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Poesia Dramática

Código: MELCI045     Sigla: PD

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MELCI 4 Ramo de E. Românicos e Clássicos- Lit. Clássicas 1 - 6 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Pereira Nunes Deserto Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Jorge Pereira Nunes Deserto 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na antiga Grécia testemunhamos o nascimento e evolução do teatro, que haveria de ter um futuro pujante nas várias literaturas do Ocidente. Conhecer as origens do drama - que nasce, já, surpreendentemente maduro - significa ter contacto com um conjunto de referências inevitáveis, muitas vezes retomadas, refeitas, reescritas, rejeitadas ou aceites em toda a tradição literária ocidental. Pretende-se oferecer uma viagem mais profunda ao fenómeno teatral no mundo grego, que não se esgota na antiguidade e ao qual é forçoso regressar se queremos compreender o percurso do teatro ao longo dos tempos.

Programa

I.
A especificidade do drama.
O teatro antigo como espectáculo: texto dramático e texto teatral.
As origens do teatro: uma questão sem fim.
Teatro, religião e ritual.
O teatro como arte política.
Os festivais de Dioniso em Atenas.
O teatro como manifestação de massas.
As condições de representação do teatro grego.
Reflexões sobre o teatro: a arte dramática segundo Platão e Aristóteles.

II.
A tragédia.
O que é o trágico? Em busca da essência da tragédia.
As peças conservadas e a sua transmissão.
A tragédia, o património mítico e a actualidade ateniense.
A originalidade nos poetas trágicos.
A tragédia como espectáculo musical.
Tragédia e ritmo.
Coro e actores: dois mundos em confronto?
Ésquilo e a afirmação da tragédia.
Sófocles e o apogeu do drama.
Eurípides e os novos caminhos da tragédia.

III.
Um caso de estudo: a vingança dos filhos de Agamémnon.
A história antes dos trágicos.
A «Oresteia» de Ésquilo: a afirmação dramática de um mito.
A «Electra» de Sófocles: a frieza ambígua de uma vingança.
O tratamento euripidiano («Electra», «Ifigénia entre os Tauros», «Orestes»): reinventar Electra e Orestes.
Tradição e identidade: o drama como campo privilegiado para a experimentação.

Bibliografia Obrigatória

EURÍPIDES; Electra, Liga dos Amigos de Conímbriga e Ediciones Clasicas, 2004 (introdução e tradução de Fernanda Brasete)
EURÍPIDES; Orestes, INIC - Instituto Nacional de Investigação Científica e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, 1982 (introdução, tradução e notas de Augusta Fernanda de Oliveira e Silva)
ÉSQUILO; Oresteia, Edições 70, 1992 (introdução, tradução e notas de Manuel O. Pulquério)
SÓFOCLES; Tragédias, Minerva, 2003 (introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira, Maria do Céu Fialho e José Ribeiro Ferreira)
LOURENÇO, Frederico; Grécia Revisitada. Ensaios sobre Cultura Grega, Livros Cotovia, 2004
REHM, Rush; The Paly of Space. Spatial Transformation in Greek Tragedy, Princeton University Press, 2002
WINKLER, J.J.; ZEITLIN, Froma I.; Nothing to Do with Dionysos? Athenian Drama in its Social Context, Princeton University Press, 1990
HALLIWELL, Stephen; The Aesthetics of Mimesis. Ancient Texts and Modern Problems, Princeton University Press, 2001
SILVA, Maria de Fátima Sousa e; Ensaios sobre Eurípides, Livros Cotovia, 2005
TAPLIN, Oliver; Greek Tragedy in Action, Harvard U.P., 1978
FOLEY, Helen P.; Female Acts in Greek Tragedy, Princeton University Press, 2001
EASTERLING, Patricia; The Cambridge Companion to Greek Tragedy, Cambridge University Press, 1997
FIALHO, Maria do Céu; Luz e trevas no teatro de Sófocles, Instituto Nacional de Investigação Científica, 1992
REHM, Rush; Greek Tragic Theatre, Routledge, 1992
SILK, M.S.; Tragedy and the Tragic. Greek Theatre and Beyond, Oxford University Press, 1996
PICKARD-CAMBRIDGE, Arthur; The Dramatic Festivals of Athens, Oxford University Press, 1988
SOURVINOU-INWOOD, Christiane; Tragedy and Athenian Religion, Lanham, 2003
GOULD, John; Myth, Ritual, Memory, and Exchange. Essays in Greek Literature and Culture, Oxford University Press, 2001
GREEN, Richard; HANDLEY, Eric; Images of the Greek Theatre, Texas University Press, 1995
GOLDHILL, Simon; Reading Greek Tragedy, Oxford University Press, 1987
TAPLIN, Oliver (ed.); Literature in the Greek World, Oxford University Press, 2001
WILES, David; Tragedy in Athens. Performance Space and Theatrical Meaning, Cambridge Unoiversity Press, 1997
ARNOTT, Peter D.; Public and Performance in Greek Theatre, Routledge, 1989
CROPP, Martin; LEE, Kevin; SANSONE, David; Euripides and the Tragic Theatre in the Late Fifth Century, Illinois Classical Studies, 2000
WILSON, Peter; The Athenian Institution of the Khoregia. The Chorus, the City and the Stage, Cambridge University Press, 2000
ROMILLY, Jacqueline de; A tragédia grega, Edições 70, 2000
LESKY, Albin; Greek Tragic Poetry, New Haven, 1986
Kitto, H. D. F.; Form and Meaning in Greek Drama, Methuen, 1960
CSAPO, Eric; SLATER, Niall; The Context of Ancient Drama, Michigan University Press, 1995
WILES, David; Greek Theatre Performance. An Introduction, Cambridge University Press, 2000
GREGORY, Justina (ed.); A Companion to Greek Tragedy, Blackwell Publishers, 2005
ROMILLY, Jacqueline de; Tragédies grecques au fil des ans, Les Belles-Lettres, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica dos conteúdos programáticos e análise de texto em aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 30,00
Trabalho de investigação - preparação e redacção Trabalho escrito 107,00 2009-01-17
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo orientado Estudo autónomo 25 2009-01-17
Total: 25,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de investigação - 100%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
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