Lógica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos desenvolvam o raciocínio (de tipo dedutivo) efectuado em linguagem natural e dominem alguns dos conceitos essenciais da lógica actual, com vista à sua posterior aplicação na estruturação de linguagens de indexação e na análise de sistemas de informação e na recuperação de informação.
Programa
1. Introdução ao estudo da lógica.
1.1 Argumentos, validade e correcção de um argumento, proposições, condições de verdade, valores de verdade e forma lógica.
1.2 Lógica clássica e lógica moderna (simbólica ou matemática).
2. Lógica Proposicional.
2.1 As operações de negação, conjunção, disjunção, condicionalização (material) e bicondicionalização (material).
2.2 A análise lógica de nível proposicional.
2.3 Testes de validade: inspectores de circunstâncias, implicações lógicas e interpretações invalidantes.
2.4 Introdução aos aspectos dedutivos da Lógica Proposicional.
3. Lógica de Predicados.
3.1 Referência e predicação: constantes, variáveis, predicados e aridade de um predicado, condições, substituição e identidade.
3.2 As operações de quantificação existencial e quantificação universal.
3.3 O nível intraproposicional de análise lógica: semântica lógica e interpretações.
3.4 Lógica de classes.
3.5 Introdução aos aspectos dedutivos da Lógica de Predicados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GRIZE, Jean-Blaise – História. Lógica das classes e das proposições. Lógica dos predicados. Lógicas modais. Trad. Filipe Araújo; rev. da trad. Francisco Sardo. In PIAGET, Jean, dir. – Lógica e Conhecimento Científico. Porto : Livraria Civilização, 1980. vol. 1, p. 117-245.
NEWTON-SMITH, W. H. – Lógica : um Curso Introdutório. Rev. e corr. pelo autor para a ed. portuguesa; trad. e notas Desidério Murcho. Lisboa : Gradiva, 1998. (Col. Filosofia Aberta).
OLIVEIRA, Augusto Franco de – Lógica e Aritmética : uma Introdução Informal aos Métodos Formais. 2ª ed. rev. e ampl. Lisboa : Gradiva, 1996. (Col. Trajectos Ciência).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos. Org. João Branquinho, Desidério Murcho. Lisboa : Gradiva, 2001. (Col. Filosofia Aberta).
FORBES, Graeme – Modern Logic : a text in elementary symbolic logic. New York ; Oxford : Oxford University Press, 1994.
HODGES, Wilfrid – Logic : an Introduction to Elementary Logic. Rep. [London?]: Penguin Books, 1991.
HOFSTADTER, Douglas R. – Gödel, Escher, Bach : Laços Eternos. Trad. José Viegas Filho, A. J. Franco de Oliveira; rev. e coord. da ed: A. J. Franco de Oliveira. Lisboa : Gradiva, 2000. (Col. Ciência Aberta).
LEMMON, E. J. – Beginning Logic. 2nd ed., 1st rep. Boca Raton [etc.] : Chapman & Hall ; CRC Press, 1998.
LIPSCHUTZ, Seymour – Teoria dos Conjuntos. Trad. Fernando Vilain Heusi da Silva. Rio de Janeiro [etc.] : Makron ; McGraw-Hill, 1972. (Col. Schaum).
NIDDITCH, P. H. – The Development of Mathematical Logic. Reimp. [Bristol?] : Thoemmes Press, 1998. (Key Texts. Classic Studies in the History of Ideas).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas incluirão a exposição da matéria, o comentário de passagens essenciais das obras referidas na bibliografia básica e a discussão de exemplos especialmente relevantes. A componente prática das aulas incluirá a resolução de exercícios mais ou menos típicos. A participação dos alunos é requerida na discussão dos exemplos e na resolução de exercícios.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Lógica
Ciências Físicas > Matemática > Lógica matemática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Exame Final |
Exame |
3,00 |
|
|
| Estudo (Exame Final) |
Exame |
25,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo da matéria |
Estudo autónomo |
78 |
|
|
Total: |
78,00 |
|
Obtenção de frequência
Assiduidade (presença em 75% das aulas previstas, com excepção para os casos previstos na lei e para alunos que obtiveram frequência no ano lectivo anterior).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua (cf. Métodos de Ensino) e avaliação final por exame: prova escrita, com a duração de 2H30m, e prova oral, se necessário ou requerido. Nota de exame arredondada.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.