Nome: | Ana Catarina Cunha Passos da Costa |
Sigla: | ACCPC |
Estado: | Ativo |
Email Institucional: | catarinapassos |
|
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Variante Francês e Inglês, com especializações nos Ramos Científico e Educacional (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2000 e 2001).
Mestre em Estudos Americanos (Universidade de East Anglia, 2003). Tese: "Information Manipulation and Hyperreality - Case Studies of Cultural Wars in the American 1980s". É uma dissertação sobre gestão de informação, em específico sobre a media(tiza)ção das políticas de financiamento artístico na transição da década de 1960-70 para a década de 1980-90, nos E.U.A..
Doutoranda em Estudos dos Media e da Cultura (Universidade de Sussex). Dissertação: “European Union’s ‘glocal’ reconstruction through the lenses of Radical Democracy and Third Way politics. A post-structuralist, social semiotic analysis of discourses on European citizenship and identity in the British, French and Portuguese traditional and new media sphere, from 1999 to 2019”. É uma tese sobre a (re)construção da cidadania europeia e da identidade glocal desse período, com base na análise de discursos de líderes de opinião envolvidos/as na mediação de aspetos politico-jurídicos, socioeconómicos e cientifico-culturais de maior destaque.
Investigadora colaboradora do CITCEM - Grupo de Investigação "Informação, Comunicação e Cultura Digital" da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Professora e formadora de Comunicação (organizações: Universidade Fernando Pessoa e Universidade Lusófona do Porto - Licenciaturas de Ciências da Comunicação; FLUP - Cursos Livres de Educação Contínua sobre Comunicação Pública, Comunicação Académica e Comunicação Web; UPTEC e I3S-IPATIMUP - Comunicação em Público).
Professora e formadora de Inglês e Francês (organizações: Escola Secundária Garcia de Orta; Universidade Fernando Pessoa; Colégio Luso Internacional – Training Academy; Empresas Mota & Engil e Swiss Dental Services).
Colaboradora na produção e edição de conteúdos de comunicação (organizações: jornal Portugal Media; revista Club Magazine; RTPN; Comissão Europeia – DG Desenvolvimento e Cooperação).
CEO da “HUG - Human, Uplifting and Glocal endeavour”, uma agência de (in)formação e comunicação que disponibiliza assessoria personalizada para organizações que pretendem melhorar o seu posicionamento estratégico ou empreendedorismo pessoal ao nível da gestão, através do desenvolvimento de conteúdos (in)formativos de mediação sociocultural / Culturas, Línguas e Comunicação.
Presidente da ONG NECI-Portugal / Network Europeia de Cidadania e Identidade (com o nome legal: Associação Rede de Multiplicadores dos Valores Europeus).
Presidente do Oporto Toastmasters Club e Past Vice-President of Education do Invicta Toastmasters Club.
|