Você está em: Início > Notícias > Educação e Línguas - Questões de Identidade, Docência e Avaliação

Educação e Línguas - Questões de Identidade, Docência e Avaliação

Colóquio Internacional | FLUP, 4 e 5 de novembro de 2011

Programa final Ficha de Inscrição Num mundo globalizado, no qual urge não esquecer a importância do indivíduo, do cidadão, da pessoa, do particular e específico (nomeadamente no seu diálogo com o coletivo), é nossa intenção promover, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 4 e 5 de novembro de 2011, um Colóquio Internacional que possibilite dar conta de investigações, reflexões e intervenções sobre "Educação e Línguas - Questões de Identidade, Docência e Avaliação", nas suas diferentes emergências, em contextos formais e informais de aprendizagem, recobrindo públicos de todas as idades e de múltiplos perfis (culturais, linguísticos, cognitivos, entre outros) e equacionando aquilo que a Escola (de distintos níveis de ensino) vivencia, nos dias de hoje, a favor de um mundo sustentável e inclusivo. Propomo-nos, assim, viabilizar um espaço de reflexão participada e crítica em torno de questões do tipo: - Que papel tem, hoje, a formação (inicial, contínua, especializada) de professores de Línguas (Maternas, estrangeiras, segundas...) na compreensão de questões identitárias? - Como se operacionaliza, na Educação em Línguas deste século XXI, o diálogo entre o Eu, o Tu e o os(as) Outros(as)? - Como se avaliam, nos nossos dias, os atores, os processos, os métodos e os produtos de aprendizagem e de ensino, no âmbito da Educação em Línguas? - Que lugar existe para o Plurilinguismo e Plurilculturalismo nos curricula e nas práticas em vigor? - Que competências interculturais são privilegiadas na Educação em Línguas nos dias de hoje? - Que futuro se antevê para a Educação em Línguas, nos ensinos básico, secundário e superior? - Que indivíduo, que cidadão e que sociedade pode a Educação em Línguas ajudar a formar? Aberto a todos os interessados, o Colóquio destina-se, de modo especial, a investigadores, docentes dos ensinos superior, secundário e básico, professores, orientadores/ supervisores da formação de professores, estudantes das Licenciaturas, Pós-graduações, Mestrados e Doutoramentos em Ensino de Línguas, Didática de Línguas, Relações Interculturais, Educação ou de cursos afins.