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Teoria e Sociologia das Relações Internacionais

Código: MHRIC026     Sigla: TSRI

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHRIC 32 Plano Oficial- Hist.,Rel. Inter. e Coop. 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

• Conhecimento dos conceitos-chave e abordagens teóricas acerca das mudanças ocorridas no campo das relações internacionais.
• Promover o debate acerca das várias dimensões da globalização nas suas múltiplas dimensões, em especial no campo político

Competências a adquirir pelo aluno:
• Aquisição de uma conjunto de saberes que permitam a análise científica e que estimulem um olhar crítico sobre as grandes transformações e desafios que se colocam hoje em dia no espaço mundial;
• Aplicação dos conhecimentos e capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações concretas, em contextos alargados e em equipas pluridisciplinares;
• Capacidade de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, nomeadamente na área das relações internacionais.

Programa

1. Globalização e nova ordem mundial: conceitos e perspectivas
2. A relocalização da governação
2.1. Estado-Nação e relações internacionais
2.2. A emergência de uma política global
2.3. A construção europeia no contexto de globalização
3. As consequências sociais da globalização
3.1. A natureza global das relações económicas
3.2. A dimensão cultural: Cosmopolitismo e reforço das identidades locais

Bibliografia Obrigatória

Balibar, Étienne & Wallerstein, Immanuel; Race, nation, class: ambiguous identities, London, Verso, 1998
Baylis, J. & Smith, S.; The Globalization of World Politics, Oxford: Oxford University Press, 1997
Berger, Peter L. & Huntington, Samuel P. ; Many Globalizations: Cultural Diversity in the Contemporary World, Oxford: Oxford University Press, 2003
Castells, Manuel ; O fim do milénio, vol. 3 de A Idade da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003
Guibernau, M. and Goldblatt, D. ; Identity and Nation. In Woodward, K (ed.) Questioning Identity: Gender, Class, Nation, London: Routledge/The Open University, 2000
Featherstone, Mike (Ed.); Global Culture: Rationalism, Globalization and Modernity (Theory, Culture & Society, Vol. 7) , London: Sage, 1990
Held, David (Ed.) ; A Gobalizing World? Culture, Economics, Politics, London & New York: Routledge, 2000
Hutton, Will & Giddens, Anthony ; On the Edge: Living with Global Capitalism, London: Jonathan Cape, 2000
Singer, Peter; Um só mundo: a ética da globalização, Lisboa: Gradiva, 2004
Walker, Neil (ed); Sovereignty in Transition, Oxford: Hart, 2003

Bibliografia Complementar

Fernandes, António Teixeira ; Monotonia Democrática e Diluição das Regulações Sociais, Porto: Afrontamento, 2006
Hirst, Paul & Thompson, Grahame ; Globalization in Question, Cambridge: Polity Press, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Pedagogia activa tendo por base a alternância entre a exposição oral por parte do docente e a concessão de espaço de reflexão para os estudantes apresentarem e comentarem temas relativos à sociologia das relações internacionais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 75,00
Exame Exame 3,00
Realização de trabalho de pesquisa com acompanhamento tutorial Trabalho escrito 45,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Práticas Laboratoriais Frequência das aulas 32
Estudo para preparação do relatório e do exame com acompanhamento tutorial Estudo autónomo 50
Total: 82,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será constituída pela realização de um exame final, versando sobre a matéria global trabalhada ao longo do semestre (materiais de estudo e aulas). O exame final terá a ponderação de 40% na média final.
A avaliação será conjugada com a realização de um trabalho de recensão crítica, subordinado a um dos pontos programáticos. Para efeitos do cálculo final de avaliação, o referido trabalho terá a ponderação de 35% na média final.
Será ainda ponderado em 15% o trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória.
Finalmente, será ponderado em 10% a assiduidade.

Provas e trabalhos especiais

Relatório sobre um trabalho de natureza empírica ou recensão crítica ou revisão críticqa sobre textos fundamentais no âmbito do programa da disciplina. O trabalho deverá ser apresentado em contexto de sala de aula. A entrega do relatório terá lugar na data do exame final.

Melhoria de classificação

Em época de recurso e implica a apresentação tanto de um novo trabalho prático como de um exame.

Observações

A disciplina será leccionada em português, estando previstas sessões de apoio em inglês para alunos de Erasmus que ainda não dominem a língua portuguesa. Esses alunos poderão também apresentar os seus relatórios e realizar os seus exames em inglês ou francês ou castelhano.

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