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Cursos

Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia

Dados Gerais

Código Oficial: 9701
Sigla: CC

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia - Ramo de Jornalismo (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia - Ramo de Assessoria (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia - Ramo de Multimédia (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2007 2008 2009 2010 2011
- - - - -
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

História do Mundo Contemporâneo

CC025 - ECTS No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente.
2. Relacionar fenómenos como o imperialismo, o nacionalismo e o confronto político no desencadeamento das duas guerras mundiais.
3. Analisar criticamente um problema relevante da História do último século colocado no livro, artigo ou filme do qual terá elaborado uma recensão crítica.
4. Reconhecer as componentes essenciais da elaboração de uma tese monográfica ou de um artigo científico e realizar uma recensão crítica das mesmas.

Introdução à Economia

CC028 - ECTS O objectivo central deste programa é o de fornecer uma formação base de microeconomia e macroeconomia a alunos de jornalismo e ciências da comunicação. Partindo do facto que a Economia é uma forma de pensar e não um conjunto de factos a memorizar, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar economicamente pela análise de conceitos que se considera serem a essência dos fundamentos de Economia.

Técnicas de Expressão de Português

CC043 - ECTS Conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna
Desenvolver as competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socio-culturais
Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso

Tecnologia dos Média

CC046 - ECTS Dominar os conceitos referentes à arquitectura de computadores e segurança de computadores
Dominar as ferramentas de processamento de texto, as ferramentas de tabelas e de cálculo e as ferramentas de Elaboração de apresentações.
Inicializar o contacto às ferramentas de construção de páginas da web e às ferramentas de animações iterativas.


Fotografia

Desenvolver o domínio técnico da fotografia.
Conhecer o enquadramento histórico da técnica fotográfica.
Explorar instrumentos e processos fotográficos.
Desenvolver a criatividade e o olhar, de modo a possibilitar a criação e a leitura crítica das imagens na actualidade;
Desenvolver a capacidade de comunicar através da imagem.


Video

Proporcionar os vários meios básicos da linguagem vídeo e conhecer os estúdios e natureza dos grandes meios de produção.
Desenvolver a capacidade de escolha e tomada de vistas num trabalho pessoal ou de grupo (de pequena dimensão).
Dominar o tratamento de texto no âmbito da linguagem vídeo e para temas diferentes.

Teorias da Comunicação Social

CC048 - ECTS A disciplina de Teorias da Comunicação Social tem como objectivo num primeiro momento familiarizar os discentes com o processo de desenvolvimento das teorias de comunicação. Para efeito, é pertinente começar com o enquadramento do desenvolvimento históricos dos meios de comunicação de massas. Procede-se de seguida a uma incursão por alguns dos modelos elementares da comunicação social. Expõem-se de seguida as teorias clássicas (contemporâneas) relacionadas com as comunicações de massa bem como dos efeitos na sociedade das mensagens mediáticas da primeira geração. Em vista dos objectivos de formação dos discentes e das áreas específicas do curso é colocada ênfase, num segundo momento, nas novas tecnologias mediante a análise das teorias emergentes no âmbito da nova era mediática. Particular atenção é dada à estrutura e dinâmica dos novos media participativos.
Para além de fomentar uma compreensão abrangente dos principais modelos de mediação das mensagens de massas e interactivas , a unidade curricular visa igualmente promover o sentido crítico relativamente aos media e dotar os discentes de competências para o desenvolvimento da pesquisa autónoma na esfera dos conteúdos ministrados nesta disciplina.

Comunicação Empresarial

CC010 - ECTS  Compreender a natureza e a importância da comunicação empresarial
 Conhecer os meios de comunicação empresarial
 Definir uma comunicação de crise

Design e Comunicação Visual

CC014 - ECTS

Introdução aos processos do design. Estudar a linguagem gráfica e os seus elementos. Definição de metodologias, exploração e análise do design, desenvolvimento e aplicação de ideias para projectos. Perceber o papel do design no registro gráfico da informação e na organização formal dos elementos que constituem o pensamento. Entender o design de comunicação visual como a expressão planificada de um propósito. Reflectir sobre as principais funções do design na sua componente didáctica, comunicacional e artística. Proporcionar uma compreensão tanto ao nível prático como teórico da infografia.

