Comportamento Informacional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos: Aperfeiçoar dentro da matriz teórico-metodológica que o aluno tem de possuir no ambito da CI, o manejo de conceitos operatórios, teorias e método aprendidos na disciplina de TMCI. Atingir esse aperfeiçoamento através da elaboração de um trabalho teórico-prático. Compreender que o estudo do comportamento informacional com incidência nas necessidades e atitudes de busca e de uso/apropriação da informação constitui uma das áreas intrinsecas do objecto de estudo teórico-prático da CI.
Competências: Dotar o aluno da capacidade de relacionar conteúdos teóricos a resolução de problemas concretos, especificos e práticos. Aprofundar a pesquisa das necessidades de busca e uso da informação nos mais diversos contextos institucionais e organizacionais (empresariais).Permitir ao aluno a distinção e a articulação entre método de pesquisa e modelos operacionais, capacitando-o para criá-los, aplicá-los e reformulá-los de acordo com as exigências do contexto profisisonal.
Resultados: Contribuir para o reforço da matriz conceitual e teórico-metodológica da CI refletida no desempenho e performance global do aluno. Acentuar a consterução da sintese que o aluno durante a licenciatura e depois dela tem forçosamente de construir e aprofundar entre as duas matrizes essenciais: a CI e a dos Sistemas Tecnológicos de Informação
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Questões teórico-metodológicas
1.1. Definições operatórias de Informação
1.2. Mente e acção/Sujeito e meio
1.3. Pólos Teórico e Técnico do Método Quadripolar
1.3.1. Teorias e modelo aplicáveis ao estudo comportamental
1.3.2. Técnicas metodológicas ajustadas ao mesmo tipo de estudo
2. Questões comportamentais
2.1. O Comportamento Informacional uma das três areas de estudo/pesquisa em Ciência da Informação
2.2. Necessidades individuais e colectivas, meio ambiente (educativo, social, económico, político e culto-mental), contexto orgânico (institucional e informal), situação e uso da informação
2.2.1 Aprofundamento da interacção Contexto, Situação, Necessidades e Uso através de vários modelos ?
3. Principais focos do estudo em comportamento informacional (de busca e uso)
3.1 Serviços de Informação - bibliotecas, arquivos, centros de documentação, museus e serviços online;
3.2 Comunidades Específicas - comunicação científica (infometria, bibliometria e cienciometria);
3.3 Contexto Corporativos - busca e uso de informação em organizações e instituições (gestão de informação e “inteligência cmperirva”).
3.4 Galáxia Internet/”Espaço de Fluxos”– busca e uso nos websites, blogues e “redes sociais”.
4. Exploração analítica de situações e casos de estudo
4.1 Incidência sobre uma variedade de temas agrupados ou implicados nos seguintes núcleos:
4.1.1 Núcleo A - Objectivos e Estratégias/Políticas de Aquisição e de Acesso à Informação em qualquer tipo de suporte (do papel ao digital) por Serviços/Instituições Públicas ? Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documnetação/Informação)
4.1.2 Núcelo B - Interpelação, Necessidades e Graus de (In)Satisfação de Utilizadores de Informação em qualquer tipo de suporte (do papel ao digital) nos Serviços/Instituições Públicas ? Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documnetação/Informação.
4.1.3 Núcleo C - Busca e Uso de Informação em contextos "informais" ou próprios do quotidiano da acção humana (em casa, assistindo rádio e tv, ouvindo música, lendo jornais e revistas, no café, no cabeleireiro, nos transportes públicos, no emprego, etc.)
4.1.4 Núcleo D - Produção, Fluxo, Memória, Uso e Transformação da Informação em Organizações públicas e privadas ? a relação info-comunicacional
4.1.5 Núcleo E - Produção, Busca e Uso de Informação na web através dos mais diversos tipos de sites ? entre a infoexclusão e a profusão confusa e desequilibrada de "conteúdos"
4.1.6 Núcleo F - Aplicação das técnicas e das leis infométricas à criação e circulação informacional em grupos específicos.
Bibliografia Obrigatória
CANAVARRO, José Manuel; Teorias e paradigmas organizacionais, Quarteto Editora, 2000
MARTINS, Jorge M; Marketing do livro: materiais para uma sociologia do editor português: de Camilo à internet, o prazer de editar, Celta Editores, 1999.
