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Antropologia Educacional

Código: FLUP0322     Sigla: ANTEDU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Via Ensino - Pedagogia e Filosofia da Educação
OFICIAL Formação Educacional

Ocorrência: 2005/2006 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção Autónoma de Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAA 0 Plano Oficial - LEAA 2 - 5 -
3
EFA 5 Plano Oficial - LEFA 2003/2004 2 - 5 -
Plano Oficial - LEFA 2 - 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 - 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 - 5 -
EFI 5 Plano Oficial - LEFI 2003/2004 2 - 5 -
Plano Oficial - LEFI 2 - 5 -
EIA 14 Plano Oficial - LEIA 2 - 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 - 5 -
EPA 6 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 2 - 5 -
Plano Oficial - LEPA 2 - 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 - 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 - 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 - 5 -
EPE 9 Plano Oficial - LEPE 2 - 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 - 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 - 5 -
EPF 9 Plano Oficial - LEPF 2 - 5 -
EPI 29 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 2 - 5 -
Plano Oficial - LEPI 2 - 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 - 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 - 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 - 5 -
EPO 1 Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 - 5 -
Plano Oficial - LEPO 2 - 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 - 5 -
FIL 32 Plano Oficial - LFIL 3 - 5 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 - 5 -
GEO 25 Plano Oficial - LGEO 3 - 5 -
4
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 - 5 -
HIS 58 Plano Oficial - LHIS 1 - 5 -
2
3
4
Plano oficial - 4º ao 5º ano 1 - 5 -
2

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 3 6,00
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira 2,00
Maria João Couto 4,00
Prática Totais 7 14,00
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira 6,00
Maria João Couto 8,00

Objetivos

Considerando a educação como projecto antropológico, esta disciplina procura analisar os processos de individuação e de subjectivação a partir dos contributos das várias perspectivas da antropologia – cultural, social, e filosófica. Assim, a partir da abordagem do pensamento de autores contemporâneos, procurar-se-á perspectivar diferentes concepções da Educação, a partir das quais se pretende repensar a figura do humano.

Programa

1. A educação como questão antropológica
1.1. A problemática da educabilidade: o homem como ser educável
1.1.1. Perfectibilidade, defectibilidade e plasticidade
1.2. Da possibilidade da educação: o optimismo, o pessimismo e o realismo pedagógicos
1.3. A educação como projecto antropológico
1.4. Natureza antropológica da utopia
1.4.1. A função mobilizadora e crítica das utopias

2. Dimensões antropológicas matriciais da educação contemporânea
2.1. A matriz grega : Logos, Pólis e Paideia
2.2. A matriz judaico-cristã: Pessoa, Moral e Salvação
2.3. A matriz liberal: Razão, Progresso e Revolução

3. Sentidos da educação na configuração contemporânea do humano.
Alguns temas e problemas
3.1. Da educação e da comunicação
3.1.1. A comunicação como problema: o assumir da tensão relacional
3.1.2. Comunicação, sentido e referência
3.1.3. Em busca de reconhecimento: consciência de si e abertura ao outro


3.2. Da educação e da arte
3.2.1. A experiência estética e a experiência educativa
3.2.2. Sensibilidade, sentimento e criatividade
3.2.3. Arte e vida: uma relação antropológica de sentido

Bibliografia Principal

A.A.V.V., O século da escola. Entre a utopia e a burocracia, Porto, Asa, 2001.

A.A.V.V., Filosofia da Educação: Temas e Problemas, Adalberto Dias de Carvalho (org .e coord.), Porto, Afrontamento, 2000.

A.A.V.V., A Educação e os limites dos direitos humanos, Adalberto Dias de Carvalho (org.), Porto, Porto Editora, 2000.

A.A.V.V., Diversidade e Identidade. Actas da 1ª Conferência Internacional de Filosofia da Educação, Adalberto Dias de Carvalho (coord.), Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1998.

Baptista, Isabel, Ética e Educação. Estatuto ético da relação educativo, Porto, Universidade Portucalense, 1998.

Best, David, A racionalidade do sentimento. O papel das artes na educação, Porto, Asa, trad. M. Adosinda Cardoso Rocha, 1996.

Bruner, Jerôme, Cultura da Educação, Lisboa, Edições 70, 2000.
Para uma Teoria da Educação, Relógio d’Água, 1999.

Carvalho, A. Dias de, A Educação como Projecto Antropológico, Porto, Afrontamento, 1993.
Utopia e Educação, Porto, Porto Editora, 1994.
A Contemporaneidade como Utopia, Porto, Afrontamento, 2000.

Clausse, A., A Relatividade Educativa. Esboço de uma história e de uma filosofia da escola, Coimbra, Almedina, trad. Joaquim Ferreira Gomes, 1976.

Couto, Maria João, Da Comunicação entre as diferenças. Reflexões em torno da educação social e do seu sentido contemporâneo, Porto, ed. fotocopiada, Gráfica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1996.

Fullat, Octavi, Filosofias de la Educación. Paideia, Barcelona, Ediciones C.E.A.C., 1992.
El pasmo de ser hombre, Barcelona, Editorial Ariel, 1995.

Garanderie, Antoine de La, Crítica da Razão Pedagógica, Lisboa, Instituto Piaget, trad. Joana Chaves, 2000.

Hamann, Bruno, Antropología Pedagógica. Introducción a sus teorías, modelos y estruturas, Barcelona, Vicens Vives, versión castellana José M. Quintana, 1992 .

Hameline, Daniel, Courants et contre – courants dans la pédagogie contemporaine, E.S.F. Édition, 2000.

Houssaye, Jean, (sous la dir.), Éducation et philosophie. Approches contemporaines, E.S.F. Éditeur.

Jean, G. Cultura pessoal e acção pedagógica, Porto, Asa, 1990.

Jolibert, Bernard, Raison et Éducation, Paris, Éditions Klincksieck, 1987.

Lamizet, Bernard, Les lieux de la communication, Liége, Mardaga, 1992.

Lipiansky, Edmond, M., Identité et Communication, Paris, PUF, 1992.

Lyotard, Jean- François, Moralidades posmodernas, 2ª ed., Madrid, Editorial Tecnos, Trad. Augustin Izquierdo, 1998.

Pereira, Paula Cristina, Amor e Conhecimento. Reflexões em torno da razão pedagógica, Porto, Porto Editora, 2000.

Smart, Barry, A Pós-Modernidade, Mem Martins, Public. Europa – América, trad. Ana Paula Curado, 1993.

Vilela, Eugénia, Do Corpo Equívoco. Reflexões sobre a Verdade e a educação nas Narrativas Epistemológicas da Modernidade, Braga, Angelus Novus, 1998.

Bibliografia Complementar

A indicar pelo docente

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

aulas teórico/práticas mais trabalhos práticos

Software

não se exige nenhum em especial

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

conforme ponto 3 d)

Fórmula de cálculo da classificação final

- avaliação final

- avaliação final (75%) mais classificação obtida através da realização de trabalho(s) prático(s) (25%)

Provas e trabalhos especiais

- realização de trabalho(s) prático(s)-

Avaliação especial (TE, DA, ...)

- de acordo com as normas em vigor na FLUP

Melhoria de classificação

- de acordo com as normas de avaliação em vigor na FLUP.

Observações

Língua de ensino: Português
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