Relações Públicas
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos estratégicos de relações públicas.
Desenvolver técnicas e tácticas de comunicação integrada.
Promover a capacidade de investigação em RP e em ciências sociais.
Programa
1. As Relações Públicas. Enquadramento e Contexto. História. A evolução. A Opinião Pública. Ética. Pesquisa nas RP. A Lei nacional.
2. Teoria das RP e Conceitos. Teoria das Fontes. Grau de confidencialidade. RP na Comunicação. Imagem corporativa e reputação positiva. Análise de casos.
3. Tácticas de Intervenção. A Assessoria de imprensa. A Comunicação Interna. Comunicação de Crise. Produção de conteúdos e publicações periódicas. O evento. O consumidor. As tecnologias de informação. O patrocínio e mecenato. Outras. Análise de casos.
4. Planeamento e Estratégias. A comunicação corporativa. Desenvolvimento de campanhas de RP. Análise de casos.
Bibliografia Obrigatória
TENCH, Ralph; YEOMANS, Liz ; Exploring Public Relations., Prentice Hall – Financial Times, 2006
VILLAFANE, Justo ; La Buena Reputación: Claves del valor intangible de las empresas., Pirâmide, 2004
WEINER, Mark ; Unleashing the Power of PR - a Contrarian´s guide to a markting and communication., IABC- Internacional Association pf Business Communications, 2007
VILLAFANE, Justo ; Imagem Positiva., Sílabo, 1998
BREAKENRIDGE, Deidre; DELOUGRY, Thomas J. ; The New PR toolkit: Strategies for sucessful media relations., Pearson Education, 2003
GILLIS, Tamara L. – ; The IABC Handbook of Organizational Communication, IABC- Internacional Association pf Business Communications, 2006
BARRY, Amanda; PR Power: Inside secrets from the world of spin., Warwick Business School, 2002
GREGORY, Anne ; Planing and Managing: Public Relations Campaigns, Chartered Institute of Public Relatons, 2000
FILL, Chris ; Marketing Communications: Engagement, strategies and practice., Prentice Hall – Financial Times, 2006
CAYWOOD, Clarke L. ; The Handbook of Stratagic PR & Integrated Communications, McGraw-Hill, 2000
SEITEL, Fraser; The Practice of Public Relations., Pearson Education, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Teorico-prático
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Exame Final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação das matérias leccionadas |
Estudo autónomo |
81 |
|
|
Total: |
81,00 |
|
Obtenção de frequência
Exame final: 100%
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 100%
Recurso: 100%