Apresentação Pessoal
Sou historiadora da arte, especializada em Arte Clássica e da Antiguidade Tardia, empenhada na história da arte digital e envolvida na investigação, ensino e divulgação de informação, tanto para um público académico como para o público em geral.
Sou membro integrado do grupo de investigação “ Património Material e Imaterial” do Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) desde o ano lectivo de 2023/2024.
A minha formação começou com uma licenciatura em História (1987, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa- FCSH-NOVA). O meu gosto pela visualidade da História e interesse pela compreensão das formas artísticas e sua evolução levaram-me a procurar uma especialidade em História da Arte.
Assim, completei o mestrado (2007, FCSH-NOVA) e o doutoramento em História da Arte da Antiguidade Tardia (2011, FCSH-NOVA) com uma tese sobre os capitéis desse período da História da Arte no atual território português. Para desenvolver o doutoramento, contei com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Nesta investigação, procurei compreender o papel estruturante e decorativo da coluna e, em particular do capitel, na arquitectura e construção. A multiplicidade das formas e elementos decorativos que o capitel absorve, adaptando os elementos clássicos a novas realidades construtivas e mentais fazem desta peça tão especial um indicador de alterações históricas e artísticas.
Fui bolseira de pós-doutoramento pela FCT entre 2016 e 2022 com o projecto: “O Decor na Antiguidade na Hispânia Ocidental (séc. I ao séc. VIII) - Sentido(s) e Performances: escultura arquitectónica, mosaicos e pintura”.
A orientação foi do professor emérito da FCSH-NOVA, Justino Maciel e a co-orientação de Patrízio Pensabene (La Sapienza, Universidade de Roma), Alexandra Dardenay (Professora de História da Arte Antiga e Arqueologia na Universidade de Toulouse, Jean Jaurès) e o aconselhamento de Will Wootton (Professor de Arte Romana em King’s College, Londres).
Fui professora de História no Ensino Secundário entre 1988 e 2010. Em 2008 e de 2010 a 2016, fui professora auxiliar convidada no Departamento de História da Arte da FCSH-NOVA lecionando disciplinas da História da Arte da Antiguidade a alunos da licenciatura e mestrado e assegurando alguns seminários do doutoramento.
Com alunos da FCSH-NOVA desenvolvi vários projectos como:
O Encontrharte (Encontros de História da Arte);
https://encontrharte.wordpress.com
O
opusmusiuum:
http://www2.fcsh.unl.pt/cadeiras/Opusmusiuum/home.html um projeto sobre mosaicos romanos em Portugal;
O “ Palavras apetrechadas de asas” - projecto de um audio livro sobre a Odisseia de Homero traduzida por Frederico Lourenço;
O
Findhart, um projecto de empreendedorismo com o objectivo de criar uma aplicação de História da Arte:
https://prezi.com/bkwwahakstrt/projecto-de-negocio/
Entre Fevereiro e Julho de 2023, leccionei História de Portugal a alunos de Informação Turística na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).
Participei nos programas de Mobilidade para professores, ERASMUS e ERASMUS + em Itália, Espanha e Japão. Enquanto membro do AIA (Archaeological Institute of America), fiz várias conferências nos EUA em 2015; em 2018 e 2019 fui conferencista do programa Samuel S. Kress do AIA e dei várias palestras no Canadá e nos EUA. Fui Investigadora Associada Visitante no King's College, Londres, em 2017 e Visitante académica na Universidade da Virgínia, Charlottesville, EUA, em abril de 2019.
De um conjunto variado de colóquios e de publicações sobre História da Arte da Antiguidade, especialmente sobre escultura e mosaico, destaco o livro (2019) que coordenei juntamente com Justino Maciel e no qual participo em dois capítulos enquanto autora - “Horizontes Artísticos da Lusitânia”
https://lusitania.cantoredondo.eu
Este livro condensa a minha visão para a História da Arte em geral: interdisciplinar, internacional, multilinguística, especializada e abrangente, visual, dinâmica e interactiva.
Os meus interesses de investigação são o mosaico, a pintura e escultura arquitectónica romanos no contexto da arquitectura.