Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CINF020

Inglês Técnico

Código: CINF020     Sigla: INGTEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Linguagem

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 53 Plano Oficial a partir de 2008/2009 1 - 5 50 135

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No campo da Ciência da Informação, poucos duvidam da importância do Inglês como um meio para a comunicação global.

Alunos deste curso precisam de elaborar conhecimento de como Inglês pode ser usado como uma ferramenta para a recuperação, interpretação e divulgação de informações a esse nível de estudo acadêmico.
Inglês Técnico para a Ciência da Informação é um curso concebido para ajudar os alunos a desenvolver confiança no uso de Inglês em suas áreas de estudo, bem como motivá-los a desenvolver um senso de realização na utilização deste meio para a realização de determinados objetivos acadêmicos. Espera-se que também enriqueça o estudo dos alunos em outras disciplinas.
O curso irá centrar-se principalmente no desenvolvimento de fluência receptiva e as habilidades de leitura envolvidas no estudo de vários textos dentro da área de Ciência da Informação. No entanto, os alunos também terão alguma oportunidade de desenvolver suas habilidades produtivas em falar e escrever sobre os textos discutidos durante as aulas.

Programa

1. Vocabulário
Para desenvolver a consciência lexical dos alunos através de:
• chamar a atenção para a formação de palavras e relações lexicais
• desenvolver a compreensão da terminologia da Ciência da Informação, em particular na área da Informática e da Internet, bem como indexação e catalogação.
• identificar e analisar o uso de palavras-chave no contexto técnico

2. Leitura
Leitura será o foco principal do curso e esperamos oferecer oportunidades para que os alunos desenvolvam a fluência receptiva através de:
• desenvolvimento de estratégias, tais como a previsão de conteúdo / perguntas de antecipação
• analisar a organização dos textos em termos de layout, os padrões de temática, idéias principais e secundárias
• praticar várias modalidades de leitura, como skimming de essência / digitalização para a localização e extração de informações específicas / leitura completa para a compreensão pormenorizada
• utilizando uma variedade de materiais de leitura dentro das áreas de estudo dos alunos, tanto em papel como em forma digital.
3. Audição
Desejamos fornecer uma oportunidade de praticar e melhorar a habilidade de:
• estudar estratégias de reconhecimento de marcadores semânticos
• desenvolvimento de estratégias, tais como a previsão de conteúdo / criação de perguntas de antecipação
• utilizando uma variedade de materiais dentro de várias áreas de estudo
• Ajudar os alunos a escutar audiotexts on-line a seu próprio ritmo.

4. Escrita
Os estudantes irão receber orientação sobre como escrever textos simples relativos à área temática e produzir sínteses de materiais lidos.

5. Fala
Para desenvolver a competência de comunicação oral, praticando:
• a solicitação e fornecimento de informações;
• apresentação de ideias / opiniões, na sala de aula e em grupos tutoriais.
• descrição e avaliação de textos / sistemas / procedimentos / processos
• explicações dentro de vários contextos relacionados à Ciência da Informação.

Atenção também será dada à pronúncia de vocabulário técnico, bem como à acentuação de palavras e frases.
O material do curso estará diretamente relacionado com a bibliografia em Inglês que os alunos têm em suas outras áreas de interesse, bem como livros e periódicos relacionados à Ciência da Informação. Além disso, os alunos devem ter acesso ao seguinte:

ESTERAS, Santiago Remacha & FABRÉ, Elena Marco Professional English in Use – For Computers and the Internet 2007 Cambridge University Press

Bibliografia Obrigatória

Rundell Michael (chief editor); Macmillan English Dictionary for Advanced Learners, Macmillan, 2002. ISBN: 0 333 99254 7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

ABORDAGEM ao ensino e aprendizagem

As aulas serão de natureza prática. Aprendizagem activa e participação serão incentivados o tempo todo. Os alunos deverão assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem, com auto-avaliação sendo uma das principais características do estudo independente. Os alunos irão completar um questionário de necessidades no início do curso, bem como listas de habilidades gramaticais e de estudo. Estas serão uma fonte de referência constante no curso.

As atividades na sala de aula vão incluir: discussões de textos em grupo e pares; tarefas comunicativas/ resolução de problemas; dramatizações; mini-apresentações; investigação em pequena escala e utilização da internet em um laboratório de informática; análises de corpora online.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 135,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

É obrigatoria a frequência em 75% de aulas. Todas as provas são obrigatórias.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação consistirá de uma série de provas (leitura / vocabulário etc) na sala de aula (data a ser fornecida no início do curso), bem como uma apresentação oral sobre um texto de sua escolha relacionado com a Ciência de Informação (ver abaixo).

Provas realizadas na sala de aula darão 60% da nota final, enquanto o exame final será composto por uma prova escrita com o valor de 40% da nota total.

Provas e trabalhos especiais

Dependendo dos números de estudantes, os alunos podem apresentar um tema para discussão, com base num texto escrito.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em acordo com as regulações da FLUP.

Melhoria de classificação

Em acordo com as regulações da FLUP.

Observações

Aulas serão dadas em inglês.
Recomendar Página Voltar ao Topo