 

História Contemporânea de Portugal

CC023 - ECTS Abordar as principais linhas de força da história institucional e política da contemporaneidade portuguesa, para que os estudantes obtenham uma boa base de conhecimento e reflexão sobre estes temas.
The aim of this subject is to understand the main features in newspapers history emphasizing the development of international news press and the Portuguese case as well.

Metodologia de Investigação

CC033 - ECTS

1.Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados na área da comunicação;
2.Proporcionar um desenvolvimento de competências práticas que permitam ao estudante a recolha, análise e apresentação de dados de investigação.

Técnicas de Expressão Jornalística I

CC044 - ECTS Pretende-se que o aluno domine as técnicas de expressão específicas de cada uma das quatro áreas jornalísticas (Imprensa, Rádio, Televisão, Online) e distinga os diferentes géneros jornalísticos. Procurar-se-á fornecer uma perspectiva dos diferente media, através da sua importância e peso no contexto dos meios de comunicação social, desde o seu aparecimento até à actualidade. Os discentes serão iniciados nas técnicas, programas e equipamentos de imprensa, rádio, televisão e online de modo a incrementar a sua proficiência.

Comunicações Digitais e Internet

CC011 - ECTS Esta disciplina tem como objetivos dotar os estudantes de:

(1) Conhecimentos sobre os meios de comunicação digitais com particular destaque para a Internet;
(2) Conhecimentos práticos sobre a análise, conceção, arquitetura e produção de sítios web;
(3) Conhecimentos ao nível da arquitetura e desenho de informação, orientados para o desenvolvimento de conteúdos web.

Economia Política

CC016 - ECTS Pretende-se continuar com a análise dos instrumentos micro e macroeconómicos, iniciada no âmbito do curso de Introdução à Economia. Adicionalmente pretende-se analisar, numa perspetiva económica, o impacto das políticas públicas na economia suscitando o debate de alguns tópicos de política macroeconómica.

História do Jornalismo

CC024 - ECTS Abordar as principais linhas de força da história da imprensa com particular ênfase na função noticiosa no plano internacional, bem como os contextos portugueses
The aim of this subject is to understand the main features in newspapers history, emphasizing the development of international news press and the Portuguese case as well.

Introdução ao Direito

CC029 - ECTS Pretende-se, com esta disciplina, proporcionar e transmitir aos alunos de Jornalismo e Ciências da Comunicação o conhecimento dos conceitos e noções gerais de Direito importantes nas suas vidas profissionais futuras.

Trata-se de fornecer aos alunos os necessários alicerces à compreensão da linguagem jurídica, das Fontes do Direito, do Sistema Jurídico, da Norma Jurídica e da Relação Jurídica. Mas pretende-se, igualmente, com esta disciplina proporcionar um conhecimento essencial e tão vasto quanto possível do quadro legal (nacional, comunitário e internacional) que constitui o direito da comunicação, familiarizando os alunos de Jornalismo e Ciências da Comunicação com as regras que constituem o seu regime jurídico (CRP; Leis da Imprensa, Rádio e Televisão) e da Regulação da Comunicação e Conteúdos (ERC).

Relações Públicas

CC041 - ECTS Dotar os alunos de conhecimentos estratégicos de relações públicas.
Desenvolver técnicas e tácticas de comunicação integrada.
Promover a capacidade de investigação em RP e em ciências sociais.

Semiótica da Comunicação

CC042 - ECTS - Domínio de conceitos-chave.
- Análise semiótica dos mass media, com especial destaque para os elementos não verbais, passando pelo cinema, jornalismo, propaganda e publicidade – (des)montagem de mensagens.
- Pesquisa de novas linguagens.
- Desenvolvimento da leitura crítica dos meios de comunicação social.

Técnicas de Expressão Jornalística II

CC045 - ECTS Pretende-se que o aluno sistematize e aprofunde o domínio das técnicas de expressão específicas de cada uma das quatro áreas jornalísticas (Imprensa, Rádio, Televisão e Online). Através da intensificação de exercícios práticos, pretende-se elevar os níveis de proficiência dos alunos nos diferentes géneros jornalísticos.

Ateliês de Multimédia

CC005 - ECTS

Adquir conhecimento e desenvolver competências na concepção e realização de conteúdos multimédia 2D.

