História da Cultura
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
História |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fazer passar sólidos conhecimentos sobre os grandes movimentos culturais que marcaram a evolução da humanidade, desde a Antiguidade Clássica aos nossos dias
Programa
1. Cultura e civilização
2. Cristianismo e pensamento clássico
3. Monaquismo Cristão e cultura
4. Cultura popular e erudita em finais da Idade Média
5. O Humanismo Renascentista
6. Humanismo e Reforma
7. O Iluminismo e as transformações na vida cultural setecentista
8.A laicização da cultura
9.O Romantismo e a sua influência
10.A escola e o papel social do homem instruído
11.As ciências e a sua afirmação (séculos XIX-XX)
12.A hegemonia cultural da Europa no mundo
13.A Massificação da cultura: os media de massas - cinema, rádio e televisão – e o seu impacto
Bibliografia Obrigatória
BANNIARD, Michel - ; Génese Cultural da Europa: séculos V-VIII, Lisboa, 1995
CHARTIER, Roger - ; A história cultural: entre práticas e representações, Lisboa: Difel, 1988
LECLERC, Gérard, Trad. port.; A sociedade de comunicação. Uma abordagem sociológica e crítica, Lisboa, Instituto Piaget, 2000
CASTELLS, Manuel ; La era de la información, 3ª ed., 3 vols., trad. esp, Madrid: Alianza Editorial., 2001
CIDADE, Hernani - ; Lições de Cultura e Literatura Portuguesas. 7ª ed., Coimbra: Coimbra Editora, Ld.ª, 1984. , Coimbra: Coimbra Editora, Ld.ª, 1984.
ARIÈS, Philippe; DUBY, Georges (dir.) ; História da vida privada. 2 – Da Europa Feudal ao Renascimento, Porto, Ed. Afrontamento, 1990
DELUMEAU, Jean - ; DELUMEAU, Jean - La civilisation de la renaissance, Paris: Arthaud, 1967.
GUREVITCH, Aron I.; As categorias da Cultura Medieval: Editorial Caminho , Lisboa, Editorial Caminho , 1991
LE GOFF, Jacques ; Os intelectuais da Idade Média, Lisboa: Gradiva, 1990
LEBRUN, François; As grandes datas do Cristianismo, Lisboa: Ed. Notícias, 1992
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino teórico-prático; Na vertente prática, a cadeira implica visitas de estudo a bibliotecas com fundo antigo e a arquivos históricos, enquanto meios de sensibilização dos alunos para a importância desses núcleos documentais na preservação da herança cultural da humanidade.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
| Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2013-02-28 |
| Trabalho |
Trabalho escrito |
25,00 |
|
2013-02-28 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo e trabalho individual |
Estudo autónomo |
76 |
2013-02-28 |
| Orientação tutorial |
Frequência das aulas |
7 |
2013-02-28 |
|
Total: |
83,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média da classificação obtida nas duas questões que integram o exame final e da nota atribuída aos trabalhos especiais se os houver.
Provas e trabalhos especiais
Os alunos podem apresentar trabalhos sobre uma das temáticas abordadas.
Melhoria de classificação
Através do recurso a qualquer uma das componentes da avaliação (exame final ou trabalho de investigação)