Gestão de Serviços de Informação
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender e enquadrar organizacionalmente a gestão de um serviço de informação.
- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, organização e avaliação de serviços de informação, independentemente da natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte em que se encontre registada.
- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o estudo, análise e avaliação dos processos de gestão de serviços de informação.
- Adquirir a capacidade para aplicar as técnicas de organização e avaliação de serviços de informação
- Compreender e aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à gestão de serviços de informação.
Programa
1. INTRODUÇÃO
1.1. Os Serviços de Informação: da visão clássica à Gestão de Informação de Qualidade
2. POLÍTICAS INTERNACIONAIS E NACIONAIS
2.1. A nível internacional
2.1.1. Organismos internacionais
2.1.2. Política internacionais
2.2. A nível nacional
2.2.1. Sistema Nacional de Arquivos
2.2.1.1. Organismos nacionais, coordenadores e consultivos
2.2.1.2. Rede de Arquivos Distritais
2.2.1.3. Rede de Arquivos Municipais
2.2.1.4. Rede Portuguesa de Arquivos
2.2.2. Sistema Nacional de Bibliotecas
2.2.2.1. Organismos nacionais, coordenadores e consultivos
2.2.2.2. Rede de Bibliotecas Públicas
2.2.2.3. Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)
2.2.2.4. Rede de Bibliotecas Universitárias (RUBI)
3. A GESTÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
3.1. Gestão: conceitos, modelos, funções e níveis
3.2. A Gestão baseada em projectos
3.2.1. Modelos de ciclo de vida de projectos
3.2.2. Planeamento e controlo de projectos
3.2.2.1. Gestão do Âmbito
3.2.2.2. Gestão da Organização
3.2.2.3. Gestão da Qualidade
3.2.2.4. Gestão dos Custos
3.2.2.5. Gestão do Tempo
3.2.2.6. Gestão dos Riscos
3.2.2.7. Gestão dos Recursos Humanos
3.2.2.8. A Realização de Projectos
3.3. Recursos Materiais
3.4. Recursos Financeiros
3.5. Recursos Humanos
4. A QUALIDADE EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
4.1. Conceitos
4.2. Normas da série ISO 9000
4.3. Normas relativas à gestão de serviços de informação e à gestão da informação ( ISO 15489-1 e 2; ISO/TS 23081-1:2004; ISO/TS 23081-2:2007; NP ISO 11620:2004; NP ISO 11620:2004/A1 2006; NP 4427:2003; AS 5090; ISDF; ISIAH; etc.)
4.4. O Sistema de Gestão de Qualidade e a certificação
5. O MARKETING EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
Bibliografia Obrigatória
ALLAN, Barbara; Project management : tools and techniques for today's ILS professional, Facet, 2004. ISBN: 1-85604-504-8
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS ; Adapting marketing to libraries in a changing and world-wide environment : papers, Munchen : K.G. Saur, 2000. ISBN: 3-598-21811-7
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo ; Gestão integrada do Sistema de Informação Municipa, Gabinete Páginas a&b, 2003. ISBN: 0873-5670
BRYSON, Jo ; Effective library and information centre management, Hampshire : Gower, 1996. ISBN: 0-566-05640-2
CEITIL, Mário ; Gestão de recursos humanos : para o século XXI, Lisboa : Edições Sílabo, 2006. ISBN: 972-618-428-2
DUCHEIN, Michel ; Les bâtiments et équipements d'archives, . Paris : Archives Nationales, 1985. ISBN: 2-86000-114-X
KOTLER, P. ; Marketing para organizações que não visam o lucro, São Paulo : Atlas, 1994. ISBN: 85-224-0397-X
TURNER, Rodney J. ; The Handbook of project-based management, Cambridge : McGraw-Hill, 1993
CASTELEYN, Mary; WEBB, Sylvia P.; Promoting excellence : personnel management and staff development in libraries, London : Bowker Saur, 1994. ISBN: 0-86291-606-2
HAMILTON, Feona ; Infopromotion : publicity and marketing ideas for the information profession, Aldershot : Gower, 1990. ISBN: 0-566-05577-5
GORDO, Ana Paula; PORTILHEIRO, Joaquim ; A Rede de bibliotecas de leitura pública: construção / recuperação de edifícios, Lisboa : BAD, 1990
MCLURE, Charles R.; SAMUELS, Alan R.; Manual de planificación para bibliotecas: sistemas y procedimientos, . Madrid : Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1991. ISBN: 84-86168-66-X
STIELOW, Frederick ; Building digital archives, descriptions, and displays : a how-to-do-it manual for archivists and librarians, New York : Neal-Schuman Publishers, 2003. ISBN: 1-55570-463-8
DRUCKER, Peter F. ; As Organizações sem fins lucrativos, Lisboa : Difusão Cultural, 1993. ISBN: 972-709-188-1
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE ; A guide to project management body of knowledge (PMBOK® Guide), Pennsylvania : Project Management Institute, 2004
EVANS, G. Edward ; Management basics for information professionals, New York : Neal-Schuman , 2000
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS ; Education and research for marketing and quality management in libraries, München : K.G.Saur, 2002. ISBN: 3-598-21829-X
WHITE, Andrew ; E-Metrics for library and information professionals : how to use data for managing and evaluating electronic resource collections, London : Facet, 2006. ISBN: 1-85604-555-2
PINTO, Maria Leonor Cardoso Sérgio; O marketing nas bibliotecas públicas portuguesas, Lisboa : Colibri, 2007. ISBN: 978-972-772-698-1
UNESCO; Manifesto da Unesco sobre bibliotecas públicas, 1998. ISBN: 0872-0797
BROWN, Mark ; A Gestão de Projectos com Sucesso : planeamento eficaz, como controlar o tempo, gestão dos custos, assegurar a qualidade, Lisboa : Editorial Presença, 1993
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo ; Modernização administrativa e qualidade: uma ferramenta chamada CAF, BAD, 2003. ISBN: 0007-9421
PORTUGAL. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas ; Bibliografia essencial para as bibliotecas públicas, Lisboa : IPLB, 1998
BAWDEN, David ; User-oriented evaluation of information systems and services, Aldershot : Gower, 1990. ISBN: 0-566-05209-1
GOODWORTH, Clive ; Técnicas da gestão de pessoal, Lisboa : Editorial Presença, 1990. ISBN: 972-23-1097-6
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS ; E-Learning for management and marketing in libraries, München : K.G.Saur, 2005. ISBN: 3-598-21843-5
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo ; Uma era, uma visão, um paradigma : da teoria à prática. , Faculdade de Letras , 2005. ISBN: 1645-4936
PIRES, António Ramos ; Qualidade : sistemas de gestão da qualidade, Lisboa : Sílabo, 2004. ISBN: ISBN 972-618-333-2
PANTRY, Sheila ; Managing outsourcing in library and information services, London : Facet, 2004. ISBN: 1-85604-543-9
RANDOLPH, W. Alan; BARRY, Z. Posner ; Planeamento e gestão de projectos, Lisboa : Editorial Presença, 1992
TEIXEIRA, Sebastião ; Gestão das organizações, Lisboa : McGraw-Hill, 1998. ISBN: 972-773-001-9
REAL, Manuel Luís ; A gestão do Arquivo Municipal do Porto, Gabinete de Estudos a&b, 2006. ISBN: 0873-5670
BROPHY, Peter ; Quality management for information and library managers, London : Aslib Gower, 1997. ISBN: 0-566-07725-6
MIGUEL, António ; Gestão moderna de projectos, . Lisboa : FCA - Editora de Informática, 2006. ISBN: 978-972-722-502-6
PORTUGAL. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas; Programa de apoio às bibliotecas públicas, IPLB, 1997
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas incluirão a exposição da matéria, o comentário e a discussão dos temas desenvolvidos de acordo com o programa, com participação activa dos alunos.
Serão ainda desenvolvidos trabalhos práticos, objecto de relatório escrito e apresentação oral, bem como visitas de estudo.
As aulas serão apoiadas por meios audiovisuais e tecnologia multimédia.
Software
MS VISIO
MS PowerPoint
MS Project
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão de recursos
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da qualidade
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
50,00 |
|
|
| Trabalho prático |
Trabalho escrito |
54,00 |
|
2013-06-22 |
| Exame Escrito |
Exame |
2,00 |
|
2013-06-22 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Preparação para o Exame |
Estudo autónomo |
56 |
2013-06-22 |
|
Total: |
56,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com as Normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação de frequência: 50% Trabalho (individual e/ou de grupo) + Exame final: 50% (prova sem consulta, com a duração de 2 horas).
Provas e trabalhos especiais
Nada a indicar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
O trabalho prático envolve uma componente obrigatória (tema a seleccionar de lista de temas a disponibilizar) e uma componente opcional (participação no programa de empreendedorismo Graduate Programme ou elaboração de trabalho sobre as normas ISO 9000 e ISO 9001) que poderá acrescer até 2 valores a nota do trabalho prático.
A componente obrigatória do trabalho prático será objecto de relatório escrito (a entregar aquando da realização do exame) e apresentação oral (em espaço de aula).
A componente opcional do trabalho prático será objecto de relatório escrito (a entregar aquando do exame) para o trabalho das normas, devendo, no caso do empreendedorismo, ser apresentado o Sumário Executivo e Plano de Negócio elaborados (a entregar aquando do exame).
A avaliação envolve, necessariamente, a realização de todas as componentes obrigatórias especificadas (trabalho prático e exame).