Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CC041

Relações Públicas

Código: CC041     Sigla: RELPUB

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 135 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 5 52 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Laura Dias de Lima Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Fernando Vasco Moreira Ribeiro 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Fernando Vasco Moreira Ribeiro 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos estratégicos de relações públicas.
Desenvolver técnicas e tácticas de comunicação integrada.
Promover a capacidade de investigação em RP e em ciências sociais.

Programa

1. As Relações Públicas. Enquadramento e Contexto. História. A evolução. A Opinião Pública. Ética. Pesquisa nas RP. A Lei nacional.

2. Teoria das RP e Conceitos. Teoria das Fontes. Grau de confidencialidade. RP na Comunicação. Imagem corporativa e reputação positiva. Análise de casos.

3. Tácticas de Intervenção. A Assessoria de imprensa. A Comunicação Interna. Comunicação de Crise. Produção de conteúdos e publicações periódicas. O evento. O consumidor. As tecnologias de informação. O patrocínio e mecenato. Outras. Análise de casos.

4. Planeamento e Estratégias. A comunicação corporativa. Desenvolvimento de campanhas de RP. Análise de casos.

Bibliografia Obrigatória

TENCH, Ralph; YEOMANS, Liz ; Exploring Public Relations., Prentice Hall – Financial Times, 2006
VILLAFANE, Justo ; La Buena Reputación: Claves del valor intangible de las empresas., Pirâmide, 2004
WEINER, Mark ; Unleashing the Power of PR - a Contrarian´s guide to a markting and communication., IABC- Internacional Association pf Business Communications, 2007
VILLAFANE, Justo ; Imagem Positiva., Sílabo, 1998
BREAKENRIDGE, Deidre; DELOUGRY, Thomas J. ; The New PR toolkit: Strategies for sucessful media relations., Pearson Education, 2003
GILLIS, Tamara L. – ; The IABC Handbook of Organizational Communication, IABC- Internacional Association pf Business Communications, 2006
BARRY, Amanda; PR Power: Inside secrets from the world of spin., Warwick Business School, 2002
GREGORY, Anne ; Planing and Managing: Public Relations Campaigns, Chartered Institute of Public Relatons, 2000
FILL, Chris ; Marketing Communications: Engagement, strategies and practice., Prentice Hall – Financial Times, 2006
CAYWOOD, Clarke L. ; The Handbook of Stratagic PR & Integrated Communications, McGraw-Hill, 2000
SEITEL, Fraser; The Practice of Public Relations., Pearson Education, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teorico-prático

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Exame Final Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação das matérias leccionadas Estudo autónomo 81
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Exame final: 100%

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 100%

Recurso: 100%
Recomendar Página Voltar ao Topo