Bibliotecas Públicas
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos apreendam o conceito de Leitura Pública e conheçam o projecto de desenvolvimento da rede de bibliotecas públicas em Portugal implementada no âmbito de uma política nacional de informação. Pretende-se ainda que os alunos compreendam a forma de organização e o funcionamento das bibliotecas públicas e conheçam os processos que permitem avaliar a sua eficiência.
Programa
1 Leitura Pública: conceitos fundamentais
1.1. As bibliotecas públicas e a sociedade da informação.
1.2. O “Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas de Leitura Pública” e outros documentos internacionais.
2 A leitura pública em Portugal
2.1. Política nacional de leitura pública: princípios orientadores.
2.2. Hábitos de leitura em Portugal.
2.3. Rede de Bibliotecas Públicas: criação e desenvolvimento
3 Planeamento e organização dos serviços nas bibliotecas públicas.
3.1. Arquitectura dos espaços, projecto de equipamento e mobiliário
3.2. Constituição da colecção da biblioteca.
3.2.1. A importância da criação, desenvolvimento e preservação do “fundo local”.
3.3. Organização e difusão da informação na biblioteca pública.
3.4. Serviços de referência em bibliotecas públicas.
4 As novas tecnologias nas bibliotecas de leitura pública
4.1. Planificação e manutenção de sistemas de comunicação em rede.
4.2.Serviços de referência digitais.
4.3. As novas tecnologias e o acesso à informação para pessoas com incapacidades.
5 A promoção dos serviços da biblioteca
5.1 Serviços de extensão da biblioteca Pública: a biblioteca itinerante, bibliotecas sazonais, etc.
5.2 Uma nova imagem para os serviços da biblioteca publica.
6 A biblioteca pública em cooperação com outras instituições.
6.1. O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE).
Bibliografia Obrigatória
GASCUEL, Jacqueline ; Um espaço para o livro: como criar, animar ou renovar uma biblioteca, Dom Quixote/BAD, 1987
BENAVENTE, Ana, coord. ; A literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, FCB/CNE, 1996. ISBN: 972-31-0713-9
IFLA/FAIFE; The IFLA Internet Manifesto, IFLA/FAIFE, 2002 (Disponível em: http://www.ifla.org/III/misc/im-e.htm)
IFLA/FAIFE; Statement on Libraries and Intellectual Freedom, IFLA/FAIFE, 1999 (Disponível em: http://www.ifla.org/V/press/pr990326.htm)
MAGALHÃES, Ana Maria; ALÇADA, Isabel ; Os jovens e a leitura nas vésperas do século XXI, Caminho, 1994. ISBN: 972-21-0860-3
HOUGHTON, Tony ; Bookstock management in public libraries, Clive Bingley, 1985. ISBN: 0-85157-430-0
MACHADO, Luís ; Rede Informática de Leitura Pública, BAD, 1994. ISBN: 0007-9421
IFLA; Linhas orientadoras dos serviços de bibliotecas para jovens, IFLA, 1999 (http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Português/bibliotecasPublicas/documentacaoBibliotecas/Documents/1999_Directrizes_Servicos_Bibliotecas_Para_Jovens.pdf)
THOMAS, Barbro ; Guidelines for public libraries promoting literacy, UNESCO, 1993 (Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0009/000955/095502eb.pdf)
Manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas , IBL, 1994
FREITAS, E.; SANTOS, M. ; Hábitos de leitura em Portugal: Inquérito sociológico, Dom Quixote, 1992
IFLA; The role of Public Libraries in lifelong learning - a Project under the section of Public Libraries, IFLA, 2000 (Disponível em: http://www.ifla.org/VII/s8/proj/rolepublib.htm)
MOURA, Maria José, coord.; Relatório sobre as bibliotecas públicas em Portugal, 1996 (Disponível em: http://rcbp.dglb.pt/pt/ServProf/DocTec/Documents/16_RelatorioRNBP96.pdf)
IFLA; Directrizes para serviços de bibliotecas para crianças, IFLA, 2003 (Disponível em: http://www.ifla.org/VII/s10/pubs/ChildrensGuidelines-pt.pdf)
NUNES, Henrique Barreto ; Da biblioteca ao leitor: estudos sobre a leitura pública em Portugal, AB, 1996. ISBN: 972-82026-10-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas conciliam a exposição teórica, apresentações e discussão de grupo. Os trabalhos orais e escritos dos alunos deverão ser o reflexo da análise e reflexão critica sobre as leituras propostas pelo docente.
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Elaboração de tabalho de investigação |
Exame |
40,00 |
|
|
| Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Preparação do exame |
Estudo autónomo |
37 |
|
|
Total: |
37,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Realização e apresentação dos trabalhos nas aulas = 50%
Exame final= 50%
Provas e trabalhos especiais
Nada a indicar
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores não estão dispensados de cumprir todas as componentes de avaliação.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.