Psicossociologia da Comunicação
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolvimento da capacidade de análise dos efeitos que os mass media, com a sua vertente verbal e / ou não verbal, causam no plano intrapessoal, interpessoal, grupal e social.
- Investigação de diversas técnicas de persuasão, como a publicidade, propaganda e guerra psicológica, salientando a dimensão estratégica da comunicação.
- Fomento da aplicação da Psicossociologia ao estudo dos emissores e receptores das mensagens transmitidas pelos meios de comunicação social.
- Reflexão, em termos psicossociológicos, sobre os aspectos positivos e negativos ligados aos mass media, com vista à formação de emissores e receptores conscientes do poder da comunicação social.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I – QUESTÕES METODOLÓGICAS
II – NOÇÕES DE PSICOSSOCIOLOGIA
III – ÂMBITO E OBJECTIVO DA COMUNICAÇÃO
a) Comunicação verbal
b) Comunicação não verbal
IV – PERCEPÇÃO
a) Elementos psicofisiológicos
V – EFEITOS PSICOSSOCIOLÓGICOS DA COMUNICAÇÃO
a) Relações mass media - indivíduo – sociedade
b) Psicossociologia do Ciberespaço
c) Mass media – construção social da realidade
d) Música
VI – FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA
a) Papel dos meios de comunicação social
b) Importância dos líderes de opinião / referentes sociais
VII – COMUNICAÇÃO NO GRUPO
a) Função de liderança
VIII – PERSUASÃO
a) Propaganda
b) Publicidade
c) Manipulação subliminar
IX – ÂMBITO DOS MASS MEDIA E A INSTITUIÇÃO MILITAR
a) Guerra psicológica
X – DINÂMICA DE GRUPOS
a) Pequenos grupos
b) Grandes grupos
XI – EDUCAR PARA UMA COMUNICAÇÃO GLOBAL
a) Educação para os mass media
XII – INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM JORNALISMO / CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NOS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO DO GRANDE PORTO
Bibliografia Obrigatória
ABRANTES, José Carlos et alii (organização de); A Imprensa, a Rádio e a Televisão na Escola, Instituto de Inovação Educacional, 1995
ARGYLE, Michael, COOK, Mark; GAZE AND MUTUAL GAZE, CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS, 1976
ASCH, Solomon E.; Social Psychology, Oxford University Press, 1987
BUCETA FACORRO, L.; FUNDAMENTOS PSICOSOCIALES DE LA INFORMACIÓN , CENTRO DE ESTUDIOS RAMON ARECES, 1992
CLAUSEWITZ, Carl von; DA GUERRA, PUBLICAÇÕES EUROPA- AMÉRICA, 1982
GUISNEL, Jean; Guerres dans de cyberespace. Services secrets et Internet, ÉDITIONS LA DÉCOUVERTE, 1995
IGLESIAS, Francisco; A TELEVISÃO DOMINADA, DIEL, 1993
LAMPREIA, Martins J.; TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO – PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES PÚBLICAS, Publicações Europa-América, 1991
MARINHO, Jorge, SILVA, Salomé Pinto da (organizadores); ACTAS DO CONGRESSO INTERNACIONAL PREMIUM INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM JORNALISMO / CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO / PREMIUM INTERNATIONAL CONGRESS PROFESSIONAL INTEGRATION OF GRADUATES IN JOURNALISM / MASS COMMUNICATION SCIENCES PAPERS, Centro de Estudos das Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, 2007 (CD-ROM)
SCHAFF, Adam; A SOCIEDADE INFORMÁTICA. AS CONSEQÜENCIAS SOCIAIS DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, Editora Brasiliense, 1990
VILCHES, Lorenzo; La Televisión. Los Efectos del Bien y del Mal, Ediciones Paidós, 1996
http://www.au.af.mil/info-ops/influence.htm
http://www.cyborganic.com/People/jonathan/Academia/Papers/Web/defining-vr1.html
LEMOS, André; “CIBERCIDADES”, in http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades/projecto.doc
MARINHO, Jorge, GOMES, Luísa, RAMOS, Inês; Entrevista Aberta «Música(s): Significados, Usos e Efeitos» ao Professor Doutor Mário Azevedo (Escola Superior de Música,Artes e Espectáculo / Instituto Politécnico do Porto), 2012 (DVD - Laboratório Audiovisual do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Vamos conjugar métodos verbais (dizer), intuitivos (mostrar) e activos (fazer).
Sublinhamos que desejamos ter, tanto quanto possível, aulas interactivas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Exame escrito |
Exame |
1,00 |
|
|
Trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
23,00 |
|
|
Preparação do Exame / estudo |
Exame |
59,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação oral - 25 %
Trabalho - 35 %
Exame final - 40 %
*
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)
Observações
* Cálculo da Classificação Final
- alunos repetentes
- estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no(s) ano(s) lectivo(s) anterior(es)
- alunos trabalhadores-estudantes - caso não frequentem 75 % das aulas
trabalho - 40 %
exame final - 60 %
Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes e os estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, entre outros elementos de avaliação, devem realizar um trabalho, no ano lectivo 2012-2013. Para a realização do trabalho, em cada turma, os alunos devem formar grupos, com cerca de oito elementos.Cada grupo deve ter um representante. Este deve enviar a composição do grupo para o email do docente de Psicossociologia da Comunicação, até ao dia 8 de Março de 2013 - jmarinho@letras.up.pt
O referido trabalho tem o seguinte tema: Persuasão - Publicidade Em Tempos de Crise Económica.
Para a entrega do trabalho, como limite máximo, foi determinada a seguinte data:
-turmas 1 / 2 / 3 / 4 / 5 - 3 de Junho de 2013 (durante a aula de orientação tutorial).
Em relação ao trabalho, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.