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História da Cultura

Código: CINF015     Sigla: HCUL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 62 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Tendo uma vocação interdisciplinar e promovendo a reflexão sobre o passado e o presente, a UC de História da Cultura visa dotar os estudantes de conhecimentos precisos sobre as culturas de várias épocas, nomeadamente a cultura escrita, de molde a sedimentar conhecimentos já adquiridos na relação com os saberes a adquirir, estimulando a reflexão sobre conceitos. Pretende que os estudantes desenvolvam aptidões que envolvam o sentido crítico e a capacidade de relacionamento entre o passado e do presente, de forma a promover a aquisição de competências que permitam identificar um problema, debater criticamente um tema e aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC visa dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam identificar as diferentes épocas da cultura ocidental. A primeira parte do programa apresenta e discute os diferentes conceitos de «cultura», como introdução, passando a desenvolver os momentos fundamentais da cultura escrita, com especial incidência na diversidade de práticas dos mundos grego e helenístico (B. de Alexandria) e da civilização do mundo romano, da Idade Média (os scriptoria, a noção de «autor»), a «Europa de Gutenberg», o mercado do livro e os gostos dos leitores (Sécs XVIII-XXI), no quadro do incremento da alfabetização e do crescimento demográfico. A segunda parte facultará o estudo da cultura escrita na relação com a cultura «popular», como forma de novos comportamentos sociais. As partes 3 e 4 pretendem dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam compreender o mundo contemporâneo. O último ponto visa promover a reflexão sobre os saberes adquiridos, estimulando o sentido crítico na compreensão das sociedades contemporâneas, acentuando os mecanismos de produção e circulação dos «produtos» culturais. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1.      1. Culturas (s) e história da Cultura
2. A escrita e a sua dinâmica cultural.

2.1 Da criação da Escrita à Biblioteca de Alexandria

2.2  Da Antiguidade à Idade das Luzes

2.3 Escrita e Suportes de escrita até ao fim da Idade Moderna

2.4 Renascimento e Escrita

2.5 Ainda o Renascimento e a Imprensa

2.6 A Reforma e os mecanismos censórios.

2.7 Obras do Renascimento marcantes da Cultura Ocidental

2.8 Nomes para a História da Ciência

2.9 A Revolução Científica e as Luzes

2.10 O Leitor “moderno”: formas e espaços de leitura no século XVIII

2.11 Bibliotecas de empréstimo, sociedades e sociabilidades literárias no séc XVIII

2.12 Mercado e circulação do livro no século XVIII

3. A CULTURA BURGUESA:: 
3.1 Revoluções Liberais, laicização e cultura burguesa. 
3.2 Cultura e sociabilidade burguesas: 
3.2.1. A mentalidade romântica; 
3.2.2. A educação escolar e o papel social do homem instruído; 
3.2.3. Uma panorâmica das ciências do séc. XIX e da primeira metade do séc. XX; 
3.2.4. Cientismo e eurocentrismo

4. A CRISE DO LIBERALISMO E O “TEMPO DAS DITADURAS”

4.1 A Revolução cultural comunista; 
4.2 Os Fascismos e a manipulação de massaa

  1. O ADVENTO DA CULTURA DE MASSAS
    5.1 Sociedade de massas e massificação cultural. 
    5.2 A imprensa contemporânea; 
    5.3 Da Galáxia de Gutenberg à Galáxia de McLuhan: os media de massas - cinema, rádio e televisão – e o seu impacto social. 
    5.4 O «tempo dos intelectuais» e o confronto ideológico: al. 
    5.5 A democratização forçosa da formação e dos consumos e práticas culturais: duas décadas de ’60 e '70)

5.6 A  revolução do consumo e as novas práticas culturais

  1. A CULTURA DIGITAL

6.1 Um conceito e seu(s) contexto)s)

6.2 Do leitor “clássico” ao prossumidor multisuporte

6.3 Os paradoxos atuais: e-book, “redes sociais”, , indoexclusão e (i)literacias...

 

 

 

