| Código: | PECIA01 | Sigla: | PECIA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Desenvolvimento pessoal |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Secção de Metalurgia, Materiais e Processos Tecnológicos |
| Curso/CE Responsável: | Publicação e Escrita Científica: da investigação à escrita de um artigo |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M.EA | 0 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
| M.EC | 2 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
| M.EMAT | 1 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
| M.EMG | 0 | Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
| M.EQ | 2 | Plano Oficial do ano letivo | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
| M.IA | 0 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
| 2 | |||||||
| PDEEC | 1 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
| PECIA | 0 | Plano de estudos Oficial | 1 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Lucas Filipe Martins da Silva | Regente |
| Teóricas: | 2,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
| Lucas Filipe Martins da Silva | 2,00 |
Esta formação em particular visa promover competências transversais, na área de investigação.
Pretende-se que os participantes saibam descrever o contexto em que se insere a publicação científica (investigação e comunicação científica, ética na investigação, génese das revistas científicas, evolução, indústria e diferentes atores); Identifiquem e distingam os principais tipos de publicações científicas, em particular os artigos de revistas científicas (natureza, principais características, finalidades e estrutura); descrevam o processo de publicação científica (fases do processo, onde publicar, publicação em acesso aberto, gestão de dados de investigação, tipos de peer review, versões de um artigo); saibam pesquisar literatura científica e técnica, avaliar e gerir a informação selecionada de modo eficiente (definição do tema e palavras-chave, fontes de informação disponíveis, técnicas de pesquisa, avaliação da informação, uso de gestores bibliográficos para armazenamento, leitura e anotação de fontes); saibam caracterizar o processo de revisão de literatura ou estado da arte, distinguindo os principais tipos de revisão; apliquem boas práticas e princípios na escrita científica (integridade, prevenção do plágio e uso ético da informação, características e estilos de escrita científica, função de cada parte da estrutura de um artigo científico).
Competências da European Competence Framework for Researchers - ResearchComp (EU, 2022):
ENSINO
Tempo letivo/de contacto: 14h de contacto/interação online previstas (incluindo avaliação).
Tempo de estudo autónomo: 26,5h de estudo autónomo, num total de 40,5h para se atingirem as competências definidas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 26,50 |
| Frequência das aulas | 14,00 |
| Total: | 40,50 |
AVALIAÇÃO
Modalidade de Avaliação: distribuída com exame final. As diversas atividades ao longo dos módulos (questões para associação, mini-testes e PEM) são obrigatórias, devendo ser realizadas antes do exame, sendo a sua aprovação pré-requisito para acesso ao exame.
Escala e aprovação: as classificações de todas as componentes de avaliação serão expressas na escala de 0 a 20 valores. Para ter aprovação final, o estudante deve obter uma nota mínima de 8 valores em cada uma das duas componentes (atividades e exame) e uma classificação final mínima de 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final: 40% atividades ao longo do curso + 60% exame final.