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História da Cultura

Código: CINF015     Sigla: HCUL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 52 CINF - Plano de Estudos 1 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Zulmira da Conceição Trigo Gomes Marques Coelho Santos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Pedro Clementino Vilas Boas Tavares 2,00
Zulmira da Conceição Trigo Gomes Marques Coelho Santos 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tendo uma vocação interdisciplinar e promovendo a reflexão sobre o passado e o presente, a UC de História da Cultura visa dotar os estudantes de conhecimentos precisos sobre as culturas de várias épocas, nomeadamente a cultura escrita, de molde a sedimentar conhecimentos já adquiridos na relação com os saberes a adquirir, estimulando a reflexão sobre conceitos. Pretende que os estudantes desenvolvam aptidões que envolvam o sentido crítico e a capacidade de relacionamento entre o passado e do presente, de forma a promover a aquisição de competências que permitam identificar um problema, debater criticamente um tema e aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC visa dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam identificar as diferentes épocas da cultura ocidental. O primeiro ponto do programa apresenta e discute os diferentes conceitos de «cultura», como introdução, passando a desenvolver os momentos fundamentais da cultura escrita, com especial incidência na diversidade de práticas dos mundos grego e helenístico (B. de Alexandria) e da civilização do mundo romano, da Idade Média (os scriptoria, a noção de «autor»), a «Europa de Gutenberg», o mercado do livro e os gostos dos leitores (Sécs XVIII-XXI), no quadro do incremento da alfabetização e do crescimento demográfico. O segundo ponto facultará o estudo da cultura escrita na relação com a cultura «popular», como forma de novos comportamentos sociais. O último ponto visa promover a reflexão sobre os saberes adquiridos, estimulando o sentido crítico na compreensão das sociedades contemporâneas, acentuando os mecanismos de produção e circulação dos «produtos» culturais. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.       Conceitos e momentos da história da cultura ocidental: da Antiguidade ao mundo contemporâneo.

1.1.  Conceito(s) de Cultura: definição e evolução.

1.2.  A cultura escrita»: práticas e modalidades.

1.2.1.         Da Antiguidade ao fim da Idade Média: tipos de manuscrito, modalidades e espaços de leitura.

1.2.2.         Modelos culturais do Renascimento. Gutenberg e a nova economia do livro: técnicas e práticas (novos paradigmas de «produção» e «reprodução»).

1.2.3. Circulação do impresso (livros, folhetos, jornais) e práticas de leitura do Iluminismo à Modernidade.

 

2.       Cultura erudita/cultura de massas

2.1.  O nascimento do público-leitor: leitura em voz alta/ leitura silenciosa.

2.2.  O leitor «moderno»: formas e espaços de leitura no século XVIII (bibliotecas de empréstimo e sociedades literárias)

2.3.  Mercado do livro e gostos dos leitores.

2.4.  Os «novos» leitores do século XX.

 

 

3. «Media» e práticas de leitura da modernidade.

Bibliografia Obrigatória

Barbier, Frédéric; L’Europe de Gurenberg. Le livre et l’invention de la modernité occidentale, Belin, 1990., Belin, 1990. ISBN: 2-7011-4203-2
Burke, Peter; Popular culture in early modern Europe. ISBN: 0-85117-150-8
Cavallo, Guglielmo, Chartier, Roger (org.), ; Historia de la lectura en el mundo occidental, Madrid, Taurus, 1998., Taurus, 1997. ISBN: 84-306-0028-0
Chaunu, Pierre; La^civilisation de l.Europe des lumières (Existe tradução portuguesa (Ed. Estampa, 1995))
Darnton, Robert; The^case for books. ISBN: 978-1-586-48826-0
Darnton, Robert; Gens de lettres, gens du livre
Delumeau, Jean, 1923-; A^civilização do renascimento
Garin, Eugénio; La revolucion cultural del renacimiento
Garin, Eugénio 300; O homem renascentista. ISBN: 972-23-1355-X
Mannheim,Karl ; Essays on the Sociology of culture, London, Routledge, 1992 [1956]., Routledge, 1992 [1956]., 1992
Pires, Maria Laura Bettencourt; Public intellectuals. ISBN: 1646-4877

Bibliografia Complementar

Tortorelli, Gianfranco ; ), Biblioteche nobiliari e circolazione del libro tra Settecento e Ottocento, , Pendragon, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão lecionadas articulando a natureza expositiva, visando a transmissão de conhecimentos, essencial para que os estudantes possam adquirir os saberes necessários, com sessões de comentário de textos ou de documentação de outra natureza, prevendo, através de preparação prévia, a colaboração dos estudantes na apresentação ou no debate. A discussão de questões mais teóricas, previamente preparada, pretende contribuir para o desenvolvimento de competências argumentativas que munam os estudantes de aptidões precisas para expor temas de natureza epistemológica. A avaliação prevê um exame final com a possibilidade de opção num conjunto de temas de desenvolvimento por escrito.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame- 100%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas da FLUP

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FLUP

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