Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CC046

Tecnologia dos Média

Código: CC046     Sigla: TECMED

Ocorrência: 2012/2013 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 152 Plano Oficial a partir de 2008/2009 1 - 10 -
FCOGIM 0 Plano de Estudos 1 - 10 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Luís Cerqueira Gomes da Costa Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Laboratorial: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 5 5,00
Pedro Luís Cerqueira Gomes da Costa 5,00
Laboratorial Totais 5 15,00
Francisco João Pereira Vidinha 10,00
Pedro Luís Cerqueira Gomes da Costa 5,00
Cristina Maria da Silva Pinto Ferreira Fonseca 10,00
Orientação Tutorial Totais 5 5,00
Pedro Luís Cerqueira Gomes da Costa 5,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dominar os conceitos referentes à arquitectura de computadores e segurança de computadores
Dominar as ferramentas de processamento de texto, as ferramentas de tabelas e de cálculo e as ferramentas de Elaboração de apresentações.
Inicializar o contacto às ferramentas de construção de páginas da web e às ferramentas de animações iterativas.


Fotografia

Desenvolver o domínio técnico da fotografia.
Conhecer o enquadramento histórico da técnica fotográfica.
Explorar instrumentos e processos fotográficos.
Desenvolver a criatividade e o olhar, de modo a possibilitar a criação e a leitura crítica das imagens na actualidade;
Desenvolver a capacidade de comunicar através da imagem.


Video

Proporcionar os vários meios básicos da linguagem vídeo e conhecer os estúdios e natureza dos grandes meios de produção.
Desenvolver a capacidade de escolha e tomada de vistas num trabalho pessoal ou de grupo (de pequena dimensão).
Dominar o tratamento de texto no âmbito da linguagem vídeo e para temas diferentes.

Programa

Informática
Dominar algumas referências relativas:
à arquitectura de computadores ( Modelo de Jonh Von Newman )
à segurança,( como prevenir e proteger um computador de todo o tipo de malware )
Dotar o aluno de um conhecimento aprofundado sobre as ferramentas de processamento de texto, folhas de cálculo e elaboração de apresentações
Dotar o aluno de conhecimentos para a produção e disseminação de conteúdos estáticos ( domínio da linguagem HTML+CSS)
Dotar o aluno de conhecimentos para a produção de animações iterativas (Adobe Flash)


Fotografia

Breve História da Fotografia
Linguagem
Equipamento Digital
Fotometria - Controle da Luz
Enquadramentos
Assuntos
Imagem Digital
Laboratório Digital - Ferramentas de Tratamento de Imagem
Tratamento Básico de Imagem
Fluxo de Trabalho na Pós-Produção
Edição de Imagens
Ferramentas de divulgação e publicação

Vídeo
Suporte vídeo: características e potencialidades técnicas, Imagem, duração e intencionalidade, Guião e texto: normalização do processo construtivo do guião

Bibliografia Obrigatória

MAGALHÃES, Alberto; Hardware para PCs e Redes Curso Completo, FCA
FRANCASTEL, P; Imagem, Visão, Imaginação , Lisboa: Edições 70, 1987
Alconchel, Jose Dominguez; Microsoft Office XP, Mcgraw Hill
MILLERSON, G; The Technique of Lighting for Television and Motion Pictures–London, Focal Press, 1972
COMPARATO, D; Da Criação ao Guião , Lisboa: Ed. Pergaminho, Lda, 1994
Coelho, Pedro Alexandre; HTML 4 & XHTML , FCA
BARTHES, Roland; A Câmara Clara, Edições 70, 1981
STROEBEL, L.; ZAKIA, R; The Focal Encyclopedia of Photography , Oxford: Butterworth-Heinemann, 1995
FERREIRA, Fernando ; Fundamental do PhotoShop CS 2, FCA
HEDGECOE, John; Manual de Fotografia, Civivlização, Porto, 2004
ALMEIDA, M. F; Cinema e Televisão, Lisboa: T. V. Guia
SONTAG, Susan; Ensaios sobre a fotografia, Publicações D. Quixote
LANGFORD, Michael; A fotografia passo a passo, Publiclub, 1980
ADAMS, Ansel; The Camera, Brown
ADAMS, Ansel; The Negative, Brown
ADAMS, Ansel; The Print, Brown
Adobe Creative Team; Adobe Flash CS3 Profisional Classroom in a Book, Bookman

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica dos assuntos a abordar na disciplina, por cada tecnologia abordada.
Aulas expositivas com visionamento de imagens. As aulas serão realizadas em sala de aula ou em ambientes externos.
Experimentação prática e desenvolvimento de exercícios relacionados com o conteúdo programático da disciplina.
As matérias são transmitidas aos alunos por fases, de acordo com as dependências respectivas.
Orientação de projectos.

Software

Adobe Flash
Adobe Photoshop
Microsoft Office
Adobe Premiere

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Componentes (hardware) do computador
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Processamento de imagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 84,00
Projetos finais Trabalho laboratorial 128,00
Exercícios semanias Trabalho laboratorial 58,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação está dividida em:

Informática: 50%

15% obtidos em projetos práticos
35% obtidos em trabalhos/avaliação continua
Nota mínima de 10 valores em 20, na componente de Informática


Fotografia: 25%

10 % obtidos em avaliação contínua, com base nas propostas de trabalho desenvolvidas durante o semestre
15% obtidos no Portfólio apresentado no final do semestre
Nota mínima de 10 valores em 20, na componente de Fotografia

Vídeo: 25%

17,5% obtidos num trabalho prático final
7,5% obtidos em relatórios/avaliação continua
Nota mínima de 10 valores em 20, na componente de Video

Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer a discussão oral dos elementos de avaliação apresentados.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP

Melhoria de classificação

Pela realização de trabalhos práticos.
Recomendar Página Voltar ao Topo