Gestão de Serviços de Informação
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
38 |
Plano Oficial para 2007/2008 |
3 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender e enquadrar organizacionalmente a gestão de um serviço de informação.
- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, organização e avaliação de serviços de informação, independentemente da natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte em que se encontre registada.
- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o estudo, análise e avaliação dos processos de gestão de serviços de informação.
- Adquirir a capacidade para aplicar as técnicas de organização e avaliação de serviços de informação
- Compreender e aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à gestão de serviços de informação.
Programa
1. INTRODUÇÃO
1.1. Os Serviços de Informação: da visão clássica à Gestão de Informação de Qualidade
2. POLÍTICAS INTERNACIONAIS E NACIONAIS
2.1. A nível internacional
2.1.1. Organismos internacionais
2.1.2. Política internacionais
2.2. A nível nacional
2.2.1. Sistema Nacional de Arquivos
2.2.2. Sistema Nacional de Bibliotecas
2.2.3. Rede de Arquivos Distritais
2.2.4. Rede de Arquivos Municipais
2.2.5. Rede de Bibliotecas Públicas
2.2.6. Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)
2.2.7. Rede de Bibliotecas Universitárias (RUBI)
3. A GESTÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
3.1. Gestão: conceitos, modelos, funções e níveis
3.2. A Gestão baseada em projectos
3.2.1. Modelos de ciclo de vida de projectos
3.2.2. Planeamento e controlo de projectos
3.2.2.1. Gestão do Âmbito
3.2.2.2. Gestão da Organização
3.2.2.3. Gestão da Qualidade
3.2.2.4. Gestão dos Custos
3.2.2.5. Gestão do Tempo
3.2.2.6. Gestão dos Riscos
3.2.2.7. Gestão dos Recursos Humanos
3.2.2.8. A Realização de Projectos
3.3. Recursos Materiais
3.4. Recursos Financeiros
3.5. Recursos Humanos
4. A QUALIDADE EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
4.1. Conceitos
4.2. Normas da série ISO 9000
4.3. Normas relativas à gestão de serviços de informação e à gestão da informação
4.4. O Sistema de Gestão de Qualidade e a certificação
5. O MARKETING EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
Bibliografia Obrigatória
BROWN, Mark ; A Gestão de Projectos com Sucesso : planeamento eficaz, como controlar o tempo, gestão dos custos, assegurar a qualidade, Editorial Presença, 1993
CASTELEYN, Mary; WEBB, Sylvia P. ; Promoting excellence : personnel management and staff development in libraries, Bowker Saur, 1994. ISBN: 0-86291-606-2
DRUCKER, Peter F. ; As Organizações sem fins lucrativos, Difusão Cultural, 1993. ISBN: 972-709-188-1
DUCHEIN, Michel; Les bâtiments et équipements d'archives, Archives Nationales de France, 1985. ISBN: 2-86000-114-X
GOODWORTH, Clive; Técnicas da gestão de pessoal, Editorial Presença, 1990. ISBN: 972-23-1097-6
GORDO, Ana Paula; PORTILHEIRO, Joaquim; A Rede de bibliotecas de leitura pública: construção / recuperação de edifícios, BAD, 1990 (CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 3, Lisboa, 1990 - Actas. Lisboa : BAD, 1990. vol. 1, p. 483-508)
KOTLER, P.; Marketing para organizações que não visam o lucro, Atlas, 1994. ISBN: 85-224-0397-X
MCLURE, Charles R.; SAMUELS, Alan R.; Manual de planificación para bibliotecas: sistemas y procedimientos, Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1991. ISBN: 84-86168-66-X
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo; Gestão integrada do Sistema de Informação Municipal, 2003. ISBN: 0873-5670 (Páginas a&b: arquivos & bibliotecas. Lisboa. ISSN 0873-5670. 12 (2003) 91-109)
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo; Modernização administrativa e qualidade: uma ferramenta chamada CAF, 2004. ISBN: 0007-9421 (Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação. Lisboa. ISSN 0007-9421. 2 (2004) 66-77)
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo; Uma era, uma visão, um paradigma : da teoria à prática, 2005. ISBN: 1645-4936 (Revista da Faculdade de Letras : ciências e técnicas do património. Porto. ISSN 1645-4936. I Série, Vol. IV (2005) 101-123)
PORTUGAL. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas ; Bibliografia essencial para as bibliotecas públicas, IPLB, 1998
PORTUGAL. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas ; Programa de apoio às bibliotecas públicas, IPLB, 1997
RANDOLPH, W. Alan; BARRY, Z. Posner; Planeamento e gestão de projectos, Editorial Presença, 1992 ((Biblioteca de Gestão Moderna))
STIELOW, Frederick; Building digital archives, descriptions, and displays : a how-to-do-it manual for archivists and librarians, Neal-Schuman Publishers, 2003. ISBN: 1-55570-463-8
TEIXEIRA, Sebastião; Gestão das organizações, McGraw-Hill, 1998. ISBN: 972-773-001-9
TURNER, Rodney J.; The Handbook of project-based management, McGraw-Hill, 1993
UNESCO; Manifesto da Unesco sobre bibliotecas públicas, 1998. ISBN: 0872-0797 (Bibliomédia revista. Guimarães. ISSN 0872-0797. 1 (Out. 1998) 44-45)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas incluirão a exposição da matéria e o comentário e discussão dos temas desenvolvidos de acordo com o programa (com participação activa dos alunos).
Serão realizados trabalhos práticos, objecto de apresentação oral, bem como visitas de estudo.
As aulas serão apoiadas por tecnologia multimédia.
Software
MS Project
Ms Visio
MS PowerPoint
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia
Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão de recursos
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da qualidade
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2008-07-31 |
| Trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2008-05-30 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Preparação para exame |
Estudo autónomo |
73 |
2008-07-31 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho (individual ou de grupo): 30% + Exame final: 70% (prova sem consulta, com a duração de 2 horas).
Provas e trabalhos especiais
Nada a indicar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
Está a ser ponderada a colocação desta disciplina na plataforma de e-learning