.)
- Trabalho individual: 45% (9 val.)
- Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo: 40% (8 val.)

Elaboração de trabalho individual (45%):
- Consiste na análise de um caso de estudo, identificando a importância dos processos de comunicação na (re)construção da reputação de uma Organização.

Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo (40%):
- Consiste no desenvolvimento de um plano de comunicação orientado para a responsabilidade social e que esteja alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Da proposta devem fazer obrigatoriamente parte os seguintes elementos: definição do público-alvo; delimitação dos objetivos de comunicação; definição das mensagens; selecção do mix de comunicação para divulgação (online e offline); definição das ações de relacionamento/comunicação com os públicos; criação de um plano de ação; definição dos custos do plano e elaboração de um orçamento; criação de um cronograma; avaliação dos resultados.

 

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Observações

* Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no ano lectivo anterior, e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), devem realizar um trabalho de investigação, no ano lectivo 2022-2023. Em relação ao trabalho, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.
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