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Sistemas de Arquivo e de Biblioteca

Código: CINF031     Sigla: SAB

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 42 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 5 -
FCOGIM 0 Plano de Estudos 1 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender a evolução dos sistemas de informação de arquivo e de biblioteca e o desenvolvimento das disciplinas que estiveram na origem da Ciência da Informação; caraterizar adequadamente os diferentes tipos de arquivo e de biblioteca; adquirir competências para aplicar o método de investigação quadripolar aos sistemas de arquivo e de biblioteca, no que respeita especialmente às operações de caráter técnico e à apresentação dos resultados da investigação.

Programa

I. Retrospetiva epistemológica da evolução dos sistemas de informação (S. I.) arquivo e biblioteca
1. Das origens ao Renascimento: a formação dos S. I.
1.1. A organização dos sistemas de arquivo e biblioteca nas civilizações pré-clássicas e clássicas, na Grécia e em Roma
1.2. O desenvolvimento dos sistemas de arquivo e biblioteca no período medieval, com particular relevo para os das instituições monásticas; génese dos sistemas de informação portugueses, com realce especial para o Arquivo da Coroa (Torre do Tombo)
2. Do Renascimento à Revolução Francesa: evolução "natural" dos S. I.
2.1. O Humanismo e o Renascimento e sua influência na abertura e culturalização dos sistemas de informação
2.2. O papel dos arquivos ao serviço dos Estados Modernos e da centralização do poder real; a importância do Arquivo da Torre do Tombo no século XVI
2.3. As bibliotecas particulares e eruditas, o desenvolvimento da bibliografia e da cultura livresca
3. Da Revolução Francesa aos anos 60 do século XX: a consolidação do paradigma histórico-tecnicista
3.1. A ideologia liberal e seus reflexos, particularmente no caso português
3.2. O desenvolvimento da História e o Positivismo, com especial realce para a realidade portuguesa
3.3. O desenvolvimento tecnológico e o acentuar da vertente técnica; papel da Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos, no contexto português
4. A modernidade e a mudança de paradigma: a transição para a era pós-custodial; visão panorâmica da evolução ao nível internacional e nacional
II. Caracterização dos sistemas de informação arquivo e biblioteca à luz da teoria sistémica
1. Breve abordagem da teoria sistémica
2. Tipologia dos sistemas de informação arquivo
3. Tipologia dos sistemas de informação biblioteca
III. A aplicação do método de investigação quadripolar aos sistemas de informação arquivo e biblioteca - abordagem geral
1. As operações do pólo técnico (em particular a análise/avaliação)
2. As operações do pólo morfológico

Bibliografia Obrigatória

1 - BAUTIER, Robert-Henri; Les Archives. 3ème éd., Paris : Gallimard, cop. 1961 (p. 1.121-1.166)
2 - BAUTIER, Robert-Henri; La Phase cruciale de l´histoire des archives : la constitution des dépôts d'archives et la naissance de l'archivistique (XVIe-début du XIXe siècle). (Archivum. Paris. 18 (1968) 139-150)
3 - DELSALLE, Paul; Une Histoire de l'Archivistique, Québec : Presses Universitaires du Quebéc, 1998. ISBN: 2-7605-0898-6
4 - DUCHEIN, Michel; The History of European archives and the developments of archival profession in Europe. (The American Archivist. Chicago. ISSN 0360-9081. 55 (1992) 14-24)
5 - FAVIER, Jean; Les Archives. 3ème éd., Paris : PUF, 1975. (Que sais-je?; 805)
6 - HARRIS, Michael H.; History of libraries in the western world. 4th ed., Lanham; London : The Scarecrow Press, cop. 1995. ISBN: 0-8108-2972-X
7 - JASIS - Journal of the American Society for Information Science (New York. ISSN 0002-8231. 48:4 (Apr. 1997); 48:9 (Sept. 1997))
8 - LERNER, Fred; The Story of libraries from the invention of writing to the computer age, New York : Continuum, 1998. ISBN: 0-8264-1114-2
9 - LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérard; Investigação qualitativa : fundamentos e práticas, Lisboa : Instituto Piaget, 1994. ISBN: 972-9295-75-1
10 - LILLEY, Dorothy B.; TRICE, Ronald W.; A History of Information Science : 1945-1985, San Diego [etc.] : Academic Press, 1989. ISBN: 0-12-450060-9
11 - PALLIER, Denis; Les Bibliothèques. 9ème éd., Paris : PUF, 2000. ISBN: 2-13-050738-7 (Que sais-je?; 944)
12 - RIBEIRO, Fernanda; O Acesso à informação nos arquivos, Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência e do Ensino Superior, 2003. ISBN: 972-31-1017-2 (vol. 1)
13 - RIBEIRO, Fernanda; Para o estudo do paradigma patrimonialista e custodial: a Inspecção das Bibliotecas e Arquivos e o contributo de António Ferrão (1887-1965), Porto : CETAC - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação; Edições Afrontamento, 2008. ISBN: 972-36-0948-6
14 - SHERA, Jesse H.; CLEVELAND, Donald B.; History and foundations of Information Science (Annual Review of Information Science and Technology. Washington. 12 (1977) 249-275)
15 - SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda; Das "Ciências" Documentais à Ciência da Informação : ensaio epistemológico para um novo modelo curricular, Porto : Edições Afrontamento, 2002. ISBN: 972-36-0622-4 (Biblioteca das Ciências do Homem. Plural; 4)
16 - SILVA, Armando Malheiro da [et al.]; Arquivística : teoria e prática de uma ciência da informação. 2.ª ed., Porto : Edições Afrontamento, 2002. ISBN: 972-36-0483-3 (Biblioteca das Ciências do Homem. Plural; 2)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição da matéria nas aulas teórico-práticas, apoiada em transparências ou projeções. Discussão dos temas do programa com os estudantes, partindo de guiões das aulas disponibilizados no SIGARRA e de leituras adicionais. Realização de exercícios práticos relativos ao ponto III do programa da unidade curricular.
O esclarecimento de dúvidas e a orientação dos trabalhos decorrerão no âmbito das sessões de orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia
Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística
Humanidades > Ciência da Informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Trabalho escrito individual Trabalho escrito 15,00 2012-11-07
Trabalho escrito individual Trabalho escrito 15,00 2012-12-12
Exame final Exame 2,00 2013-02-16
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação do estudo Estudo autónomo 47 2013-02-15
Total: 47,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação de dois pequenos trabalhos individuais sobre temas do programa, baseados fundamentalmente em sínteses de leituras - cada um dos trabalhos terá a cotação de 15% da nota final. Deverão ser apresentados no início de Novembro e no início de Dezembro, em datas a estabelecer no início das aulas.
Exame final - prova sem consulta com a duração de duas horas - cotação 70%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores não estão dispensados da apresentação de todos os elementos de avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser obtida mediante a repetição do exame final. Não é possível a reformulação dos trabalhos para melhoria de nota.
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