 

Comunicação Política

CC049 - ECTS

Comunicação Política visa atrair os estudantes que pretendam entender a interacção dinâmica entre a comunicação e a política, bem como as suas implicações em termos do futuro da democracia no mundo actual. A unidade curricular introduz as principais abordagens no campo científico e incide sobre noções e conceitos fundamentais tais como: construção da realidade política pelos media, o impacto dos media na orientação política e participação cívica, as relações de poder entre os media e os actores políticos, gestão de informação e jornalismo político.

Ética e Deontologia Profissional

CC020 - ECTS

Identificar, analisar e clarificar o que aproxima e o que afasta a deontologia do jornalismo da deontologia de outras profissões da comunicação. Dissecar os princípios éticos e critérios morais que inspiram os deveres e direitos da profissão. Observar as relações (sintonia ou confronto) com o Direito. Procurar perceber como, e porquê, as preocupações deontológicas foram emergindo no tempo e no espaço. Estudar a diversidade dos sistemas e instrumentos de regulação e fiscalização deontológicas. Reflectir, baseando-se em princípios democráticos, sobre o papel e responsabilidade desta actividade profissional no todo social, e sobre as suas relações de influência com outros campos sociais (como político, económico, judicial e artístico). Enquadrar globalmente os constrangimentos que se colocam ao campo jornalístico. Discutir dilemas morais que se colocam no desempenho da actividade profissional, visando estimular uma boa capacidade de reflexão ética global, bem como o desenvolvimento da prática profissional de autocrítica, num tempo cada vez mais complexo e exigente.

Gestão da Informação para a Comunicação

CC022 - ECTS Pretende-se que os alunos conheçam a natureza da informação, compreendam a sua importância na sociedade actual e reconheçam as infra-estruturas que potenciam a construção e desenvolvimento da sociedade da informação. Pretende-se ainda que apreendam as técnicas de recuperação, avaliação e organização da informação, independentemente do suporte em que esteja registada, e entendam a importância da gestão da informação dentro de contextos organizacionais.

História e Teoria do Cinema

CC026 - ECTS

Aquisição de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema no contexto ocidental, de modo a o aluno poder desenvolver uma perspectiva fundamentada sobre as linguagens massificadas que usam a imagem em movimento e outras abordagens da mesma matéria. Compreensão do modo como, partindo do teatro, do cinema e da literatura, o cinema forjou princípios de organização conceptual e formal que constituem um campo estético e sociológico específico. 

Políticas e Instituições da U.E.

CC036 - ECTS A disciplina Políticas e Instituições da União Europeia tem como objectivo dotar os alunos do conhecimento essencial sobre o estádio actual de tais políticas e suas perspectivas futuras, bem como do funcionamento institucional da União Europeia. Pretende-se habilitar o futuro profissional da comunicação de uma rápida e objectiva capacidade de enquadramento dos assuntos da UE, em prol de:
- uma eficiente transmissão da informação em benefício de todos aqueles que entrarão em contacto com o trabalho desse profissional; e
- da existência futura de um corpo de profissionais da comunicação que, ao nível nacional, servirão de elo essencial e possibilitarão uma verdadeira política de informação da UE.

Nesse sentido, visa-se
- familiarizar os alunos com o funcionamento do sistema comunitário e seus princípios;
- dar a conhecer as Instituições da União Europeia e suas regras de funcionamento;
- analisar o acervo comunitário (decisório, jurisprudencial ou meramente programático) relativo às políticas, designadamente de comunicação e de informação, da União Europeia.

Psicossociologia da Comunicação

CC038 - ECTS - Desenvolvimento da capacidade de análise dos efeitos que os mass media, com a sua vertente verbal e / ou não verbal, causam no plano intrapessoal, interpessoal, grupal e social.
- Investigação de diversas técnicas de persuasão, como a publicidade, propaganda e guerra psicológica, salientando a dimensão estratégica da comunicação.
- Fomento da aplicação da Psicossociologia ao estudo dos emissores e receptores das mensagens transmitidas pelos meios de comunicação social.
- Reflexão, em termos psicossociológicos, sobre os aspectos positivos e negativos ligados aos mass media, com vista à formação de emissores e receptores conscientes do poder da comunicação social.

