Paleografia e Diplomática
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1) proporcionar aos alunos conhecimentos que lhe permitam ler e interpretar fontes históricas escritas, sobretudo relacionadas com a História de Portugal.
2) fornecer elementos que permitam, após a leitura de um documento, analisar os seus caracteres externos e internos
3)analisar criticamente os documentos, retirando informação de diversos tipos de fontes históricas
3) habilitar os alunos a responder a questões de diversos tipos sobre documentação variada (como por exemplo "quem escreveu?", "quando?", "onde?", "com que fim?", etc.)
4) habilitar os alunos a classificar os diferentes tipos de documentos (quanto à natureza, proveniência, etc.)
Programa
A) Paleografia
1.Conceito e História da Paleografia
2.Os grandes ciclos da Escrita latina
3.A escrita em Portugal nos séculos IX- XVI :
3.1.Tipologias
3.2.Transcrição de Documentos
B)Diplomática
1. Conceito e História da Diplomática
2.Os agentes da Escrita : centros produtores e “profissionais” da Escrita
3.Os documentos : génese, tradição e conservação.
4.A classificação dos actos escritos
5.A estrutura dos actos escritos. Fórmulas e formulários.
Bibliografia Obrigatória
SANTOS, Maria José Azevedo; A evolução da língua e da escrita, in Nova Historia de Portugal, vol. III - Portugal em definição de fronteiras, Lisboa: Presença, 1996, p. 604-634
COSTA, Avelino de Jesus da; Álbum de paleografia e diplomática portuguesas. 6ª ed . , Coimbra : Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Instituto de Paleografia e Diplomática, 1997. ISBN: 0-007-894-52-X
SANTOS, Maria José Azevedo ; Ler e compreender a escrita na Idade Média, Edições Colibri/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Lisboa, 2000
COELHO, Maria Helena da Cruz et alii; Estudos de Diplomática Portuguesa, Lisboa: Edições Colibri / Faculdade de Letras a Universidade de Coimbra, 2001
BISCHOFF, Bernhard ; Paléographie de l’Antiquité romaine et du Moyen Age Occidental, Tradução francesa, , Picard, Paris, 1985. ISBN: 2-7084-0113-0
GUYOTJEANNIN, Olivier; PICKE, Jacques e TOCK, Benôit-Michel ; Diplomatique Médiévale, Col. L'Atelier du Medieviste 2,, Brepols, 1993. ISBN: 2-503-50312-8
CARCEL ORTÍ, Mª Milagros (ed.); Vocabulaire International de la Diplomatique, Valencià, Conselleria de Cultura, Universitat de Valencià, 1994. ISBN: 84-370-1520-0
COSTA, Avelino de Jesus da; Normas Gerais de Transcrição de Documentos e Textos Medievais e Modernos, 3ª edição, Coimbra : Faculdade de Letras, 1993
MARQUES, José; Práticas Paleográficas em Portugal no século XV, Separata da Revista da Faculdade de Letras - Ciências e Técnicas do Património, I Série, vol. I, Porto: Faculdade de Letras, 2002
SANTOS, Maria José Azevedo; Da visigótica à carolina: a escrita em Portugal de 882 a 1172, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e J.N.I.C.T., 1994
Observações Bibliográficas
Será indicada Bibliografia específica, ao longo do semestre
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
aulas TP: Exposição teórica das matérias versadas, seguida de exemplificação com documentação manuscrita e/ou impressa. Transcrição de documentos de diversa tipologia.
aulas OT: análise de documentos publicados, em diferentes perspectivas.
Palavras Chave
Humanidades > História > Paleografia
Humanidades > Ciência da Informação > Diplomática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Testes de avaliação |
Exame |
6,00 |
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| Sessões de orientação tutorial |
Participação presencial |
7,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo e trabalho individual |
Estudo autónomo |
93 |
|
|
Total: |
93,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com as Normas de Avaliação da FLUP (75 % de frequência obrigatória).
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 30%.
Participação nas aulas (10 %) e realização de 2 exercícios intermédios de transcrição: 30%+ 30 %.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
NAO HÁ AVALIAÇÃO ESPECIAL NESTA DISCIPLINA (Todos os alunos devem cumprir todos os momentos de avaliação).
Melhoria de classificação
Na época de recurso a avaliação será feita unicamente através de um exame (não serão tidos em conta os exercícios intermédios).