Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CINF020

Inglês Técnico

Código: CINF020     Sigla: INGTEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Linguagem

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 105 CINF - Plano de Estudos 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

1. Desenvolver a confiança dos alunos em se aproximar textos acadêmicos escritos em Inglês ;
2. Para desenvolver a fluência recetiva em ler e ouvir discurso acadêmico ;
3. Desenvolver conhecimento e uso de termos chave e estruturas gramaticais comuns para disciplinas acadêmicas específicas;
4. Desenvolver a competência comunicativa dos alunos, ao apresentar ideias e expressar opiniões sobre temas em sua área de estudo;
5. Desenvolver competências de escrita para resumir textos acadêmicos mais longos.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Melhoria na confiança de aproximar textos acadêmicos em Inglês;
2. Melhoria da fluência recetiva em leitura e audição;
3. Melhoria da consciência de termos chave e estruturas gramaticais em áreas de estudo especifica;
4. Melhoria da capacidade de comunicar ideias e opiniões em Inglês
5. Melhor capacidade de escrever textos curtos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Vocabulário e gramática
• formação de palavras e as relações lexicais
• terminologia chave da área de estudo
• expoentes funcionais comuns para estudar área
ler
• previsão de conteúdo / criar perguntas de antecipação
• analisar a organização dos textos em termos de layout, padrões temáticos, ideias principais e subsidiários
• praticar vários modos de leitura, como deslizando por essência / extração de informações específicas / leitura completa para compreensão detalhada
• utilizando uma variedade de materiais de leitura dentro de áreas de estudo 
ouvir
• estratégias para o reconhecimento de marcadores semânticos
• previsão de conteúdo / criar perguntas de antecipação
escrever
• anotações
• construção de textos a partir de notas
• simples resumos de textos acadêmicas/ palestras
falar
• praticar expoentes de pedido e fornecimento de informações, ideias, opiniões
• descrever e avaliar textos / sistemas / procedimentos / processos
• também será dada atenção aspetos da pronuncia

Bibliografia Obrigatória

Belgar. D. and Murray. N. ; Contemporary Topics: Academic Listening and Note-Taking Skills, Pearson, 2009
Burton. G. ; Presenting: Deliver Academic Presentations with Confidence, Collins, 2013
Butler, Linda; Longman academic writing series. ISBN: 9780132679381
Hogue, Ann; Longman academic writing series. ISBN: 978-0-13-291271-6
Oshima, A & Hogue, A.; Introduction to Academic Writing, Longman, 2007
Paterson. K. ; Oxford Grammar for EAP. , Oxford University Press, 2013

Bibliografia Complementar

Swan. M. and Walter. C. ; How English Works. , Oxford University Press, 1998
Waters. M. and Waters. A. ; Study Tasks in English. , Cambridge University Press
Wallace. M. ; Study Skills in English. , Cambridge University Press, 1996
Brieger, N & Pohl, A.; Technical English: Vocabulary and Grammar, Summertown Publishing, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

ABORDAGEM ao ensino e aprendizagem: As aulas serão de natureza prática. A aprendizagem ativa e a participação serão constantemente incentivadas. Os estudantes deverão assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem, sendo a auto-avaliação uma das principais características do seu programa de estudo independente. Os estudantes preencherão um questionário para identificação das suas necessidades no início do semestre, bem como listas de verificação das suas competências gramaticais e de estudo. Estas serão uma fonte de referência constante ao longo do semestre. As atividades na sala de aula incluirão: discussões de textos em grupo e pares; tarefas comunicativas/ resolução de problemas; dramatizações; mini-apresentações; investigação em pequena escala. A linguagem e as competências aqui desenvolvidas são integralmente transferíveis, sucedendo o mesmo com o emprego de ferramentas de aprendizagem tais como: revistas académicas online, as bibliotecas virtuais, os dicionários online, as enciclopédias e os thesauri. A plataforma Moodle vai ser utilizado para apoiar os estudo.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 68,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se a todos os componentes da avaliação distribuída nas datas estabelecidas no horário do curso.


Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação contínua consistirá numa série de provas:

leitura 20%;
vocabulário e gramatica 20%;
ouvir, apontar e escrever 40%
apresentação oral 20% (ver provas e trabalhos especias)

na sala de aula (datas a serem fornecidas no início do curso). As provas realizadas corresponderão a 100% da nota final. Uma média em 20 valores vai ser atribuida como nota final. Se esta média for superior ou igual a 9.5, o estudante obteve classificação positiva no curso. Se a nota final for menor a 9.5, o estudante não passa o curso.

A ausência de uma prova da avaliação contínua sem justificação oficial (declaração medica ou outra) resulta numa nota de zero (0).

Se a média final for menor a 9.5, o estudante pode repetir UMA prova escrita onde obteve uma nota negativa. O resultado desta prova irá ser usado em conjunto com as notas obtidas nas outras provas para calcular uma nova média final. Se esta média for igual ou superior a 9.5, o estudante passa o curso.

Provas e trabalhos especiais

Durante as aulas tutoriais, os estudantes vão apresentar um tema para discussão com base num texto científico. Esta apresentação vai ser em pares ou grupos pequenos. Pedir-se-á que façam um resumo oral do texto e que desenvolvam formas de encorajar a participação de outros membros do seu grupo nos assuntos chaves do texto. Esta prova vale 20% do total para avaliação contínua. Cada estudante vai ter uma nota individual. Esta prova NÃO PODE SER REPETIDA.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com os regulamentos da FLUP.


Observações

Toda a informação aplica-se ao Inglês Técnico para Ciências da Nutrição. Neste caso, os textos usados vão ser desta área. As aulas vão ser realizadas na FCNAUP.

Os estudantes devem consultar o Moodle para este curso regularmente.
Recomendar Página Voltar ao Topo