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Latim

Código: MHP010     Sigla: L_HP

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História e Património

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHP 3 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No âmbito dos Mestrados em Estudos Medievais e História e Património (Ramo Arquivos Históricos), pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais do Latim que servirão de instrumento, quer para a melhor compreensão das estruturas da língua portuguesa, quer para o auxílio no trabalho em arquivo, quer ainda para a apreensão do conteúdo de textos em Latim Medieval, com vista à sua tradução.

Resultados de aprendizagem e competências

- No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução de textos do programa (latim/português; português/latim).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Considerações preliminares: - O Latim no contexto das línguas indo-europeias. - O Latim, as línguas românicas e o Português. - O Latim e o Português. - Breve história da génese do alfabeto latino. - A pronúncia do Latim. - Os casos e suas funções. - Noção de raiz, tema, desinência e característica. 2. Leitura, tradução e comentário gramatical, literário e cultural de uma seleção de textos em Latim Medieval, adaptados e anotados, fornecidos sob a forma de antologia e organizados de acordo com o nível de dificuldade e com a matéria gramatical apresentada. 3. Questões gramaticais 3.1. Morfologia 3.1.1. Flexão nominal: substantivos, adjetivos, pronomes e advérbios. 3.1.2. A flexão verbal: modo indicativo: presente, imperfeito, futuro, pretérito perfeito e mais-que-perfeito (voz ativa e passiva); modo imperativo (presente); modo conjuntivo (presente); formas nominais: infinitivo, particípio presente, particípio passado e gerúndio. 3.2. Sintaxe 3.2.1. A oração subordinante. 3.2.2. A oração coordenada. 3.2.3. A oração subordinada: relativas; completivas infinitivas; circunstanciais: temporais, causais, temporais-causais, comparativas, concessivas, condicionais e finais. 3.3. Principais complementos circunstanciais e agente da passiva. 4. Aplicação das questões gramaticais a exercícios de versão para Latim. 5. Do Latim ao Português: os fundamentos da língua portuguesa.

Bibliografia Obrigatória

HACQUARD, G.- ,J.-MAISANI, O.; Guide Romain Antique, Klincksieck, 1952
TORRINHA, F.; Dicionário Latino-Português, Porto Editora, 1942
Dicionário Português-Latino, Ed. Domingos Barreira, 1939
FERREIRA, A.; Dicionário de Latim-Português, Porto Editora, s.d.
FIGUEIREDO, J.N. e ALMENDRA, M. A., ; Compêndio de Gramática Latina, Porto Editora, 1977
Dicionário de Português-Latim, Porto Editora, 1976

Bibliografia Complementar

SOUSA, Ana Alexandra Alves de; Latim. Curriculum mentis (Exercícios de Língua Latina), Edições Colibri, 2004
MARTIN, F.; Les mots latins, Hachette , 1978
VALENTÍ FIOL, E.; Sintaxis latina, Bosch, 1999
ERNOUT, A.-MEILLET, A.; Dictionnaire Etymologique de la Langue Latine , Klincksieck, 1932
CLIMENT, M. Bassols de; Sintaxis latina , 1956
GAFFIOT, F.; Dictionnaire illustré Latin-Français, Hachette, 1978
FONSECA, C.A. Louro; Sic itur in Vrbem. Iniciação ao Latim , Instituto de Estudos Clássicos, 1992
ERNOUT, A.; THOMAS, F.; Syntaxe Latine, Klincksieck, 1972
PIMENTEL, Cristina de Sousa et alii; Latim. Exercícios resolvidos, Edições Colibri, 1998
NORBERG, D.; Manuel pratique de latin médiéval, Paris, 1980
STRECKER, K.; Introduction to Medieval Latin, English translation and revision by Robert B. Palmer, Berlin, 1957
MANTELLO, F.A.C.-RIGG, A.G. (edd.); Medieval latin. An introduction and Bibliographical Guide, Washington D.C. , 1996
HARRINGTON, K. P.; Mediaeval Latin, Chicago, 1969
WHEELOCK, Frederic M.; Wheelock’s Latin, Harper Collins Publishers, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica e trabalho prático de leitura, comentário e tradução de textos.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Filologia > Filologia clássica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas (exceto nos casos previstos na lei) e realização, com nota positiva, dos trabalhos de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

a) 50%: pela participação em aula no estudo de textos; b) 50%: pela realização de um trabalho científico do interesse do aluno (estudo ou tradução).

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as normas da Flup.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os Estudantes que não puderem frequentar as aulas deverão contactar o Professor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da Flup.

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