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Linguística

Código: CINF021     Sigla: LING

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Linguagem

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 56 CINF - Plano de Estudos 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

1. aquisição de conhecimentos básicos em Linguística;
2. aquisição de capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas, em particular sobre a língua portuguesa;
3. domínio de aspetos básicos dos sons da língua e dos sons da fala;
4. domínio de aspetos fundamentais sobre a formação das palavras, do seu significado e das suas relações;
5. domínio de aspectos básicos da Sintaxe e da Semântica das frases;
6. aquisição e operacionalização de noções fundamentais de Pragmática e Sociolinguística.
7. contacto com algumas aplicações computacionais da Linguística

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:
1. revelar conhecimentos básicos em Linguística;
2. revelar capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas, em particular sobre a língua portuguesa;
3. reconhecer aspectos fundamentais do funcionamento dos sons da língua e dos sons da fala;
4. dominar e exercitar em exemplos concretos aspetos fundamentais sobre a formação das palavras, do seu significado e das suas relações;
5. dominar e aplicar à análise de frases aspectos básicos da sintaxe e da semântica das frases;
6. reconhecer e aplicar à análise de enunciados e de textos noções essenciais de Pragmática e de Sociolinguística.
7. reconhecer algumas das aplicações computacionais da Linguística e alguns aspetos do seu funcionamento

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

 

1. Linguagem e línguas naturais
1.1. Linguagem verbal e linguagens não verbais
1.2. Especificidade e funções da linguagem verbal
2. Linguagem verbal e línguas naturais
2.1. Aquisição da linguagem verbal
2.2. Cérebro e linguagem
2.3. O processo de aquisição
3. Unidade e diversidade nas línguas naturais
3.1. Línguas e famílias de línguas
3.2. Variação linguística
3.3. Mudança linguística
4. Linguagem, Língua e Linguística
4.1. Distinções clássicas em Linguística
4.2. Níveis de análise na descrição das línguas naturais
4.2.1. Fonético
4.2.2. Fonológico 
4.2.3. Morfológico
4.2.4. Sintático
4.2.5. Semântico
4.2.6. Pragmático
5. Aplicações computacionais da Linguística


Bibliografia Obrigatória

Akmajian, Adrian; Demers, Richard A.; Farmer, Ann Kathleen; Harnish, Robert M; Linguistics: an Introduction to Language and Communication, The MIT Press, 2001. ISBN: 978-0262011853
Faria, Isabel Hub e outros; Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 1996. ISBN: ISBN: 9789722110488
Fromkin, Victoria A.; Rodman, Robert; Hyams, N.M; An Introduction to Language, Heinle & Heinle, 2006. ISBN: 978-1413023169
Lima, J. P. ; Pragmática Linguística, O Essencial sobre Língua Portuguesa, Caminho, 2006. ISBN: 978-972-21-1855-2
Lopes, Ana Cristina Macário; Semântica. ISBN: 978-972-21-1878-1
Mateus, Maria Helena Mira, 1931-; O^essencial sobre linguística. ISBN: 972-21-1777-7
Mateus, M.H. e Cardeira, E; Norma e Variação. O Essencial sobre Língua Portuguesa, Caminho, 2007. ISBN: 978-972-21-1953-5
Raposo, Eduardo Buzaglo Paiva 340; Gramática do português. ISBN: 978-972-31-1456-0

Observações Bibliográficas

Outros elementos bibliográficos suplementares bem como materiais de apoio às aulas estão disponíveis na plataforma Sigarra

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição teórica e aulas de realização de exercícios e resolução de problemas. Estes exercícios servem para testar conhecimentos e para, de forma progressiva, os estudantes poderem identificar problemas e os poderem relacionar de forma integrada, envolvendo os diferentes tópicos do programa. Esta prática contribui também para a formulação de novas perguntas pelos estudantes.

Avaliação através de um teste de avaliação, com a ponderação de 80% e de um pequeno trabalho de pesquisa individual sobre um tópico programático apresentado à turma, com a ponderação de 20%.

 

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Estudo autónomo 44,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota positiva no teste de avaliação e na apresentação oral.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação do teste: 80%;
Apresentação oral à turma de um pequeno trabalho de pesquisa sobre um tópico do programa a combinar com a docente: 20%.
In case of final examination: 100%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP. 

A componente "exame" prevê possibilidade de melhoria.

Observações

Língua de ensino: Português

Tipo de avaliação: Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação:

(i) um teste online feito no moodle com o Zoom/Colibri; 
(ii) um trabalho escrito individual feito no moodle com o Zoom/Colibri;

Fórmula de Cálculo da Classificação final
Teste online feito no moodle com o Zoom/Colibri: 50%
Trabalho escrito individual feito no moodle com o Zoom/Colibri: 50%

Exame de recurso (válido para reprovações ou ausências na avaliação distribuída e para melhorias de nota): exame escrito final presencial com ponderação de 100%. 
Quer em recurso, quer em melhoria de nota, o exame substitui integralmente todos os itens de avaliação apresentados ao longo do semestre para obtenção de classificação em avaliação distribuída e versa sobre todos os conteúdos lecionados durante o semestre.

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