Você está em: Início > Notícias > 8º Colóquio Internacional do Centro de Estudos Teatrais da Univ. do Porto

8º Colóquio Internacional do Centro de Estudos Teatrais da Univ. do Porto

Faculdade de Letras do Porto, Sala de Reuniões, 6-7 de julho de 2012

TEATRO E CENSURA

Programa final 8e Colloque International du Centre d`Études Théâtrales de l`Univ. de Porto Faculté des Lettres de Porto, Salle de Réunions, les 6-7 juillet 2012 THÉÂTRE ET CENSURE VIII Porto Univ. Drama Research Center International Conference Porto Faculty of Letters, Meeting Room, 6th-7th july 2012 DRAMA AND CENSORSHIP A orientação interdisciplinar da investigação levada a cabo pelo Centro de Estudos Teatrais da Universidade do Porto, desde 2006, incidirá sobre múltiplas possibilidades de relação do Teatro com a Censura, seja a da axial resistência teatral às dominantes ideologias de cada época, também as antiteatrais, seja à da veiculação dramática de ideologias, elas próprias censoras, ainda projecções humanas e disciplinares de teatralidade, nas suas multímodas formas de acção e / ou superação da censura e auto censura. A conferência integrará uma rede nacional e internacional de investigadores em diálogo longamente amadurecido, contando já com colaborações muito relevantes. L` orientation interdisciplinaire de la recherche entreprise par le Centre d`Études Théâtrales de l` UP, depuis 2006, se concentrera sur des possibilités multiples de relation entre le Théâtre et la Censure. D`une part, son axiale résistance aux idéologies dominantes de chaque époque, antithéâtrales aussi, d`autre part, sa transmission d`idéologies elles-mêmes des censures, et, finalement, dans ses formes diverses d`action et/ ou de dépassement de la censure et (de) l`autocensure. Cette conférence intègrera un réseau national et international de chercheurs approfondissant un dialogue déjà long et comptera sur des collaborations très prestigieuses. The interdisciplinary orientation adopted by the UP Drama Research Center, since 2006, will focus on the various possibilities of the relationship between Theatre and Censorship, in the field of the axial resistance of the art to prevailing ideologies, including the antitheatrical ones, and the dramatic expression of ideologies of restrictive conformation; this orientation also interrogates human projections and disciplines of theatrical nature in their multifarious forms of action tending to overcome institutional and authorial censorship. This meeting involves a web of national and international investigators in a matured dialogue. Relevant and prestigious cooperation has already been granted. Contact: Cristina Marinho COMISSÃO CIENTÍFICA / COMMISSION SCIENTIFIQUE/ SCIENTIFIC BOARD: ARMANDO NASCIMENTO ROSA ( Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa) CRISTINA MARINHO ( Universidade do Porto ) JORGE CROCE RIVERA ( Universidade de Évora ) NUNO PINTO RIBEIRO ( Universidade do Porto )