Públicos e Audiências

CC039 - ECTS - Domínio de conceitos básicos.
- Reflexão sobre a transformação dos públicos e audiências, em virtude de factores político-económicos e tecnológicos.
- Aquisição de conhecimentos relativos a estudos qualitativos e quantitativos das audiências.
- Compreensão da criação de conteúdos ajustados ao público-alvo dos mass media.

Relações Internacionais

CC040 - ECTS O mundo actual é cada vez mais complexo e por isso é necessário compreender os processos mais importantes da cena internacional. A disciplina que investiga estes assuntos é designada de Ciência das Relações Internacionais. As transformações decorridas na última década do século XX, resultantes do fim da Guerra Fria, abriram os processos sociais, políticos e económicos da nova organização do mundo. Esta unidade curricular vai descrever os acontecimentos mais importantes, dando também a conhecer as teorias sobre relações internacionais. A disciplina analisa especificamente as relações entre os Estados e as organizações internacionais, bem como as zonas e regiões mais influentes nas relações internacionais. Como a União Europeia é um elemento central da Humanidade, à qual Portugal pertence, a disciplina dedica uma parte considerável das aulas à compreensão dos processos de integração europeia. No final da frequência da disciplina de Relações Internacionais os alunos devem compreender a actual situação no mundo, bem como o nível da civilização europeia contemporânea.

Teoria da Imagem

CC047 - ECTS A constante presença dos meios de comunicação, nomeadamente audiovisuais, na sociedade contemporânea, obriga-nos a um contacto permanente com os mais diversos tipos de imagem. Através do cinema, da televisão, da internet, dos jogos vídeo ou do telemóvel recebemos um enorme fluxo de imagens que consumimos, muitas vezes, de forma indiscriminada. Esta visualidade complexa implica a necessidade de um novo tipo de literacia visual, que viabilize um olhar mais competente e informado da realidade que nos circunda. Na disciplina de teoria da imagem procurar-se-á, a partir de um conjunto muito diversificado de estímulos visuais, promover uma reflexão alargada e interdiciplinar sobre o modo como são produzidas e difundidas as imagens na contemporaneidade.

Projeto

CC037 - ECTS O programa e objectivos da unidade curricular de Projecto varia consoante as vertentes do curso, a saber: Jornalismo; Assessoria; Multimédia.

No Preâmbulo do respectivo Regulamento pode ler-se:
A unidade curricular de Projecto do 3.º ano, 2.º semestre, do Curso de Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia, comum às três áreas de especialização do curso, tem por objectivo proporcionar ao aluno formação em uma destas especialidades. Pretende-se que as competências teórico-práticas desenvolvidas ao longo do curso sejam aplicadas e complementadas e que esta experiência constitua uma aproximação do estudante ao mercado de trabalho.

Argumento e Estruturas Narrativas


CC002 - ECTS
| compreender as narrativas clássicas e a sua reconceptualização em suportes online
| reflectir e discutir os processos de virtualização em contextos hipermediáticos
| reflectir e discutir os processos cognitivos de apreensão de conteúdos online
| analisar produtos multimédia online e offline e proceder à sua desconstrução conceptual
| compreender o discurso (jornalístico) para os novos media: argumento, guião e storyboard
| elaborar trabalhos intercalares e projecto final de argumento e guião
| fomentar a pesquisa e a criação de novos paradigmas narrativos interactivos
| fomentar e experienciar processos comunicacionais interactivos em ambientes online


Ateliê de Jornalismo


CC004 - ECTS
Pretende-se que o aluno desenvolva ao máximo o domínio das técnicas de expressão específicas de cada uma das quatro áreas (Imprensa, Rádio, Televisão e Online) da disciplina. Para isso, deverá produzir trabalhos que explorem na totalidade o conjunto de técnicas assimiladas previamente. Pretende-se ainda capacitar os alunos para a realização de trabalhos jornalísticos de complexidade elevada, com especial ênfase nos géneros jornalísticos que exigem maior polivalência, como a reportagem.

Economia dos Media


CC015 - ECTS
Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsectoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas no mercado é afectado pela estrutura de mercado e como ele afecta o desempenho do mercado.
Avaliar o impacto das políticas públicas no mercado dos media. Discutir questões de regulação. Enquadrar o panorama atual dos media em Portugal no contexto internacional e nas transformações recentes operadas no mercado dos media.

