Metodologia do Trabalho Científico
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MHP |
8 |
MHP - Plano de Estudos |
1 |
- |
8 |
70 |
216 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Familiarizar os alunos com as fases sucessivas de construção do conhecimento científico, da escolha de um tema à apresentação final de uma dissertação, passando pela definição de indicadores que respondam ao objectivo definido e pela escolha de métodos de recolha e tratamento de dados. Esta unidade curricular pressupõe o conhecimento de métodos de pesquisa de informação e validação da mesma.
Resultados de aprendizagem e competências
Domínio de procedimentos das fases sucessivas de construção do conhecimento científico. Consolidação de procedimentos de investigação aplicada.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO 1. A escolha de um tema 2. A questão de partida: a equação de um problema 3. Os procedimentos exploratórios. Hipóteses e Conceitos 4. Definição de indicadores. 5. Critérios de recolha de informação. 6. Análise.
B. Técnicas de análise qualitativa e quantitativa
C. A escrita científica: Artigos, dissertações e relatórios de investigação: estrutura e normas.
Bibliografia Obrigatória
QUIVY, Raymond ; Manual de investigação em ciências sociais , Gradiva, 1992
RAGIN, Charles C; Constructing social research: the unity and diversity of method. , Pine Forge Press, , 1994
ALMEIDA, João Ferreira de – A investigação nas Ciências Sociais: estudo elaborado no gabinete de investigações sociais. Lisboa: Editorial Presença, 1995
BERICAT, Eduardo – La integración de los métodos cuantitativo y cualitativo en la investigación social: significado y medida. Barcelona: Ariel, 1998
BERKHOFER, Jr. Robert F. – Beyond the great story: history as text and discourse. Cambridge: Belknap Press of Harvard University, 1997
BERRY, Ralph – The research project: how to write it. London: Routledge, [1996]
BLACK, Thomas R. – Doing quantitative research in the social sciences: an integrated approach to research design measurement and statistics. London: Sage, 1998
BOOTH, Wayne C. – The craft of research. Chicago: The University of Chicago Press, 1995
BURTON, Dawn – Research training for social scientists: a handbook for postgraduate researchers. London: Sage Publications, 2000
CRESWELL, John W. – Research design: qualitative & quantitative approaches. Thousand Oaks (California): Sage Publications, [1994]
DIAS, Maria Olívia – Métodos e técnicas de estudo e elaboração de trabalhos científicos. Coimbra: Minerva, 1999
El análisis de la realidad social: métodos y técnicas de investigación. Madrid: Alianza Editorial, 2000
Jeux d’échelles : la micro-analyse à l’experience. Paris : Gallimard, 1996
KETELE, Jean-Marie de – Metodologia da recolha de dados: fundamentos dos métodos de observação, de questionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Lisboa: Instituto Piaget, [1999]
LAYDER, Derek – New strategies in social research: an introduction and guide. Cambridge: Polity Press, 1998
Metodologia aplicada de lãs ciências históricas: Historia Moderna. Santiago de Compostela: Universidad de Compostela, 1973
PIRET, Anne – L’anlyse structurale: une méthode d’analyse de contenu pour les sciences humaines. Paris : De Boeck Université, 1996
Researching society and culture. London: Sage, 1998
SANTANA CARDOSO, Ciro Flammarion – Los métodos de la historia: introducción a los problemas, métodos y técnicas de la historia demogáfica, económica y social, Barcelona: Editorial Crítica, 1979
SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (orgs.) - Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento, 1986
Theory, method and practice in social and cultural history. New York: University Press, 1992
WALLIMAN, Nicholas – Your research project: a step-by-step guide for the first-time researcher. London: Sage Publications, 2000
WRIGHT, Daniel B. – Understanding statistics: an introduction for the social sciences. London: Sage Publications, 19
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
TP: Sessões teórico-práticas com recurso a trabalho interactivo. OT: Trabalhos aplicados a fases concretas do percurso de investigação. Discussão e reflexão colectiva em torno de projectos de investigação individuais PL: Investigação aplicada : exercícios concretos aplicados a estudos de caso, procurando cobrir os diversos domínios do conhecimento envolvidos pela estrutura curricular do curso.
Software
Power point
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação > Processamento de informação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
40,00 |
| Trabalho escrito |
60,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
|
| Frequência das aulas |
76,00 |
| Trabalho de investigação |
30,00 |
| Trabalho laboratorial |
60,00 |
| Total: |
166,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de 75% de presenças a todas as modalidades de ensino/aprendizagem
Fórmula de cálculo da classificação final
Na classificação final pondera a classificação do trabalho, mas também a participação nas sessões TP e OT e o resultado dos exercícios levados a cabo nas sessões de PL, de acordo com a seguinte fórmula: TOTAL= 60% T + 40% EX T= Trabalho escrito de investigação aplicada. Aplicação dos procedimentos de investigação apresentados ao longo das horas de contacto da unidade curricular a um projecto de investigação concreto. EX = Exercícios aplicados
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular