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Gestão de Serviços de Informação

Código: CINF013     Sigla: GSI

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 38 Plano Oficial para 2007/2008 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreender e enquadrar organizacionalmente a gestão de um serviço de informação.

- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, organização e avaliação de serviços de informação, independentemente da natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte em que se encontre registada.

- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o estudo, análise e avaliação dos processos de gestão de serviços de informação.

- Adquirir a capacidade para aplicar as técnicas de organização e avaliação de serviços de informação

- Compreender e aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à gestão de serviços de informação.

Programa

1. INTRODUÇÃO
1.1. Os Serviços de Informação: da visão clássica à Gestão de Informação de Qualidade

2. POLÍTICAS INTERNACIONAIS E NACIONAIS
2.1. A nível internacional
2.1.1. Organismos internacionais
2.1.2. Política internacionais
2.2. A nível nacional
2.2.1. Sistema Nacional de Arquivos
2.2.2. Sistema Nacional de Bibliotecas
2.2.3. Rede de Arquivos Distritais
2.2.4. Rede de Arquivos Municipais
2.2.5. Rede de Bibliotecas Públicas
2.2.6. Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)
2.2.7. Rede de Bibliotecas Universitárias (RUBI)

3. A GESTÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
3.1. Gestão: conceitos, modelos, funções e níveis
3.2. A Gestão baseada em projectos
3.2.1. Modelos de ciclo de vida de projectos
3.2.2. Planeamento e controlo de projectos
3.2.2.1. Gestão do Âmbito
3.2.2.2. Gestão da Organização
3.2.2.3. Gestão da Qualidade
3.2.2.4. Gestão dos Custos
3.2.2.5. Gestão do Tempo
3.2.2.6. Gestão dos Riscos
3.2.2.7. Gestão dos Recursos Humanos
3.2.2.8. A Realização de Projectos
3.3. Recursos Materiais
3.4. Recursos Financeiros
3.5. Recursos Humanos

4. A QUALIDADE EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
4.1. Conceitos
4.2. Normas da série ISO 9000
4.3. Normas relativas à gestão de serviços de informação e à gestão da informação
4.4. O Sistema de Gestão de Qualidade e a certificação

5. O MARKETING EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

Bibliografia Obrigatória

BROWN, Mark ; A Gestão de Projectos com Sucesso : planeamento eficaz, como controlar o tempo, gestão dos custos, assegurar a qualidade, Editorial Presença, 1993
CASTELEYN, Mary; WEBB, Sylvia P. ; Promoting excellence : personnel management and staff development in libraries, Bowker Saur, 1994. ISBN: 0-86291-606-2
DRUCKER, Peter F. ; As Organizações sem fins lucrativos, Difusão Cultural, 1993. ISBN: 972-709-188-1
DUCHEIN, Michel; Les bâtiments et équipements d'archives, Archives Nationales de France, 1985. ISBN: 2-86000-114-X
GOODWORTH, Clive; Técnicas da gestão de pessoal, Editorial Presença, 1990. ISBN: 972-23-1097-6
GORDO, Ana Paula; PORTILHEIRO, Joaquim; A Rede de bibliotecas de leitura pública: construção / recuperação de edifícios, BAD, 1990 (CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 3, Lisboa, 1990 - Actas. Lisboa : BAD, 1990. vol. 1, p. 483-508)
KOTLER, P.; Marketing para organizações que não visam o lucro, Atlas, 1994. ISBN: 85-224-0397-X
MCLURE, Charles R.; SAMUELS, Alan R.; Manual de planificación para bibliotecas: sistemas y procedimientos, Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1991. ISBN: 84-86168-66-X
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo; Gestão integrada do Sistema de Informação Municipal, 2003. ISBN: 0873-5670 (Páginas a&b: arquivos & bibliotecas. Lisboa. ISSN 0873-5670. 12 (2003) 91-109)
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo; Modernização administrativa e qualidade: uma ferramenta chamada CAF, 2004. ISBN: 0007-9421 (Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação. Lisboa. ISSN 0007-9421. 2 (2004) 66-77)
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo; Uma era, uma visão, um paradigma : da teoria à prática, 2005. ISBN: 1645-4936 (Revista da Faculdade de Letras : ciências e técnicas do património. Porto. ISSN 1645-4936. I Série, Vol. IV (2005) 101-123)
PORTUGAL. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas ; Bibliografia essencial para as bibliotecas públicas, IPLB, 1998
PORTUGAL. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas ; Programa de apoio às bibliotecas públicas, IPLB, 1997
RANDOLPH, W. Alan; BARRY, Z. Posner; Planeamento e gestão de projectos, Editorial Presença, 1992 ((Biblioteca de Gestão Moderna))
STIELOW, Frederick; Building digital archives, descriptions, and displays : a how-to-do-it manual for archivists and librarians, Neal-Schuman Publishers, 2003. ISBN: 1-55570-463-8
TEIXEIRA, Sebastião; Gestão das organizações, McGraw-Hill, 1998. ISBN: 972-773-001-9
TURNER, Rodney J.; The Handbook of project-based management, McGraw-Hill, 1993
UNESCO; Manifesto da Unesco sobre bibliotecas públicas, 1998. ISBN: 0872-0797 (Bibliomédia revista. Guimarães. ISSN 0872-0797. 1 (Out. 1998) 44-45)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas incluirão a exposição da matéria e o comentário e discussão dos temas desenvolvidos de acordo com o programa (com participação activa dos alunos).
Serão realizados trabalhos práticos, objecto de apresentação oral, bem como visitas de estudo.
As aulas serão apoiadas por tecnologia multimédia.

Software

MS Project
Ms Visio
MS PowerPoint

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia
Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão de recursos
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da qualidade

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame escrito Exame 2,00 2008-07-31
Trabalho de investigação Trabalho escrito 31,00 2008-05-30
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação para exame Estudo autónomo 73 2008-07-31
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho (individual ou de grupo): 30% + Exame final: 70% (prova sem consulta, com a duração de 2 horas).


Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Está a ser ponderada a colocação desta disciplina na plataforma de e-learning
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