Organização e Representação da Informação II
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
80 |
Plano Oficial para 2007/2008 |
2 |
- |
7 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiriram competências para criar pontos de acesso à informação, por autores/produtores de informação, por títulos e por assuntos, utilizando, neste caso, linguagens de indexação combinatórias (tesauros) e categoriais (classificações); deverão ainda compreender e aplicar técnicas de controlo de autoridade no estabelecimento dos pontos de acesso à informação.
Programa
I
O acesso por produtores e por título: a catalogação
1. Determinação dos pontos de acesso principais e secundários
1.1. Obras da responsabilidade de um só autor (pessoa ou colectividade)
1.1.1. Obras anónimas ou de autoria incerta
1.2. Obras de responsabilidade partilhada
1.3. Compilações e obras de responsabilidade solicitada
1.4. Obras de responsabilidade mista
1.4.1. Alteração de obras já existentes
1.4.1.1. Alteração de textos (adaptações, ilustração, revisões, anotações, traduções)
1.4.1.2. Alteração de obras de arte (adaptações, reproduções)
1.4.1.3. Alteração de música e registos sonoros
1.4.2. Obras resultantes da participação diferenciada de pessoas ou colectividades
1.5. Obras relacionadas
1.6. Regras especiais
1.6.1. Publicações de carácter legislativo e judicial
1.6.2. Algumas publicações religiosas
2. Determinação da forma dos pontos de acesso por produtores e por título
2.1. Nomes de pessoas
2.2. Nomes de colectividades
2.3. Títulos
3. Entidades produtoras em arquivos
3.1. A norma ISAAR(CPF): os pontos de acesso para entidades produtoras (pessoas, colectividades e famílias)
II
O acesso por assuntos: a indexação
1. O processo de indexação por assuntos
1.1. Fases da indexação por assuntos
a) Reconhecimento / Identificação dos conceitos: a Norma Portuguesa 3715
- Análise do conteúdo informacional - métodos
- Identificação e selecção dos conceitos
b) Representação dos conceitos:
- Termo de acesso
- Noção de coordenação
- Linguagens de indexação
2. As linguagens de indexação
2.1. As linguagens categoriais: classificações enumerativas e facetadas
2.1.1. Princípios básicos, estrutura e método de construção
2.1.2. Análise de um sistema de classificação: a CDU
2.2. As linguagens combinatórias ou vocabulares
2.2.1. Filosofia geral; princípios e regras - a Norma Portuguesa 4036
2.2.2. Instrumentos de apoio - listas e tesauros
Bibliografia Obrigatória
CHAUMIER, Jacques; Analyse et langages documentaires : le traitement linguistique de l'information documentaire, Paris : Entreprise Moderne d'Édition, 1982
CLARK, Doris Hargrett; Authority control : principles, applications and instructions, Chicago : American Library Association, 1990. ISBN: 0-8389-0516-1
CONSEIL INTERNATIONAL DES ARCHIVES. Comité sur les normes de description; ISAAR(CPF) : norme internationale sur les notices d'autorité utilisées pour les archives relatives aux collectivités, aux personnes et aux familles. 2ème éd., Paris : C. I. A., 2004
FID; Classificação Decimal Universal : edição média em língua portuguesa. 2.ª ed., Brasília : Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 1987. 2 vol.
GIL URDICIAIN, Blanca; Manual de lenguajes documentales. 2.ª ed. revisada y ampliada, Gijón : Ediciones Trea, 2004. ISBN: 84-9704-138-0
JOINT STEERING COMMITTEE FOR REVISION OF AACR; Anglo-american cataloguing rules. 2nd ed. rev., Ottawa : Canadian Library Association, 1998. ISBN: 0-8389-3485-4
LANCASTER, F. W.; Thesaurus construction and use : a condensed course, Paris : UNESCO, 1985. (PGI-85/WS/11)
MENDES, Maria Teresa Pinto; SIMÕES, Maria da Graça; Indexação por assuntos : princípios gerais e normas, Lisboa : Gabinete de Estudos a&b, 2002. ISBN: 972-98827-0-3
MORENO FERNÁNDEZ, Luís Miguel; BORGOÑÓS MARTÍNEZ, María Dolores; Teoría y práctica de la Clasificación Decimal Universal (CDU). 2.ª ed. rev, corr. y ampl., Gijón : Ediciones Trea, 2002. ISBN: 84-9704-051-1
PORTUGAL. Instituto Português da Qualidade. Comissão Técnica 7; Norma portuguesa 3715 : documentação : método para a análise de documentos, determinação do seu conteúdo e selecção de termos de indexação, Lisboa : I.P.Q., 1989
PORTUGAL. Instituto Português da Qualidade. Comissão Técnica 7; Norma Portuguesa 4036 : documentação : tesauros monolingues : directivas para a sua construção e desenvolvimento, Lisboa : I.P.Q., 1993
Regras portuguesas de catalogação. Coordenação técnica, revisão e índices Armando Nobre de Gusmão, Fernanda Maria Guedes de Campos , José Carlos Sottomayor. 2.ª reimp., Lisboa : Biblioteca Nacional, 1999. vol. 1 (Publicações técnicas)
UNISIST; Principes d'indexation, Paris : UNESCO, 1975. (SC.75/WS/58)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas decorrerão com o apoio de projecções e dos instrumentos normativos essenciais nesta unidade curricular. Nas aulas práticas serão realizados exercícios de aplicação (catalogação e indexação).
As aulas de orientação tutorial serão destinadas ao esclarecimento de dúvidas e à orientação dos trabalhos.
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
75,00 |
|
|
| Trabalho escrito (individual ou de grupo) |
Trabalho escrito |
60,00 |
|
|
| Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo da matéria leccionada |
Estudo autónomo |
52 |
2008-07-31 |
|
Total: |
52,00 |
|
Obtenção de frequência
A frequência nas aulas (75% de presenças obrigatórias) é considerada uma condição indispensável para aprovação na unidade curricular, conforme o disposto nas normas de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação consta de um trabalho individual ou de grupo (2 estudantes) e de um exame final. Cada uma destas componentes de avaliação vale 50%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores não estão dispensados de nenhuma das componentes de avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser obtida mediante a reformulação do trabalho e/ou a repetição do exame.