Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CINF047

Serviços de Informação Empresarial

Código: CINF047     Sigla: SIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 15 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-13.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os estudantes de competências que lhes permitam identificar, explorar e pesquisar os recursos de informação empresarial (IE) e desenvolver Serviços de informação neste âmbito.

Resultados de aprendizagem e competências

- identificar e aceder às fontes de IE de acordo com uma necessidade de informação
- desenvolver Serviços de Informação Empresarial numa organização

- aplicar estratégias de avaliação dos Serviços

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Informação empresarial e a sociedade da informação


1.1. Informação empresarial e Serviços de informação empresarial: abordagem conceptual 
1.2. Profissionais de informação nos Serviços de informação empresarial

2. Caraterização da informação empresarial


2.1. A tipologia da informação empresarial interna e externa

2.2. Redes de informação empresarial nacionais e internacionais


3. Serviços de informação empresarial


3.1. Organização e funcionamento
3.2. A avaliação da qualidade do Serviço e seu impacto organizacional

Bibliografia Obrigatória

BEYNON-DAVIES, Paul ; Business information systems, Palgrave Macmillan, 2009. ISBN: 978-0-230-20368-6
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence; Working knowledge: how organizations manage what they know, Harvard Business School Press, 1998. ISBN: 0-87584-6655-6
HECKMAN, Lucy ; How to find business information: a guide for business people, investors, and researchers, Praeger, 2011. ISBN: 978-0-313-36280-4
MOSS, Rita W.; ERNSTHAUSEN, David G. ; Strauss’s handbook of business information: a guide for librarians, students, and researchers, Libraries Unlimited, 2004. ISBN: 978-1-59884-807-6
SCHOPFLIN, Katharine ; A Handbook for Corporate Information Professionals, Facet Publishing , 2014. ISBN: 185604968X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são expositivas e incluem a discussão de casos práticos e a realização de exercícios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento de avaliação dos discentes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Realização de 1 trabalho prático e 1 mini-teste através do Moodle.
Cada componente corresponde a 50 % da avaliação.


 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento de avaliação dos discentes.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão melhorar a sua avaliação num exame a realizar na época de recurso.

Recomendar Página Voltar ao Topo