Lógica I
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
93 |
FILO - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
4 |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos desenvolvam o raciocínio (essencialmente de tipo dedutivo) através da competência no uso de conceitos essenciais da lógica, com vista à sua posterior aplicação (1) na análise de teses filosóficas baseadas em argumentos e (2) na compreensão de algumas posições filosóficas para as quais os resultados das investigações lógicas são encarados como fundamentais (ou, pelo contrário, como irrelevantes).
Programa
1: Argumentos.
1.1 A ideia de preservação da verdade e a noção de validade de um argumento em geral.
1.2 Algumas questões sobre as análises e avaliações intuitivas de argumentos particulares.
2: O estudo dos movimentos de pensamento caracteristicamente inferenciais no âmbito da Lógica.
2.1 Argumentos dedutivos (válidos ou inválidos) e argumentos indutivos.
2.2 Argumentos (dedutivos) correctos e incorrectos e argumentos (dedutivos) persuasivos.
2.3 As análises e avaliações intuitivas de argumentos e as investigações lógicas em sentido estrito.
3: A forma ou estrutura lógica dos argumentos e a noção de consequência lógica.
3.1 Análise lógica e decisões sobre validade.
3.2 Sistemas formais e linguagens formais.
4: Os níveis interproposicional e intraproposicional de análise lógica no âmbito da Lógica de Primeira Ordem com Identidade.
4.1 Conceitos e símbolos fundamentais da Lógica Proposicional.
4.2 Conceitos e símbolos fundamentais da Lógica de Predicados.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
(As obras aqui referidas estão disponíveis na Biblioteca Central. Indicações sobre leituras complementares serão fornecidas ao longo das aulas.)
DEAÑO, A., Introducción a la lógica formal, Alianza Editorial, 1978.
FORBES, G., Modern Logic – A Text in Elementary Symbolic Logic, Oxford University Press, 1994.
GUTTENPLAN, S., The Languages of Logic (Second Edition), Blackwell Publishers, 1997.
HAACK, S., Philosophy of Logics, Cambridge University Press, 1978.
HODGES, W., Logic – An Introduction to Elementary Logic, Penguin, 1991.
HOFSTADTER, D., Gödel, Escher, Bach: Laços Eternos, Gradiva, 2000.
NEWTON-SMITH, W. H., Lógica: Um Curso Introdutório, Gradiva, 1998.
OLIVEIRA, A. F. de, Lógica e Aritmética, Gradiva, 1996 (2ª ed.).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, envolvendo a exposição da matéria (em ligação com a análise de passagens essenciais das obras de leitura obrigatória) e aplicação dos conhecimentos adquiridos (em ligação com a discussão de exemplos especialmente relevantes e com a resolução de exercícios).
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Lógica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
3,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Conteúdos |
Estudo autónomo |
80 |
|
Estudo - Exame final |
Estudo autónomo |
27 |
|
|
Total: |
107,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: prova escrita, com a duração de 3 horas, e prova oral, se necessário ou requerida. Nota do exame final arredondada.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.