Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PECIA01

Publicação e Escrita Científica: da investigação à escrita de um artigo

Código: PECIA01     Sigla: PECIA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Desenvolvimento pessoal

Ocorrência: 2025/2026 - 2S (de 09-02-2026 a 14-07-2026) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Metalurgia, Materiais e Processos Tecnológicos
Curso/CE Responsável: Publicação e Escrita Científica: da investigação à escrita de um artigo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EA 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
M.EC 2 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
M.EMAT 1 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
M.EMG 0 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 1,5 14 40,5
M.EQ 2 Plano Oficial do ano letivo 1 - 1,5 14 40,5
M.IA 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
2
PDEEC 1 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
PECIA 0 Plano de estudos Oficial 1 - 1,5 14 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lucas Filipe Martins da Silva Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Lucas Filipe Martins da Silva 2,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta formação em particular visa promover competências transversais, na área de investigação.

Pretende-se que os participantes saibam descrever o contexto em que se insere a publicação científica (investigação e comunicação científica, ética na investigação, génese das revistas científicas, evolução, indústria e diferentes atores); Identifiquem e distingam os principais tipos de publicações científicas, em particular os artigos de revistas científicas (natureza, principais características, finalidades e estrutura); descrevam o processo de publicação científica (fases do processo, onde publicar, publicação em acesso aberto, gestão de dados de investigação, tipos de peer review, versões de um artigo); saibam pesquisar literatura científica e técnica, avaliar e gerir a informação selecionada de modo eficiente (definição do tema e palavras-chave, fontes de informação disponíveis, técnicas de pesquisa, avaliação da informação, uso de gestores bibliográficos para armazenamento, leitura e anotação de fontes); saibam caracterizar o processo de revisão de literatura ou estado da arte, distinguindo os principais tipos de revisão; apliquem boas práticas e princípios na escrita científica (integridade, prevenção do plágio e uso ético da informação, características e estilos de escrita científica, função de cada parte da estrutura de um artigo científico).

Competências da European Competence Framework for Researchers - ResearchComp (EU, 2022):

  • MANAGING RESEARCH: Promote open-access publications;
  • MAKING AN IMPACT: Participate in the publication process, Disseminate results to the research community;
  • SELF-MANAGEMENT: Cope with pressure;
  • COGNITIVE ABILITIES: Abstract thinking, Critical thinking, Analytical thinking, Strategic thinking, Systemic thinking;
  • WORKING WITH OTHERS: Interact professionally;
  • MANAGING RESEARCH TOOLS: Manage research data, operate open source software, promote open access publications;
  • DOING RESEARCH: Conduct interdisciplinary research, Have disciplinary expertise, Write research documents, Apply research ethics and integrity principles.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Descrever o contexto em que se insere a publicação científica (investigação e comunicação científica, ética na investigação, génese das revistas científicas, evolução, indústria e diferentes atores);

  • Identificar e distinguir os principais tipos de publicações científicas, em particular os artigos de revistas científicas (natureza, principais características, finalidades e estrutura);

  • Descrever o processo de publicação científica (fases do processo, onde publicar, publicação em acesso aberto, gestão de dados de investigação, tipos de peer review, versões de um artigo);

  • Saber pesquisar literatura científica e técnica, avaliar e gerir a informação selecionada de modo eficiente (definição do tema e palavras-chave, fontes de informação disponíveis, técnicas de pesquisa, avaliação da informação, uso de gestores bibliográficos para armazenamento, leitura e anotação de fontes);

  • Caracterizar o processo de revisão de literatura ou estado da arte, distinguindo os principais tipos de revisão;

  • Aplicar boas práticas e princípios na escrita científica (integridade, prevenção do plágio e uso ético da informação, características e estilos de escrita científica, função de cada parte da estrutura de um artigo científico).

Modo de trabalho

B-learning

Programa


  1. Contexto da publicação científica: da investigação à comunicação de resultados

  2. Tipologias e características das publicações científicas: os artigos científicos

  3. Fases do processo da publicação científica

  4. Pesquisa de informação em bases de dados, avaliação da informação e gestores bibliográficos

  5. Revisão de literatura e estado da arte

  6. Boas práticas da escrita científica e uso ético da informação


 

Bibliografia Obrigatória

Ballenger , Bruce; The curious researcher : a guide to writing research papers. ISBN: 0-205-17287-3
Hall , George M,; How to write a paper. ISBN: 978-1-4051-6773-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

ENSINO

Tempo letivo/de contacto:  14h de contacto/interação online previstas (incluindo avaliação).

Tempo de estudo autónomo: 26,5h de estudo autónomo, num total de 40,5h para se atingirem as competências definidas.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 26,50
Frequência das aulas 14,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Realização das diversas atividades.

Fórmula de cálculo da classificação final

AVALIAÇÃO

Modalidade de Avaliação: distribuída com exame final. As diversas atividades ao longo dos módulos (questões para associação, mini-testes e PEM) são obrigatórias, devendo ser realizadas antes do exame, sendo a sua aprovação pré-requisito para acesso ao exame.

Escala e aprovação: as classificações de todas as componentes de avaliação serão expressas na escala de 0 a 20 valores. Para ter aprovação final, o estudante deve obter uma nota mínima de 8 valores em cada uma das duas componentes (atividades e exame) e uma classificação final mínima de 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final: 40% atividades ao longo do curso + 60% exame final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-12-09 às 12:31:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias