Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC089

Literatura Inglesa - Narrativa do Século XX

Código: LLC089     Sigla: LIN_20

Ocorrência: 2012/2013 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3701
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 2 Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 3 - 6 52 162
LLC 57 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Inglês 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Espanhol 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 2 - 6 52 162
3
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Gualter Mendes Queiroz Cunha Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Prática: 1,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Gualter Mendes Queiroz Cunha 2,00
Prática Totais 1 1,00
Gualter Mendes Queiroz Cunha 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Gualter Mendes Queiroz Cunha 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Conhecimento de algumas obras narrativas relevantes dentro do panorama literário inglês dos inícios do século XX;
- Estudo dos modos pelos quais o romance inglês contribuiu para a formação de determinadas imagens do Império Britânico;
- Esclarecimento das relações entre o texto e o mundo, nomeadamente pela análise da participação das narrativas nas configurações ideológicas e políticas;
- Compreensão da importância da literatura na formação das representações da identidade nacional;
- Contacto e familiarização com conceitos e perspetivas atualmente influentes no âmbito dos estudos da literatura e da cultura.

Programa

Literatura Inglesa - Narrativa do Século XX: Narrativas do Império

O Império Britânico constituiu um fator determinante na construção da história contemporânea, quer na centralidade que assumiu dentro das relações de forças na Europa, quer na extensão do seu poder à escala global. Como em geral acontece com factos históricos relevantes, o Império Britânico foi razão de ser para múltiplas narrativas e foi ao mesmo tempo variadamente narrado e assim constituído também como resultado de diversas narrativas. Neste curso estudar-se-á este duplo estatuto do Império, como causa e como efeito de narrativas.

Dentro do trabalho a desenvolver no curso procurar-se-á localizar nas obras imagens do império configuradas por estereótipos nacionais, por esta via integrando investigações do âmbito dos estudos de identidade; por outro lado, serão apontados percursos de outras representações da identidade determinadas ou influenciadas pelo Império, por sua vez instituídas em objeto de investigação dos estudos pós-coloniais. Esta orientação do curso tenderá a salientar modos de reavaliação da narrativa propostos por perspetivas teóricas e críticas desenvolvidas sobretudo desde finais do século XX.

As obras a estudar são as seguintes:
Rudyard Kipling, Kim (1901), Oxford World's Classics, Oxford: Oxford University Press, 1998
Joseph Conrad, Heart of Darkness (1902), Penguin Classics, London: Penguin, 2007
E. M. Forster, A Passage to India (1924), Penguin Classics, London: Penguin, 2005
Chinua Achebe, Things Fall Apart (1958), Penguin Books. London: Penguin, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Teste Exame 2,00 2013-02-09
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 104 2013-02-09
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75 % das aulas, exceto nos casos previstos na lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação ativa nas aulas (intervenções, relatórios de leitura ou outros trabalhos de apresentação oral) - 20%
Exame - 80 %

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor
Recomendar Página Voltar ao Topo