| Código: | CINF015 | Sigla: | HCUL |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | História |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 62 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Tendo uma vocação interdisciplinar e promovendo a reflexão sobre o passado e o presente, a UC de História da Cultura visa dotar os estudantes de conhecimentos precisos sobre as culturas de várias épocas, nomeadamente a cultura escrita, de molde a sedimentar conhecimentos já adquiridos na relação com os saberes a adquirir, estimulando a reflexão sobre conceitos. Pretende que os estudantes desenvolvam aptidões que envolvam o sentido crítico e a capacidade de relacionamento entre o passado e do presente, de forma a promover a aquisição de competências que permitam identificar um problema, debater criticamente um tema e aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Esta UC visa dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam identificar as diferentes épocas da cultura ocidental. A primeira parte do programa apresenta e discute os diferentes conceitos de «cultura», como introdução, passando a desenvolver os momentos fundamentais da cultura escrita, com especial incidência na diversidade de práticas dos mundos grego e helenístico (B. de Alexandria) e da civilização do mundo romano, da Idade Média (os scriptoria, a noção de «autor»), a «Europa de Gutenberg», o mercado do livro e os gostos dos leitores (Sécs XVIII-XXI), no quadro do incremento da alfabetização e do crescimento demográfico. A segunda parte facultará o estudo da cultura escrita na relação com a cultura «popular», como forma de novos comportamentos sociais. As partes 3 e 4 pretendem dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam compreender o mundo contemporâneo. O último ponto visa promover a reflexão sobre os saberes adquiridos, estimulando o sentido crítico na compreensão das sociedades contemporâneas, acentuando os mecanismos de produção e circulação dos «produtos» culturais.
1. 1. Culturas (s) e história da Cultura
2. A escrita e a sua dinâmica cultural.
2.1 Da criação da Escrita à Biblioteca de Alexandria
2.2 Da Antiguidade à Idade das Luzes
2.3 Escrita e Suportes de escrita até ao fim da Idade Moderna
2.4 Renascimento e Escrita
2.5 Ainda o Renascimento e a Imprensa
2.6 A Reforma e os mecanismos censórios.
2.7 Obras do Renascimento marcantes da Cultura Ocidental
2.8 Nomes para a História da Ciência
2.9 A Revolução Científica e as Luzes
2.10 O Leitor “moderno”: formas e espaços de leitura no século XVIII
2.11 Bibliotecas de empréstimo, sociedades e sociabilidades literárias no séc XVIII
2.12 Mercado e circulação do livro no século XVIII
3. A CULTURA BURGUESA::
3.1 Revoluções Liberais, laicização e cultura burguesa.
3.2 Cultura e sociabilidade burguesas:
3.2.1. A mentalidade romântica;
3.2.2. A educação escolar e o papel social do homem instruído;
3.2.3. Uma panorâmica das ciências do séc. XIX e da primeira metade do séc. XX;
3.2.4. Cientismo e eurocentrismo
4. A CRISE DO LIBERALISMO E O “TEMPO DAS DITADURAS”
4.1 A Revolução cultural comunista;
4.2 Os Fascismos e a manipulação de massaa
5.6 A revolução do consumo e as novas práticas culturais
6.1 Um conceito e seu(s) contexto)s)
6.2 Do leitor “clássico” ao prossumidor multisuporte
6.3 Os paradoxos atuais: e-book, “redes sociais”, , indoexclusão e (i)literacias...
As aulas serão lecionadas articulando a natureza expositiva, visando a transmissão de conhecimentos, essencial para que os estudantes possam adquirir os saberes necessários, com sessões de comentário de textos ou de documentação de outra natureza, prevendo, através de preparação prévia, a colaboração dos estudantes na apresentação ou no debate. A discussão de questões mais teóricas, previamente preparada, pretende contribuir para o desenvolvimento de competências argumentativas que munam os estudantes de aptidões precisas para expor temas de natureza epistemológica. A avaliação prevê um exame final com a possibilidade de opção num conjunto de temas de desenvolvimento por escrito.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 121,00 |
| Frequência das aulas | 41,00 |
| Total: | 162,00 |
Exame- 100%
Não se aplica
Não se aplica
De acordo com as normas da FLUP
De acordo com as normas da FLUP