Bibliografia Obrigatória

Barbier, Frédéric; L’Europe de Gurenberg. Le livre et l’invention de la modernité occidentale, Belin, 1990., Belin, 1990. ISBN: 2-7011-4203-2
BARRETO, António; MÓNICA, Maria Filomena (coords.) (1999-2000); Dicionário de História de Portugal, Porto: Figueirinhas, 2000
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter ; De Gutenberg a Internet. Una historia social de los medios de comunicación., Madrid, Taurus (trad. esp.), 2002
Burke, Peter; Popular culture in early modern Europe. ISBN: 0-85117-150-8
Casson Lionel; Las^bibliotecas del mundo antiguo. ISBN: 978-84-7290-211-4
Darnton, Robert; The^case for books. ISBN: 978-1-586-48826-0
DROZ, Bernard; ROWLEY, Anthony ; História do Século XX, Lisboa, D. Quixote (trad. port.), 1999. ISBN: 9789722016018
Garin, Eugénio; La revolucion cultural del renacimiento
Garin, Eugénio 300; O homem renascentista. ISBN: 972-23-1355-X
HOBSBAWM, Eric J. ; A Era das Revoluções. A Europa de 1789-1848, Lisboa, Preseça (trad. port.), 1992. ISBN: 9789722315593
Hobsbawm, E. J.; A Era do Império 1875-1914, Lisboa, Preseça (trad. port.), 1990. ISBN: 9789722312844
HOBSBAWM, Eric J. ; A Era dos Extremos. História Breve do Século XX 1914-1991 , Lisboa, Presença (trad. port.), 2008
Reis, António; Portugal contemporâneo, Publicações Alfa, 1989
ROSAS, Fernando; BRITO, J. M. Brandão de (dir.); Dicionário de História do Estado Novo, Lisboa, Círculo de Leitores, 1996
BESSIS, Sophie ; Occidente y los otros. Historia de una supremacía, Madrid, alianza, 2002
MELO, Daniel ; Salazarismo e cultura popular (1933-1958, Lisboa, Imprensa Ciências Sociais, 2001

Bibliografia Complementar

Tortorelli, Gianfranco ; ), Biblioteche nobiliari e circolazione del libro tra Settecento e Ottocento, , Pendragon, 2002
Eric Hobsbawm ; A Era do Capital, 1848-1875, Lisboa, Preseça (trad. port.), 1979. ISBN: 9789722300216
AGEE, Warren K.; AULT, Philip H.; EMERY, Edwin ; Introduction aux communications de masse, De Boeck-Wesmael, 1989
Philippe Ariès; História da vida privada. ISBN: 972-36-0221-0
BALNAVES, Mark; DONALD, James; DONALD, Stephanie Hemelryk ; Atlas des médias dans le monde, Ed. Autrement (trd. fr.), 2001
Pierre Bourdieu; O^poder simbólico. ISBN: 972-29-0014-5
BURGUIÈRE, André, et alli ; História da Família, 4º vol. («O Ocidente: industrialização e urbanização», Lisboa, Terramar, 1999
CASTELLS, Manuel ; La era de la información, Alianza Ed., 2001
CURRAN, James; SEATON, James; Imprensa, rádio e televisão. Poder sem responsabilidade, Lisboa, Instituto Piaget, 2001
Michelle Perrot; História das mulheres. ISBN: 978-972-41-5092-5
FREDRICKSON, George M; Racismo. Uma breve história, Porto, Campo das Letras (trad. port.), 2005
LECLERC, Gérard ; A sociedade de comunicação. Uma abordagem sociológica e crítica, Lisboa, Instituto Piaget, 2000
LLOBERA, Josep R. ; O Deus da Modernidade. O desenvolvimento do nacionalismo na Europa Ocidental, Oeiras, Celta, 2000
José Matoso; A^identidade nacional. ISBN: 972-662-604-8
RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François (dirs.); Histoire culturelle de la France, vols. 3 («Lumières et liberté. Les dix-huitième et dix-neuvième siècles») e 4 («Le temps des masses»)., Paris, Seuil, 1998
SILVA, Augusto Santos ; Palavras para um país. Estudos incompletos sobre o século XX português, Oeiras, Celta, 1997
WOLF, Mauro ; Los efectos sociales de los media, Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós (trad. esp.), 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão lecionadas articulando a natureza expositiva, visando a transmissão de conhecimentos, essencial para que os estudantes possam adquirir os saberes necessários, com sessões de comentário de textos ou de documentação de outra natureza, prevendo, através de preparação prévia, a colaboração dos estudantes na apresentação ou no debate. A discussão de questões mais teóricas, previamente preparada, pretende contribuir para o desenvolvimento de competências argumentativas que munam os estudantes de aptidões precisas para expor temas de natureza epistemológica. A avaliação prevê um exame final com a possibilidade de opção num conjunto de temas de desenvolvimento por escrito.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

70% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame- 100%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas da FLUP

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FLUP

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