| Código: | CINF013 | Sigla: | GSI |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 40 | Plano Oficial a partir de 2008/2009 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
- Compreender e enquadrar organizacionalmente a gestão de um serviço de informação.
- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, organização, gestão e avaliação de serviços de informação, independentemente do contexto organizacional, natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte em que se encontre registada.
- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o estudo, análise, modelação, gestão e avaliação dos processos de gestão de serviços de informação, bem como na avaliação do desempenho de serviços e pessoas.
- Adquirir os conhecimentos e competências básicos para participar na conceção, planeamento, implementação, gestão e avaliação de serviços de informação.
- Compreender e aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à gestão e avaliação de serviços de informação.
Consolidação dos conhecimentos e competências anteriormente adquiridos e aquisição de competências específicas no âmbito da função de Gestão aplicada ao caso específico de um Serviço de Informação em contextos organizacionais diversificados (institucionalizados ou não, públicos ou privados).
Perceber o papel a desempenhar pelo serviço de informação no contexto da economia de serviços e do conhecimento.
Possuir a capacidade de desenvolver uma abordagem integrada da organização (estrutura, actores e processos), do processo de gestão do serviço, integrado na gestão organizacional, e prover ao alinhamento de estratégias e objetivos.
Possuir uma visão geral, conhecimentos e aptidões básicos relativos à tipologia de serviços, às possibilidades de enquadramento orgânico, tutelas, politicas, planeamento, modelos de funcionamento, estruturação, gestão e avaliação.
Compreender e situar o papel do profissional da informação e perceber o que dele se espera em termos de referenciais e desempenho.
Fundamentos de Gestão
Sociologia das Organizações
Gestão da Informação
I. SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
1. Em contexto organizacional / institucional
2. Tipos e classificação
3. Os desafios da economia do conhecimento
II. A GESTÃO BASEADA EM PROJETOS
1. Modelos de ciclo de vida
2. Processos
3. Planeamento e controlo
3.1. Planeamento
3.2. Âmbito
3.3. Organização
3.4. Custos
3.5. Tempo
3.6. Riscos
3.7. Recursos Humanos
3.8. Qualidade
4. Execução e ciclo PDCA
III. A GESTÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
1. Serviço de Informação e Gestão da informação
2. Serviço de Informação na Era da Informação
2.1. Evolução e desafios
2.2. O “mercado”
2.3. O papel do gestor de informação
2.4. Missão, Visão e valores
3. Políticas, Recursos e Áreas Funcionais
3.1. Politicas
3.2. Recursos
3.3. Modelos de funcionamento, áreas e processos
IV - CONTROLO DE GESTÃO, QUALIDADE E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
1. Controlo de Gestão e Qualidade
2. Avaliação de Desempenho e Modelos de Excelência
V. MARKETING EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
Aulas teóricas e práticas.
As aulas teóricas basear-se-ão numa exposição dos conteúdos acompanhada por apresentação multimédia.
Realizar-se-ão aulas práticas/sessões tutoriais, assim como serão apresentados casos de estudo, projetos, atividades e realizadas visitas de estudo.
Sempre que oportuno, será explorado o uso e manipulação de recursos, ferramentas e aplicações informáticas direcionadas à gestão, nomeadamente ao modelo de gestão por projetos (ao longo das apresentações de casos e projetos).
Está prevista a participação presencial, exame final (50% - prova sem consulta, com a duração de 2 horas) e trabalho prático obrigatório, objeto de relatório escrito, com enquadramento teórico e levantamento do estado da arte na temática selecionada, e de apresentação oral em espaço de aula (50% - 70% relatório escrito + 30% apresentação oral).
Poderá ainda ser efetuado um trabalho prático opcional (individual): acresce até 2 valores (0/20) à classificação obtida na componente "Trabalho prático".
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 56,00 |
| Frequência das aulas | 50,00 |
| Trabalho de investigação | 54,00 |
| Total: | 160,00 |
De acordo com as Normas em vigor.
Avaliação de frequência: Exame final: 50% (prova sem consulta, com a duração de 2 horas) + 50% Trabalho de investigação (70% relatório escrito + 30% apresentação oral).
Nada a indicar.
De acordo com as normas em vigor.
De acordo com as normas em vigor.
O trabalho prático envolve uma componente obrigatória (tema a seleccionar de lista de temas a disponibilizar) e uma componente opcional (participação no programa de empreendedorismo Graduate Programme ou elaboração de trabalho sobre as normas ISO 9000 e ISO 9001) que poderá acrescer até 2 valores a nota do trabalho prático.
A componente obrigatória do trabalho prático será objecto de relatório escrito (a entregar aquando da realização do exame) e apresentação oral (em espaço de aula).
A componente opcional do trabalho prático será objecto de relatório escrito (a entregar aquando do exame) para o trabalho das normas, devendo, no caso do empreendedorismo, ser apresentado o Sumário Executivo e Plano de Negócio elaborados (a entregar aquando do exame).
A avaliação envolve, necessariamente, a realização de todas as componentes obrigatórias especificadas (trabalho prático e exame).