Leitura Histórica do Espaço
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolver competências na abordagem multidisciplinar das relações entre espaço geográfico, tempo, sociedades, culturas e ambiente
- Potenciar a interpretação crítica de fontes
- Analisar documentos na perspectiva da reconstituição dos territórios do passado à escala local
- Desenvolver experiências de leitura paisagística em trabalhos de campo
Programa
1.Enquadramento teórico-metodológico. Ambiente natural, espaço e paisagem cultural : um panorama na longa duração no sul da Europa.
2.Leituras históricas e reconstituição paisagística. Fontes textuais, cartográficas e iconográficas
3. Alguns exemplos de leitura histórica e escala local, regional e zonal. Dos documentos aos cenários de leitura do espaço
4.Leituras paisagísitcas ao vivo: saídas de campo
Bibliografia Obrigatória
Fund. Luso-Americana-LPN-Público, Vol VII; Árvores e florestas de Portugal, 2007
GONZÁLEZ DE MOLINA, M. e MARTÍNEZ ALIER, J; História e Ecologia, Revista Ayer, nº 11, Marcial Pons, Madrid, 1993
HUGHES, J. Donald; What is Environmental History?, Malden, MA: Polity Press, 2006
ed. M. Barrué-Pastor et G. Bertrand; Les temps de l'environnement, PUM/CNRS, 2000
Instituto de História Moderna; O litoral em perspectiva histórica (XVI-XVIII), FLUP, 2002
ROBIC, M. C. (ed); Du milieu à l'environnement. Pratiques et représentations du rapport homme/nature depuis la renaissance, Economica, Paris, 1992
SCHAMA, S.; Le paysage et la mémoire, Seuil, Paris, 1999
SIMMONS, I.G.; História do Ambiente, Teorema, Lisboa, 2007(1ªed, 1993)
TABORDA, J.P.; M.J. ALCOFORRADO; J.C. GARCIA ; O clima do Sul de Portugal no século XVIII, CEG, Lisboa, 2004
TUAN, Yi-Fu; Topophilia. A study of environmental perception. Attitudes and values, Prentice Hall, New Jersey, 1974 (2ªed, 1990)
WORSTER, D.; The ends of the earth: perspectives of modern environmental history, Polity Press, Cambridge, 1994
Observações Bibliográficas
Fornecida ao longo das aulas, nomeadamente artigos e bibliografia sobre Portugal
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Seminários teórico-práticos, com a ocorrência de debates sobre temáticas pré-estabelecidas.
Práticas laboratoriais orientadas para leituras de fontes à escala local ou regional e para preparação do trabalho de campo.
Trabalho de campo na região Norte e Centro.
Software
PPT e PDF de apoio aos seminários
Palavras Chave
Ciências Sociais > Geografia > Geografia histórica
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
| Trabalho de campo |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
|
|
| Práticas laboratoriais em cartografia |
Participação presencial |
20,00 |
|
|
| Estudo e preparação para a avaliação, em trabalho final |
Trabalho escrito |
136,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
75% de presença em todas as horas de contacto previstas
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho: 70%
Relatório do trabalho de campo: 20%
Desempenho: 10%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Uma recensão bibliográfica para as dispensas de frequência previstas na lei.
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento em vigor