CHOO, Chun Wei ; Gestão de informação para a organização inteligente: a arte de explorar o meio ambiente., Editorial Caminho, 2003
CHANG, Shan-Ju L.; LEE, Yu-ya; Conceptualizing context and its relationship to the information behavior in dissertation research process. Journal of Library and Information Science. Taipé (Taiwan). 26:2 , (Oct. 2000) 4-18
PAIM, Isis (org.) ; A Gestão da informação e do conhecimento, Escola de Ciência da Informação/UFMG, 2003
ROBREDO, Jaime; Infometria e ciência da informação. In Informação & informática. Org. Nídia M. L. Lubisco, Lídia M. B. Brandão, EDUFBA, 2000
BORGES, Maria Manuel ; De Alexandria a Xanadu, Quarteto Editora, 2002
MARCOS, Mari Carmen ; Interacción en interfaces de recuperación de información: conceptos, metáforas y visualización, Ediciones Trea, 2004
FIGUEIREDO, Nice Menezes de ; Estudos de uso e usuários da informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), 1994
WILSON, Tom; WALSH, Christina ; Information behaviour an inter-disciplinary perspectiva, In http://informationr.net/tdw/publ/infbehav/cont.html [consultada em 10-11-2010]
BOUGNOUX, Daniel ; Introdução às ciências da comunicação, EDUSC, 1999
51- Dictionnaire encyclopédique des sciences de l''information et de la communication. Dir. Bernard Lamizet, Ahmed Silem, Ellipses, 1997
AMARAL, Sueli Angelica do ; Marketing da informação na internet: ações de promoção, Ed. Uniderp, 2004
45- Comunicação-Cognição. In Enciclopédia Einaudi, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001, vol. 34
TARAPANOFF, Kira (org.) ; Inteligência organizacional e competitiva, Editora Universidade de Brasília, 2000
DAVENPORT, Thomas H.; Ecologia da informação : por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação., Editora Futura, 2002
ALONSO BERROCAL, José L.; G. FIGUEROLA, Carlos; F. ZAZO, Ángel ; Cibernetría: nuevas técnicas de estudio aplicables al web, Ediciones Trea, 2003
CALLON, Michel; COURTIAL, Jean-Pierre; PENAN, Hervé; Cienciometria: el estudio cuantitativo de la actividad científica: de la bibliometria a la vigilancia tecnológica, Ediciones Trea, 1995
Dictionnaire encyclopédique de l'information et de la documentation. Dir. Serge Cacly. , Éditions Nathan, 1997
GARCÍA SANTIAGO, Lola ; Extraer y visualizar información en internet: el web mining, Ediciones Trea, 2003
DEVLIN, Keith ; Info-senso : como transformar a informação em conhecimento, Edição "Livros do Brasil", 2000
43- O Campo da ciência da informação : gênese, conexões e especificidades. Org. Mirian de Albuquerque Aquino, Editora Universitária, 2002
AMARAL, Sueli Angelica do ; Promoção: o marketing visível da informação, Brasília Jurídica, 2001
LE COADIC, Yves-François ; Usages et usagers de l'information., Association des Professionnels de l'Information et de la Documentation (ADBS)/Nathan, 2001
AMARAL, Sueli Angelica do ; Marketing: abordagem em unidades de informação. , Thesaurus Editora; SSRR Informações, 1998
Bibliografia Complementar
44- Le Cerveau et la pensée : la révolution des sciences cognitives. Coord. par Jean-François Dortier, Sciences Humaines Éditions, 1999
ANZIEU, D. [et al.] ; Psicanálise e linguagem : do corpo à fala, Moraes Editores, 1979
ABADAL FALGUERAS, Ernest ; Sistemas y servicios de información digital. , : Ediciones Trea, 2001
46- La Communication : état des savoirs. Coord. par Philippe Cabin, Sciences Humaines Éditions, 1998
CARDOSO, Gustavo; Os Media na sociedade em rede, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006
DAMÁSIO, António ; O Livro da consciência: a construção do cérebro consciente, Circulo de Leitores, 2010
DAMÁSIO, António ; O Sentimento de s i: o corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência, Publicações Europa-América, 2000
DAMÁSIO, António; O Erro de Descartes : emoção, razão e cérebro humano, Publicações Europa-América, 1995
DAMÁSIO, António ; Ao encontro de Espinoza: as emoções sociais e a neurologia do sentir, Publicações Europa-América, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo nas aulas tórico-práticas com a permanente interpelação aos alunos e sua motivação para o diálogo e a discussão em aula de certos textos constantes da bibliografia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Trabalho escrito individual |
Trabalho escrito |
40,00 |
|
2013-07-13 |
| Exame final |
Exame |
2,00 |
|
2013-07-13 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Preparação do estudo |
Estudo autónomo |
64 |
2013-07-13 |
|
Total: |
64,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
Apresentação de um trabalho que é realizado ao longo do período lectivo e que tem uma cotação de 40%
O exame final tem uma cotação de 60%
Provas e trabalhos especiais
Nada a indicar
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos trabalhadores não estão dispensados da apresentação de todos os elementos de avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação poderá ser obtida mediante a reformulação ou nova apresentação (com novos temas) dos trabalhos e/ou mediante a repetição do exame final.