Serviços de Informação Empresarial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CINF |
20 |
CINF - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Dotar os estudantes de competências que lhes permitam identificar, explorar e pesquisar os recursos de informação empresarial (IE) e desenvolver Serviços de informação neste âmbito.
Resultados de aprendizagem e competências
- identificar e aceder às fontes de IE de acordo com uma necessidade de informação
- desenvolver Serviços de Informação Empresarial numa organização
- aplicar estratégias de avaliação dos Serviços
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Informação empresarial e a sociedade da informação
1.1. Informação empresarial e Serviços de informação empresarial: abordagem conceptual
1.2. A evolução da informação empresarial na economia globalizada
2. Caraterização da informação empresarial
2.1. A tipologia da informação empresarial interna e externa
2.2. A organização da informação e as soluções tecnológicas
2.3. Redes de informação empresarial nacionais e internacionais
3. Serviços de informação empresarial
3.1. Modelos de organização e de funcionamento
3.2. A gestão dos produtos e dos serviços
3.3. A avaliação da qualidade do Serviço e seu impacto organizacional
Bibliografia Obrigatória
BEYNON-DAVIES, Paul ; Business information systems, Palgrave Macmillan, 2009. ISBN: 978-0-230-20368-6
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence; Working knowledge: how organizations manage what they know, Harvard Business School Press, 1998. ISBN: 0-87584-6655-6
HECKMAN, Lucy ; How to find business information: a guide for business people, investors, and researchers, Praeger, 2011. ISBN: 978-0-313-36280-4
MOSS, Rita W.; ERNSTHAUSEN, David G. ; Strauss’s handbook of business information: a guide for librarians, students, and researchers, Libraries Unlimited, 2004. ISBN: 978-1-59884-807-6
SCHOPFLIN, Katharine ; A Handbook for Corporate Information Professionals, Facet Publishing , 2014. ISBN: 185604968X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são expositivas e incluem a discussão de casos práticos e a realização de exercícios.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de investigação |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação consta de participação presencial (PP) e de um trabalho escrito individual (TI). O estudante deverá ter classificação positiva (mínimo 9,5) em cada uma das componentes de avaliação. O TI tem o valor de 80%.
A classificação final (CF) é calculada da seguinte forma:
CF = PPx0,2 + TIx0,8
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes não estão dispensados de nenhuma das componentes de avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser obtida através da reformulação dos trabalhos.