Código: | MAF003 | Sigla: | HGA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | História e Geografia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos Africanos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MAF | 15 | MAF - Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José Maciel Honrado Morais Santos | Regente |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Orientação Tutorial: | 1,60 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,00 |
José Ramiro Marques de Queiros Gomes Pimenta | 1,00 | ||
José Maciel Honrado Morais Santos | 1,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,60 |
José Ramiro Marques de Queiros Gomes Pimenta | 0,80 | ||
José Maciel Honrado Morais Santos | 0,80 |
Objectivo geral:
A UC pretende proporcionar aos mestrandos conhecimentos contextuais básicos sobre a geografia e a história de Africa.
Objectivos específicos:
- descrição das principais áreas constituintes dos espaços africanos nos diversos níveis considerados: físico, histórico-cultural, sócio-económico, e sistematizá-las de acordo com semelhanças e contrastes. Interpretar o nível estrutural (‘longue-durée’) da organização do espaço
-introdução à especificidade das periodizações africanas, especialmente nos períodos pré e proto-histórico
- compreensão das grandes linhas de evolução do continente nos períodos históricos
- informação sobre processos específicos que envolveram historicamente o continente africano, com destaque para o tráfico atlântico de escravos e as administrações coloniais;
- problematização das principais tendências evolutivas na sequência das descolonizações.
-capacitação para a análise de processos regionais africanos
O programa visa proporcionar conhecimentos sobre as regiões e sociedades históricas africanas numa perspectiva comparada.
Geografia
A conjugação de modalidades de aquisição de conteúdos sistemáticos e da sua interpretação em morfologias ‘locais’ ou ‘regionais’ – acompanhado de uma concretização cartográfica complementar – permite aos estudantes o domínio integrado das vertentes analítica e sintética do conhecimento geográfico dos espaços africanos assim como modalidades textuais e cartográficas da sua expressão
História
1)- É privilegiada a visão comparada dos processos históricos africanos para que os estudantes conheçam e avaliem a sua contribuição para a história mundial
2) A compreensão das grandes linhas da evolução histórica é vista como fundamental para a compreensão das conjunturas africanas contemporaneas..
I- Os espaços africanos - uma perspectiva geográfica:
1. O ambiente natural
2. A geografia humana e paisagens culturais.
3. Padrões sócio-económicos e dinâmicas territoriais
4. Perfis regionais.
II - As sociedades africanas na História Mundial
1. - Os antepassados de todos - as sociedades ancestrais africanas
1.1. Breve panoramica dos eco-sistemas e periodizações africanas
2. Migrações e línguas - factos e debates
3. As grandes áreas civilizacionais africanas
3.1. A região nilótica (Egito, Sudão e Etiópia)
3.2. A área mediterrânica
3.3. A Àfrica ocidental
3.4. As grandes migrações austrais
4. A participação de África no mercado mundial - sec. VII-XIX
4.1.O Islão em África - (séculos VII-XIX)
4.2. O tráfico atlântico de escravos e as ligações afro-americanas (sécs. XVI-XIX)
5. A África e os imperialismos europeus
5.1. A formação dos impérios coloniais – 1882-1918
5.2. O funcionamento dos impérios coloniais
5.3. O impacto colonial: as novas geografias, demografias e sociedades
5.3. As transições: os processos de descolonização - 1945-1980
6. Problemáticas do “desenvolvimento” africano
6.1. Os novos estados africanos e os dois ciclos da economia mundial (1930-1975; 1975-2008)
6.1. Os novos estados africanos e as organizações multilaterais africanas
- A metodologia expositiva é usada para proporcionar aos alunos os conceitos e problemáticas;
- A leitura e comentário defontes primárias, bem como de mapas, tabelas e gráficos, servem a sistematização dos conteúdos leccionados;
- As sessões serão organizadas em regime de seminário e incluirão conferências de professores e especialistas exteriores à instituição;
- A orientação de de relatórios de investigação pode igualmentes ser usada como instrumento de consolidação de conceitos e métodos.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 88,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Total: | 162,00 |