Competências transversais para engenharia: LaTeX
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S (de 08-10-2025 a 19-11-2025)
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LATEX |
0 |
Plano Oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
| M.BIO |
22 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
| MEB |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
| M.EIC |
20 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
| M.EM |
40 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
| M.IA |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
| 2 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta unidade de formação proporciona oportunidades para a aquisição e desenvolvimento de competências do Sistema de Preparação de Documentos LaTeX, uma ferramenta muito útil na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica, que também pode ser utilizada para produção de documentos pessoais, artigos, livros, teses, apresentações, entre outros.
Resultados de aprendizagem e competências
COMPETÊNCIAS1. Escrever um artigo científico para uma revista internacional, usando o estilo LATEX fornecido pelo editor.
2. Escrever uma tese ou um livro, sem ter de se preocupar com o estilo e a formatação.
3. Escrever uma carta ou um memorando com os estilos predefinidos do LATEX.
4. Criar uma base de dados bibliográfica usando BibTeX.
5. Criar um índice remissivo para um livro, usando makeindex.
6. Preparar uma apresentação usando o estilo beamer.
7. Incluir equações matemáticas em páginas Web usando a libraria mathjax.
8. Incluir figuras e fotografias num documento LATEX.
9. Modificar e adaptar um estilo LATEX já existente.
10. Criar um documento LATEX distribuído em vários ficheiros separados.
RESULTADO DA APRENDIZAGEM- No final desta unidade de formação, o/a participante deverá saber utilizar o LaTeX com proficiência;
- O/a participante deverá ser capaz de escrever um documento em LaTeX, contendo os
elementos comummente usados em textos matemáticos e científicos.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
O curso é de iniciação ao LaTeX, pelo que não são necessários quaisquer pré-requisitos.
Programa
Programa
1. Introdução
- Vantagens e desvantagens do LaTeX em relação a outros sistemas.
- Instalação.
- Preparação de ficheiros fonte.
- Processamento.
- Correção de erros.
2. Estilos
- Estilos e pacotes do LaTeX.
- Capítulos, secções e apêndices.
- O arquivo CTAN.
3. Símbolos especiais
- Símbolos e caracteres especiais.
- Fórmulas matemáticas.
4. Blocos de texto
- Listas.
- Tabelas.
- Blocos preformatados.
- Texto com várias colunas.
- Notas de pé de página.
- Outros blocos especiais.
5. Gráficos
- Inclusão de ficheiros gráficos e fotografias.
- Pacotes para criação de ilustrações e gráficos matemáticos
6. Bibliografias
- Bases de dados bibliográficas.
- Estilos.
- Citações.
7. Índices
- Tabela de conteúdos.
- Lista de figuras.
- Lista de tabelas.
- Índice remissivo.
8. Artigos
- Preparação de artigos científicos usando os estilos próprios fornecidos pelos editores das revistas.
9. Teses
- Estilos específicos para teses e adaptaçãao ao estilo da FEUP.
10. Apresentações
- Preparação de transparências e de páginas Web.
11. Extensões
- Criação de novos comandos.
- Modificação e adaptação de pacotes e estilos.
Bibliografia Obrigatória
Oetiker, T., Partl, H., Hyna, I. & Schlegl, E.;
The Not So Short Introduction to LATEX 2, 2003
Wikibooks;
LATEX (https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX)
Bibliografia Complementar
Leslie Lamport;
Latex. ISBN: 0-201-52983-1
Michel Goossens;
The latex companion. ISBN: 0-201-36299-6
Markus Kohm; koma-script – A bundle of versatile classes and packages, 2021 (https://ctan.org/pkg/koma-script?lang=en)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
MÉTODOS DE ENSINO E ATIVIDADES DE APRENDIZAGEMEm cada semana é lecionada uma aula teórico-prática de duas horas. Nas aulas teórico-práticas, que decorrem online, o docente expõe a matéria e permite que os estudantes tenham tempo de experimentar e colocar questões. A avaliação será realizada através de quizzes online, um trabalho a desenvolver individualmente de forma autónoma e um teste presencial em moodle.
Software
www.overleaf.com
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
75,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
11,50 |
| Frequência das aulas |
14,00 |
| Trabalho escrito |
15,00 |
| Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da FEUP. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula da nota final: CF = Q01*0,10 + Q02*0,10 + Q03*0,15+ A05*0,25+ QM*0,40
CF - Classificação final
Q01 - Quizz no moodle para a sessão 01
Q02 - Quizz no moodle para a sessão 02
Q03 - Quizz no moodle para a sessão 03
A05 - Trabalho da sessão 05
QM - Quizz presencial no moodle
Observações