Jornalismo Comparado


CC030 - ECTS
Esta disciplina tem como objectivo estimular a capacidade critica e analítica dos estudantes através do conhecimento dos vários modelos de jornalismo e da identificação e colocação em prática das metodologias de investigação comparativa dos media. Nesse sentido, pretende-se dotar os estudantes das ferramentas necessárias para identificarem os diversos modelos de jornalismo, compará-los e reflectirem sobre a evolução do papel dos media na sociedade.
Mediante a abordagem de diversos estudos de caso e das múltiplas metodologias de análise, pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e examinar criticamente alguns dos conceitos e tópicos mais prementes relacionados com a cobertura noticiosa de acontecimentos.


Laboratórios de Som e Imagem


CC031 - ECTS
A disciplina de Laboratórios de Som e Imagem, de forte componente prática e tecnológica, pretende validar os pressupostos enunciados em disciplinas precedentes e, igualmente, introduzir e fortalecer conceitos, técnicas e ferramentas fundamentais na esfera do som e da imagem conducentes à produção de conteúdos audiovisuais e multimédia. Pretende-se que a tecnologia seja encarada não como um fim mas como um meio, indutora de uma linguagem própria, explorada nas suas dimensões técnica, estética e criativa. A disciplina desdobrar-se-á em duas vertentes: a de produção e realização de mini-documentários com as turmas de jornalismo, e a de produção e realização de webdocumentários com a de multimédia.

Marketing


CC032 - ECTS
1. Conhecer a evolução do conceito de Marketing e sua importância na empresa
2. Saber interpretar os principais indicadores de mercado
3. Saber recolher informação junto do consumidor
4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização
5. Elaborar uma SWOT
6. Saber escolher critérios para obter segmentos-alvo e posicionamento
7. Conhecer a política de marca
8. Definir a política de marketing-mix


Argumento e Estruturas Narrativas


CC002 - ECTS
| compreender as narrativas clássicas e a sua reconceptualização em suportes online
| reflectir e discutir os processos de virtualização em contextos hipermediáticos
| reflectir e discutir os processos cognitivos de apreensão de conteúdos online
| analisar produtos multimédia online e offline e proceder à sua desconstrução conceptual
| compreender o discurso (jornalístico) para os novos media: argumento, guião e storyboard
| elaborar trabalhos intercalares e projecto final de argumento e guião
| fomentar a pesquisa e a criação de novos paradigmas narrativos interactivos
| fomentar e experienciar processos comunicacionais interactivos em ambientes online


Assessoria de Imprensa


CC003 - ECTS
Compreensão da importância e responsabilidade das fontes de informação jornalísticas.
Dotar os alunos de um profundo conhecimento das técnicas de assessoria de imprensa e de relacionamento com os media..
Desenvolver competências estratégicas na gestão de informação com vista a uma aplicabilidade nas empresas e nas instituições.

Economia dos Media


CC015 - ECTS
Analisar a complexidade dos produtos e mercados media nas suas especificidades subsectoriais. Estudar como o comportamento das diferentes empresas no mercado é afectado pela estrutura de mercado e como ele afecta o desempenho do mercado.
Avaliar o impacto das políticas públicas no mercado dos media. Discutir questões de regulação. Enquadrar o panorama atual dos media em Portugal no contexto internacional e nas transformações recentes operadas no mercado dos media.

Estratégia de Comunicação


CC019 - ECTS
• Dotar os alunos das competências necessárias à elaboração de um Plano de Comunicação de Marketing Integrado.
• Transmtir conhecimentos no âmbito da comunicação pessoal

Jornalismo Comparado


CC030 - ECTS
Esta disciplina tem como objectivo estimular a capacidade critica e analítica dos estudantes através do conhecimento dos vários modelos de jornalismo e da identificação e colocação em prática das metodologias de investigação comparativa dos media. Nesse sentido, pretende-se dotar os estudantes das ferramentas necessárias para identificarem os diversos modelos de jornalismo, compará-los e reflectirem sobre a evolução do papel dos media na sociedade.
Mediante a abordagem de diversos estudos de caso e das múltiplas metodologias de análise, pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e examinar criticamente alguns dos conceitos e tópicos mais prementes relacionados com a cobertura noticiosa de acontecimentos.


