| Código: | CINF021 | Sigla: | LING |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Linguagem |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 56 | CINF - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
1. aquisição de conhecimentos básicos em Linguística;
2. aquisição de capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas, em particular sobre a língua portuguesa;
3. domínio de aspetos básicos dos sons da língua e dos sons da fala;
4. domínio de aspetos fundamentais sobre a formação das palavras, do seu significado e das suas relações;
5. domínio de aspectos básicos da Sintaxe e da Semântica das frases;
6. aquisição e operacionalização de noções fundamentais de Pragmática e Sociolinguística.
7. contacto com algumas aplicações computacionais da Linguística
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:
1. revelar conhecimentos básicos em Linguística;
2. revelar capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas, em particular sobre a língua portuguesa;
3. reconhecer aspectos fundamentais do funcionamento dos sons da língua e dos sons da fala;
4. dominar e exercitar em exemplos concretos aspetos fundamentais sobre a formação das palavras, do seu significado e das suas relações;
5. dominar e aplicar à análise de frases aspectos básicos da sintaxe e da semântica das frases;
6. reconhecer e aplicar à análise de enunciados e de textos noções essenciais de Pragmática e de Sociolinguística.
7. reconhecer algumas das aplicações computacionais da Linguística e alguns aspetos do seu funcionamento
1. Linguagem e línguas naturais
1.1. Linguagem verbal e linguagens não verbais
1.2. Especificidade e funções da linguagem verbal
2. Linguagem verbal e línguas naturais
2.1. Aquisição da linguagem verbal
2.2. Cérebro e linguagem
2.3. O processo de aquisição
3. Unidade e diversidade nas línguas naturais
3.1. Línguas e famílias de línguas
3.2. Variação linguística
3.3. Mudança linguística
4. Linguagem, Língua e Linguística
4.1. Distinções clássicas em Linguística
4.2. Níveis de análise na descrição das línguas naturais
4.2.1. Fonético
4.2.2. Fonológico
4.2.3. Morfológico
4.2.4. Sintático
4.2.5. Semântico
4.2.6. Pragmático
5. Aplicações computacionais da Linguística
Aulas de exposição teórica e aulas de realização de exercícios e resolução de problemas. Estes exercícios servem para testar conhecimentos e para, de forma progressiva, os estudantes poderem identificar problemas e os poderem relacionar de forma integrada, envolvendo os diferentes tópicos do programa. Esta prática contribui também para a formulação de novas perguntas pelos estudantes.
Avaliação através de um teste de avaliação, com a ponderação de 80% e de um pequeno trabalho de pesquisa individual sobre um tópico programático apresentado à turma, com a ponderação de 20%.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
| Teste | 80,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
| Estudo autónomo | 44,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho de campo | 42,00 |
| Total: | 162,00 |
Nota positiva no teste de avaliação e na apresentação oral.
Classificação do teste: 80%;
Apresentação oral à turma de um pequeno trabalho de pesquisa sobre um tópico do programa a combinar com a docente: 20%.
In case of final examination: 100%.
Não aplicável
De acordo com as normas em vigor na FLUP.
De acordo com as normas em vigor na FLUP.
A componente "exame" prevê possibilidade de melhoria.
Língua de ensino: Português
Tipo de avaliação: Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação:
(i) um teste online feito no moodle com o Zoom/Colibri;
(ii) um trabalho escrito individual feito no moodle com o Zoom/Colibri;
Fórmula de Cálculo da Classificação final
Teste online feito no moodle com o Zoom/Colibri: 50%
Trabalho escrito individual feito no moodle com o Zoom/Colibri: 50%
Exame de recurso (válido para reprovações ou ausências na avaliação distribuída e para melhorias de nota): exame escrito final presencial com ponderação de 100%.
Quer em recurso, quer em melhoria de nota, o exame substitui integralmente todos os itens de avaliação apresentados ao longo do semestre para obtenção de classificação em avaliação distribuída e versa sobre todos os conteúdos lecionados durante o semestre.