Comunicações Digitais e Internet
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta disciplina tem como objetivos dotar os estudantes de:
(1) Conhecimentos sobre os meios de comunicação digitais com particular destaque para a Internet;
(2) Conhecimentos práticos sobre a análise, conceção, arquitetura e produção de sítios web;
(3) Conhecimentos ao nível da arquitetura e desenho de informação, orientados para o desenvolvimento de conteúdos web.
Programa
Informação e Comunicação Digital
Informação digital: conceitos, caraterísticas, tecnologias e produção de conteúdos digitais.
Redes de comunicação: conceitos, história, tecnologias e serviços.
Internet
A Internet: definição, perspetiva história, indicadores estatísticos, produção de conteúdos, disponibilização de dados e informação, tecnologias de acesso, principais serviços e segurança.
World Wide Web
World Wide Web: apresentação, evolução histórica, pesquisa de informação, estruturação de conteúdos e principais tecnologias. Análise crítica de conteúdos na WWW.
HyperText Markup Language (HTML): apresentação, estruturação de documentos, principais elementos e atributos.
Cascading Style Sheets (CSS): apresentação, principais regras e propriedades.
Pesquisa de informação na WWW: funcionamento dos motores de pesquisa, técnicas de pesquisa, optimização de conteúdos.
Design de Informação
Objetos vetoriais e/ou matriciais de suporte à informação visual on-line.
Macro-estrutura de um sítio web e vocabulário visual apropriado.
Navegação lógica e coerente na WWW.
Organização e hierarquização dos conteúdos na WWW.
Desenho de interfaces.
Bibliografia Obrigatória
Lemos, Manuel ; Estar na Internet, McGraw-Hill
Elizabeth Castro; Creating a web page with HTML, Peachpit Press, 2005. ISBN: 0-321-27847-X
Roy Mckelvey; Hypermedia Graphics, Rotovision. ISBN: 2-88046-329-7
Edward Tufte; Envisioning Information, Graphics Pr, 1990. ISBN: 0961392118
Edward Tufte; Beautiful Evidence, Graphics Pr, 2006. ISBN: 0961392177
Bibliografia Complementar
Gralla, Preston; How the Internet works, QUE
Comer, Douglas E; The Internet Book, Prentice Hall
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teorico-práticas são estruturadas em duas partes: (1) exposição dos conteúdos teóricos, com recurso a meios audiovisuais e (2) realização de exercícios pelos alunos sobre os temas do programa.
Software
Adobe Photoshop
Macromedia Freehand
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Artes visuais > Artes gráficas
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Projeto Final |
Trabalho laboratorial |
55,00 |
|
|
Exame |
Exame |
15,00 |
|
|
Análise de Sítio Web |
Trabalho laboratorial |
23,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A aprovação na disciplina está condicionada à obtenção de 40% a qualquer uma das componentes da avaliação.
Presença obrigatória em 75% das aulas, exceto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Análise Sítio Web (Informática + Design) - 20%
Projeto Final (Informática + Design) - 40%
Exame (Informática + Design) - 40%
Esta unidade curricular, dada a sua forte componente prática, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso escrito.
Provas e trabalhos especiais
A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode obrigar à discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e à realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
Pela realização de trabalhos teórico e práticos.
Observações
Todos os trabalhos devem ser acompanhados pelos docentes, sob pena de não serem considerados no processo de classificação. Todos os elementos do grupo devem estar presentes na apresentação do projeto final.