Você está em: Início > Notícias > 2º Ciclo - Português Língua Segunda / Língua Estrangeira

2º Ciclo - Português Língua Segunda / Língua Estrangeira

Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos

Informações adicionais do curso Principais áreas científicas
  • Ensino do Português Língua Segunda / Língua Estrangeira;
  • Didáctica;
  • Linguística Portuguesa;
  • Literatura Portuguesa;
  • Cultura Portuguesa;
  • Psicolinguística.
Duração oficial do programa de estudos: 2 anos Observações: No ano lectivo de 2008/2009, abrirão, em simultâneo, o 1º ano (1º e 2º semestres) e o 2º ano (3º e 4º semestres).

Requisitos de acesso

As admissões são feitas por concurso. Poderão concorrer:
  • Cidadãos portugueses titulares de um 1º Ciclo ou equivalente realizado em qualquer Universidade portuguesa ou estrangeira.
  • Cidadãos nacionais e estrangeiros titulares de uma licenciatura obtida em universidade estrangeira com componente de estudos portugueses. Para estes, será obrigatório realizar prova de proficiência em Língua Portuguesa de nível avançado (equivalente ao DUPLE do CAPLE). Nota: Excepcionalmente, em casos devidamente justificados, o Conselho Científico poderá admitir a candidatura à matrícula titulares de outras licenciaturas ou de habilitações legalmente equivalentes cujo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
  • Os candidatos ao 2º ano do ciclo de estudos deverão: a. ser titulares do Diploma Universitário de Formação de Professores de Português Língua Estrangeira; b. ou ser titulares do Curso de Especialização em Ensino do Português Língua Estrangeira; c. ou ter feito disciplinas em áreas equivalentes às do 1º ano do Curso de 2º Ciclo em Português, Língua Segunda / Língua Estrangeira.

Descrição do Curso

Objectivos:
  • Munir os estudantes de conhecimentos e competências aprofundados da língua, da literatura e da cultura portuguesas.
  • Capacitar os estudantes para o ensino da língua portuguesa quer como língua estrangeira a nível superior - como leitores -, quer como língua segunda em escolas do país, para alunos que não têm o português como língua materna.
  • Dotar os estudantes de instrumentos metodológicos de pesquisa e análise, no sentido de desenvolver a sua capacidade de investigação nesta área.
Estrutura do curso O Curso é constituído por 2 anos curriculares, dividido em 4 semestres. Caracterização do curso O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira integra um Curso de Especialização (1º ano), constituído pelo conjunto de unidades curriculares (correspondente a 60 créditos) e um Estágio Pedagógico de natureza Profissional (2º ano) objecto de relatório final (correspondente a 60 créditos). Saídas Profissionais O ciclo de estudos em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira tem como finalidade fornecer uma preparação qualificada para o exercício da actividade profissional no domínio de docência do Português Língua Segunda / Língua Estrangeira e promover a investigação nesta área científica do saber. DIPLOMAS Após a conclusão de 60 ECTS, o estudante será detentor de um Curso de Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira, não conferente de grau. A conclusão de 120 ECTS confere o título de Mestre em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira. Para mais informações consultar o site do DEPER