Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MAF003

História e Geografia da África

Código: MAF003     Sigla: HGA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História e Geografia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Africanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MAF 15 MAF - Plano Oficial 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Maciel Honrado Morais Santos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Orientação Tutorial: 1,60
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
José Ramiro Marques de Queiros Gomes Pimenta 1,00
José Maciel Honrado Morais Santos 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,60
José Ramiro Marques de Queiros Gomes Pimenta 0,80
José Maciel Honrado Morais Santos 0,80

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objectivo geral:

A UC pretende proporcionar aos mestrandos conhecimentos contextuais básicos sobre a geografia e a história de Africa. 

Objectivos específicos:

- descrição das principais áreas constituintes dos espaços africanos nos diversos níveis considerados: físico, histórico-cultural, sócio-económico,  e sistematizá-las de acordo com semelhanças e contrastes. Interpretar o nível estrutural (‘longue-durée’) da organização do espaço

-introdução à especificidade das periodizações africanas, especialmente nos períodos pré e proto-histórico
- compreensão das grandes linhas de evolução do continente nos períodos históricos
- informação sobre processos específicos que envolveram historicamente o continente africano, com destaque para o tráfico atlântico de escravos e as administrações coloniais;
- problematização das principais tendências evolutivas na sequência das descolonizações.
-capacitação para a análise de processos regionais africanos

 

Resultados de aprendizagem e competências

O programa visa proporcionar conhecimentos sobre as regiões e sociedades históricas africanas  numa perspectiva comparada. 

Geografia   
A conjugação de modalidades de aquisição de conteúdos sistemáticos e da sua interpretação em morfologias ‘locais’ ou ‘regionais’ – acompanhado de uma concretização cartográfica complementar – permite aos estudantes o domínio integrado das vertentes analítica e sintética do conhecimento geográfico dos espaços africanos assim como modalidades textuais e cartográficas da sua expressão

História
1)- É privilegiada a visão comparada dos processos históricos africanos para que os estudantes conheçam e avaliem a sua contribuição para a história mundial

2) A compreensão das grandes linhas da evolução histórica é vista como fundamental para a compreensão das conjunturas africanas contemporaneas..


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de História e Geografia

Programa


I- Os espaços africanos -  uma perspectiva geográfica:
1. O ambiente natural
2. A geografia humana e paisagens culturais.
3. Padrões sócio-económicos e dinâmicas territoriais
4. Perfis regionais.



II - As sociedades africanas na História Mundial

1. - Os antepassados de todos - as sociedades ancestrais africanas
1.1. Breve panoramica dos eco-sistemas e periodizações africanas

2. Migrações e línguas - factos e debates

3. As grandes áreas civilizacionais africanas
3.1. A região nilótica (Egito, Sudão e Etiópia)
3.2. A área mediterrânica
3.3. A Àfrica ocidental
3.4. As grandes migrações austrais


4.  A participação de África no mercado mundial - sec. VII-XIX
4.1.O Islão em África - (séculos VII-XIX)
4.2. O tráfico atlântico de escravos e as ligações afro-americanas (sécs. XVI-XIX)

5. A África e os imperialismos europeus
5.1. A formação dos impérios coloniais – 1882-1918
5.2. O funcionamento dos impérios coloniais
5.3. O impacto colonial: as novas geografias, demografias e sociedades
5.3. As transições: os processos de descolonização - 1945-1980

6. Problemáticas do “desenvolvimento” africano
6.1. Os novos estados africanos e os dois ciclos da economia mundial (1930-1975; 1975-2008)
6.1. Os novos estados africanos e as organizações multilaterais africanas 

 

Bibliografia Obrigatória

Cooper, Frederick; L'Afrique depuis 1940, Ed. Payot, 2012
Daveau, S., Ribeiro O. ; La zone intertropicale humide, A. Collin., 1973
Gupta, A. ; Tropical Geomorphology, Cambridge U. Press., 2011
Ki-Zerbo, Joseph; História da África Negra, Publicações Europa-América
Reader , John; África. Biografia de um Continente, Publicações Europa-América, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- A metodologia expositiva é usada para proporcionar aos alunos os conceitos e problemáticas;

- A leitura e comentário defontes primárias, bem como de mapas, tabelas e gráficos, servem a sistematização dos conteúdos leccionados;

- As sessões serão organizadas em regime de seminário e incluirão conferências de professores e especialistas exteriores à instituição;

- A orientação de de relatórios de investigação pode igualmentes ser usada como instrumento de consolidação de conceitos e métodos.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 88,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- avaliação positiva (nota mínima de 10) nos termos das normas de avaliação da FLUP

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de investigação - 100%.

Os temas dos trabalhos serão escolhido pelos estudante, de acordo com as orientações dadas pelos docentes.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com a regulemantação em vigor

Trabalho de estágio/projeto

não se aplica

Melhoria de classificação

A fim de obter melhoria da classificação, o estudante deverá, de acordo com as críticas e orientações do Professor, reformular o trabalho entregue ou realizar um novo trabalho científico.

Observações

As sessões letivas, tanto as teórico-práticas como as Práticas Laboratoriais decorrerão em Língua Portuguesa. No entanto, o acompanhamento dos trabalhos de investigação e avaliação, poderão ser feitos em Inglês,  Francês, Espanhol ou Italiano para os estudantes estrangeiros cuja língua materna não seja o Português e apresentem manifestas carências na sua compreensão.
Recomendar Página Voltar ao Topo