Marketing


CC032 - ECTS
1. Conhecer a evolução do conceito de Marketing e sua importância na empresa
2. Saber interpretar os principais indicadores de mercado
3. Saber recolher informação junto do consumidor
4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização
5. Elaborar uma SWOT
6. Saber escolher critérios para obter segmentos-alvo e posicionamento
7. Conhecer a política de marca
8. Definir a política de marketing-mix


Argumento e Estruturas Narrativas


CC002 - ECTS
| compreender as narrativas clássicas e a sua reconceptualização em suportes online
| reflectir e discutir os processos de virtualização em contextos hipermediáticos
| reflectir e discutir os processos cognitivos de apreensão de conteúdos online
| analisar produtos multimédia online e offline e proceder à sua desconstrução conceptual
| compreender o discurso (jornalístico) para os novos media: argumento, guião e storyboard
| elaborar trabalhos intercalares e projecto final de argumento e guião
| fomentar a pesquisa e a criação de novos paradigmas narrativos interactivos
| fomentar e experienciar processos comunicacionais interactivos em ambientes online


Ateliês de Multimédia 3D


CC006 - ECTS
Adquirir conhecimentos sistematizados sobre fundamentos de computação gráfica 3D que envolvem a representação de sólidos, a iluminação de cenas, a configuração e mapeamento de materiais e, finalmente, a observação do espaço 3D. Formar competências na modelação de ambientes virtuais tri-dimensionais, recorrendo a uma ferramenta de modelação, por exemplo, o 3D Studio Max. Neste processo, o aluno deve ser capaz de aplicar um raciocínio de decomposição de objectos 3D complexos, em agregações de objectos mais simples. Deve ainda conhecer e dominar a selecção das técnicas de modelação, bem como a sucessão de aplicação das adequada aos objectivos. O aluno devem também dominar o design de iluminação das cenas 3D, recorrendo a diferentes tipos de luminárias, bem como à configuração das suas propriedades. O aluno deve ainda adquirir conhecimentos sobre a realidade virtual, os tipos de S.R.V., as suas características, as áreas de aplicação e os equipamentos de apoio aos S.R.V. Finalmente o aluno deve formar competências para integrar, de forma seamless, nos conteúdos Multimédia 2D os elementos 3D sintetizados interactivos.

Design de Comunicação Multimédia


CC013 - ECTS
Compreender o papel do design de comunicação multimédia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma.
Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da comunicação multimédia.
Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da comunicação multimédia.
Reflectir a relação entre as características do meio (hipermédia) e a linguagem visual.
Entender o papel do Design de Comunicação na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos multimédia.
Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções do design de comunicação multimédia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística.
Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológicos a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.

Ergonomia das Aplicações Multimédia


CC017 - ECTS
. Sistematizar, analisar e reflectir sobre os principais temas de discussão relacionados com o design de
interação, em particular a Acessibilidade e Usabilidade em contextos de "Ambient Assisted Living"; "Display Devices" (Laptop; Smartphone; i-Pad; i-TV; et al.); Web.
. Compreender, implementar e avaliar um cenário de interação Homem/Computador ("Ambient Assisted Living"; "Display Devices"; Web) aprofundando as metodologias de conceção de uma interface, técnicas de projeto, avaliação, prototipagem e implementação.

Laboratórios de Som e Imagem


CC031 - ECTS
A disciplina de Laboratórios de Som e Imagem, de forte componente prática e tecnológica, pretende validar os pressupostos enunciados em disciplinas precedentes e, igualmente, introduzir e fortalecer conceitos, técnicas e ferramentas fundamentais na esfera do som e da imagem conducentes à produção de conteúdos audiovisuais e multimédia. Pretende-se que a tecnologia seja encarada não como um fim mas como um meio, indutora de uma linguagem própria, explorada nas suas dimensões técnica, estética e criativa. A disciplina desdobrar-se-á em duas vertentes: a de produção e realização de mini-documentários com as turmas de jornalismo, e a de produção e realização de webdocumentários com a de multimédia.

Marketing


CC032 - ECTS
1. Conhecer a evolução do conceito de Marketing e sua importância na empresa
2. Saber interpretar os principais indicadores de mercado
3. Saber recolher informação junto do consumidor
4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização
5. Elaborar uma SWOT
6. Saber escolher critérios para obter segmentos-alvo e posicionamento
7. Conhecer a política de marca
8. Definir a política de marketing-mix


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