Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Hoje é domingo
Horário verão Biblioteca
Você está em: Início > Fátima Vieira
Autenticação






Mapa das Instalações
FLUP Palacete Burmester JCC

Fátima Vieira

Nome: Maria de Fátima de Sousa Basto Vieira Ligação à página pessoal de Maria de Fátima de Sousa Basto Vieira
Sigla: MFV
Código: 215533
Estado: Ativo
Email Institucional: mvieira@letras.up.pt
Email alternativo: vieira.mfatima@gmail.com
Extensão Telefónica: 4187
Telf.Alt.: 226077183
Salas: A261

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Interrupção: Equiparação a bolseiro c/ venc.
Início da Interrupção: 06-09-2015
Fim da Interrupção: 10-09-2015

Cargos

Cargo Data de Início
Membro da Comissão Cientifica 3º Ciclo em Texto e Evento na Europa da Idade Moderna (Doutoramento Conjunto Erasmus Mundus) 2014-11-14
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Mestrado em Estudos Anglo-Americanos 2010-03-08
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso 3º Ciclo em Estudos Anglo-Americanos 2014-11-14
Membro da Direcção de Centro de I&D CETAPS - Centre for English, Translation and Anglo-American Studies 2011-02-01
Membro da Comissão Paritária - DOCENTES Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2015-01-07
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Literatura e Cultura Portuguesas - Curso Livre para Estrangeiros 2013-07-25
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Ética através da Literatura 2013-07-25

Apresentação Pessoal

Fátima Vieira é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona desde 1986. Tendo defendido a sua dissertação de doutoramento em 1998 sobre a obra de William Morris e a tradição de literatura utópica inglesa, especializou-se na área dos Estudos sobre a Utopia. É Presidente da associação Utopian Studies Society / Europe desde 2006.

 

É Coordenadora do Pólo do Porto do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde dirige uma linha de investigação sobre o utopismo britânico e norte-americano, e colaboradora do ILC – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, onde tem coordenado projetos de investigação sobre o utopismo português. É atualmente coordenadora do projeto de investigação financiado pela FCT "Utopia, Alimentação e Futuro: O Modo de Pensar Utópico e a Construção da Sociedades Inclusivas - Um Contributo das Humanidades", promovido conjuntamente pelo ILC e pelo CETAPS. 
 

Fátima Vieira é ainda diretora da coleção “Nova Biblioteca das Utopias”, publicada pela editora Afrontamento, bem como de dois periódicos eletrónicos: E-topia: Revista Eletrónica de Estudos sobre a Utopia e Spaces of Utopia (publicados pela Biblioteca Digital da FLUP). É Book Review Editor do periódico norte-americano Utopian Studies e faz parte do Conselho Editorial de várias revistas internacionais.

Como docente, tem trabalhado essencialmente na área dos Estudos sobre a Utopia, dos Estudos Culturais e dos Estudos de Tradução, tanto a nível do ensino pré-graduado como pós-graduado. Tem tido ainda participação docente no Curso de Doutoramento TEEME (Text and Event in Early Modern Europe), o 1.º programa doutoral ERASMUS  MUNDUS da área das Humanidades, bem como em vários cursos intensivos SOCRATES (realizados em Itália, Portugal e na República Checa). É coordenadora do Programa de Pós-Doutoramento e Internacionalização ARUS – Advanced Research in Utopian Studies, bem como dos Seminários Multidisciplinares ARUS.

Enquanto membro do CETAPS, Fátima Vieira tem vindo a integrar, desde a sua fundação, a equipa de investigadores que se tem vindo a dedicar à tradução e estudo da obra de Shakespeare. No âmbito deste projeto de investigação publicou A Tempestade (Campo das Letras, 2001), e Como vos Aprouver (Campo das Letras, 2008), estando agora a ultimar a tradução de Júlio César.

Fátima Vieira tem trabalhado igualmente na área da pedagogia no Ensino Superior, tendo integrado, em 2004 e 2005, o GIIPUP (Grupo de Investigação e de Intervenção Pedagógicas da Universidade do Porto, sediado no CIEE – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto) e assumido a coordenação da linha de Investigação sobre “B-learning”.

Tem organizado e participado em muitos colóquios nacionais e internacionais, sendo autora de múltiplos ensaios na área dos estudos sobre a utopia, dos estudos culturais e dos estudos shakespeareanos. Tem assumido igualmente a responsabilidade da organização de vários volumes de ensaios nestas áreas de estudo e participado ativamente em vários projectos de investigação internacionais.

Coordenou no passado projetos de grande dimensão, como a Universidade Júnior e o Projeto Eurotopia 2100. Atualmente, é coordenadora do Projeto PAN-Utopia 2100 e de Utopia 500: Programa Comemorativo dos 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More.

Teve assento no Conselho Geral da Universidade do Porto entre 2012 e 2014, e fez parte de vários Conselhos Científicos da FLUP, desde 1998. 

Em 2008, o projeto STEPS-UP (Support for Teaching English in Primary Schools – University of Porto), com coordenação pedagógica de Maria Ellison de Matos e coordenação administrativa de Fátima Vieira, foi premiado com o Selo Europeu para as Línguas. O projeto foi em 2012 considerado pela Agência PROALV (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida) o melhor projeto português dos últimos dez anos na área do ensino de línguas estrangeiras, tendo sido nesse sentido premiado no âmbito do Congresso "Multilingualism in Europe", realizado Limassol, Chipre, em Setembro de 2012.

Em 2013, Fátima Vieira foi galardoada com o Larry E. Hough Distinguished Service Award, instituído pela associação americana e canadiana Society for Utopian Studies com vista a distinguir o trabalho consistentemente desenvolvido por académicos e investigadores da área dos Estudos sobre a Utopia durante um período considerável de tempo.

Outros

Categoria: Não definida
Centro de Investigação & Desenvolvimento: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa
Faculdade: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Categoria: Não definida
Centro de Investigação & Desenvolvimento: Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies
Faculdade: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2015 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-17 I  Página gerada em: 2015-08-30 às 06:50:16